terça-feira, junho 20, 2006

Liberdade de expressão e política


"Gostaria de saber sua opinião (...) há limites para a gente expressar a opinião? Quer dizer, em uma campanha política cada um pode falar o que quiser, na base do vale-tudo? (...)Vocês escrevem o que pensam de verdade? (...)

Não Darcy, não escrevemos tudo que pensamos. Profissionais da mídia tem limites e devem cuidar ao máximo da informação, que deve ser a mais honesta possível. Opiniões pessoais representam uma tendência e, portanto, sempre vão representar a experiência de quem as está formulando.

O correto é escrever o que se observa nos limites da ética, ou seja, não se pode usar um espaço público ofender alguém  por simples antipatia ou oposição ou elogiar pelo oposto . O trabalho na área de comunicação envolve respeito aos direitos alheios, principalmente quando se tem o poder da mídia.

Agora, cabe a você ( que se diz desencantado e frustrado com o futuro) analisar e descobrir quando uma informação ou crítica é parcial, ou seja, quando ela é "encomendada" para a mídia, visando interesses financeiros (o que não deixa de ser uma forma de corrupção), quando ela é equivocada (por falta de informação e checagem das fontes ou mesmo distorção na interpretação da realidade) ou absolutamente imparcial.
Vale tudo na campanha política? Devemos admitir um "vale-tudo" , com objetivo de confundir a informação popular?
Não, certamente não. Mas infelizmente, a comunidade parece não ter preparo para saber o que é "normal" na batalha pelo poder eleitoral e o que é abusivo, imoral e ilegal.

Observe a ação de cada um. Analise a imprensa. Você vai descobrir que há muita encenação política e, infelizmente, muita afirmação distorcida na imprensa. Deduza por si mesmo e não se deixe influenciar por fatores superficiais!

Abra o olho! (Mas mantenha a cabeça no pescoço)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog