O uso da Wikipédia, uma enciclopédia mundial que é aberta não apenas à fornecer informação, mas a receber acréscimos de dados, está sendo vítima de má fé e utilização de informação dirigida à mídia.
Qual o pior uso indevido, que está tornando o site manipulado?
Mídia política!
Partidos ou partidários estão invadindo as informações, colocando material que não está permitido e que distorce o sentido de comunicação ampla e livre da comunidade, que é afinal a proposta do software livre, uma conquista importante para a livre expressão, em um mundo que pretende respeitar o direito individual do acesso à informação imparcial e não controlada pela mídia.
O material editado contraria as normas e os princípios dessa participação livre. É retirado de algumas matérias sensacionalistas e sem crivo legal.
Voltamos à questão: liberdade de expressão não significa uso indevido de espaço para distorcer a informação.
É o que está acontecendo nas informações sobre politica partidária e partidos políticos, que deveriam ser exclusivamente informativas e técnicas e vem sendo usadas para "espalhar" informação da mídia política e partidária.
Opine sobre esse assunto e lembre-se:
Um dos exemplos mais interessantes de software livre e de uma nova mentalidade que pretende ampliar a qualidade da informação é a Wikipédia. Uma enciclopédia com livre participação, onde informações são acrescidas pelas pessoas que dominam o conhecimento de determinado assunto ou campo de pesquisa.
Existem correções. Não é incomum encontrar informações mal elaboradas ou erros gramaticais, que são corrigidos no processo de participação nas edições.
Mas até que ponto o conteúdo pode ser alterado? Informações técnicas, obviamente, não pessoais ou fictícias. Pense nisso e abra o olho!
ALGUMAS NORMAS PARA USO DA WIKIPÉDIA
Não é uma fonte primária de dados. A informação é editada por wikipedistas que pesquisam assuntos noutras fontes e inserem os seus artigos originais, ou completam, corrigem e complementam verbetes já inseridos.
Não é um dicionário, não é um prontuário ortográfico, nem é um dicionário genealógico ou biográfico.
Não é um fórum de discussões, apesar de haver áreas para discussão em cada página, e mesmo páginas para troca de idéias da comunidade.
Não é um diretório de links; os verbetes devem ter apenas ligações externas relevantes e com um conteúdo original e bem desenvolvido.
Não é um repositório de currículo (CV).
Não tem conteúdo reservado. Os conteúdos inseridos devem ser de domínio público ou regidos por licenças de uso do tipo GNU FDL.
Não é um manual de software ou jogos.
Não é um BLOG, FLOG ou similar. Apesar de ter conteúdo livre e atualizado de acordo com os wikipedistas, a Wikipedia não é um espaço para veiculação de informações pessoais.
Não é um repositório de textos prontos, tais como resenhas, monografias, teses, papers, ensaios ou qualquer outro texto pré-fabricado e elaborado para outros fins não-enciclopédicos. (Fonte Wikipédia)
Entre outras exigências para o livre usufruto do espaço, há um aviso que deve ser respeitado por todos os internautas:
"Assumir a boa fé é um princípio fundamental em qualquer ambiente colaborativo, assim como em qualquer wiki, incluindo a Wikipédia. Como permitimos a edição por qualquer pessoa, assumimos que a maioria das pessoas que trabalham no projeto estão a tentar ajudar e não prejudicar. Se isto não fosse verdade, um projeto como a Wikipédia estaria condenado desde o princípio" (fonte Wikipédia "Trabalho em equipe")
MIRNABLOG analisa os acontecimentos e discute as dúvidas com imparcialidade, respeitando a sua inteligência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2006
(82)
-
▼
junho
(31)
- Correndo atrás do prejuízo
- Perseguindo a Justiça
- Um preço na prateleira, outro na máquina!
- Não aceite "venda casada"
- Politica para fitoterápicos
- Quem impede a liberdade da imprensa?
- Liberdade de expressão e política
- Wikipédia está sendo desrespeitada
- Ameaça americana
- Sua privacidade em risco
- Feriados, greves e INSS
- Boca fechada
- Homenagem à corrupção
- Fofoca gera danos morais
- Contratos abusivos e Cartel
- Ronaldo e Ronaldinho
- Obesidade X Cervejinha
- Medindo a inteligência
- Diário de uma invasão...
- Agora bancos obedecem Código do Consumidor
- Estranho quebra-quebra na Câmara
- Blá, Blá, Blás demais
- Revolta e confusão
- Cancelamento dificultado
- Problemas com contratos
- Risco para sua privacidade
- Máfia das ambulâncias age há décadas
- Imprensa que peca contra a ética
- Abuso da universidade
- Cultuando confusão
- O "caso do caseiro"
-
▼
junho
(31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.