quinta-feira, junho 22, 2006

Politica para fitoterápicos


O país pode contar, a partir de hoje, com a Politica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, graças a assinatura do decreto pelo governo federal.

Isso é importante: na briga pelo controle das opções de tratamento, que sempre teve como desfecho o domínio das grandes multinacionais de medicamentos, a utilização de medicamentos fitoterápicos aconteceu de maneira descontrolada e pouco eficiente.

Há outro fator que torna a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos indispensável: a proteção e regulamentação de nossa reserva natural.

O Brasil possue um verdadeiro laboratório natural em sua flora, um tesouro que vem sendo explorado irregulamente. Pesquisadores de outros paises invadem o espaço brasileiro, recolhem produtos e criam patentes desvirtuando sua origem e complicando o futuro da pesquisa e comercialização no país.

Acredita que há nomes originais de nossa flora, conhecidos através de séculos, que não podem ser usados pelos brasileiros por causa de recentes patentes irregulares de outros paises?

As plantas e ervas - assim como toda a gama de alimentos naturais - possuem princípio ativo potente e vêm sendo utilizadas durante toda história humana.

Acontece que o conhecimento na utilização dos fitoterápicos, que existia nas comunidades de várias culturas, perdeu-se nas gerações que se sucederam no processo de industrialização e tecnologia. O que tornou perigoso o uso de tratamentos alternativos pela falta de orientação e controle da qualidade dos produtos colocados ao consumo.

Com a nova política, o controle da qualidade e a fiscalização da autenticidade de fitoterápicos permitirão maior garantia e novas alternativas para o tratamento de saúde, de maneira eficiente e custo muito mais acessível, já que os fitoterápicos em geral são consumidos sem manipulação em laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog