"Fui impedido de usufruir de uma bolsa de estudos para mestrado, a que fiz jus após um concurso e uma excelente colocação, entre os primeiros, realizado pela Faep, por causa da interferência da UMC. Como não tinha recursos para advogado, fui à Procuradoria do Estado, regional, que afirmou ter cumprido com o processo e o pedido de liminar. (...) Isso tem já quase dois anos e não recebi sequer um aviso da Procuradoria. Que raio de Justiça é essa? A culpa é de quem, da universidade, do procurador em questão ou da nossa Justiça?"
Bem, Raul, não há como oferecer a você uma solução. A única coisa que podemos fazer é orienta-lo, para que você vá atrás de seus direitos. De fato, se você prestou concurso, foi classificado e recebeu a bolsa para o mestrado na Fundação, a universidade não poderia te-lo impedido com base em um antigo débito, pertencente a outro curso.
Agora, quanto ao trabalho da Procuradoria de Justiça de seu município, você não apenas pode, como deve encaminhar o ocorrido à Procuradoria Geral do Estado em São Paulo, também em nível federal, se assim julgar necessário, a fim de esclarecer o que aconteceu, se foi falha do procurador que realizou seu processo ou se há algum outro motivo. De qualquer forma, não deixe de apurar e exigir uma postura oficial sobre o atraso e a falta de comunicação.
Quanto ao seu desabafo, tem razão. Mas o problema do mau atendimento, da dificuldade de se obter justiça e a demora dos resultados não acontecem apenas por causa da burocracia do Judiciário, mas porque temos um sistema extremamente viciado e cheio de defeitos, que envolve muitos responsáveis, além dos tribunais, como magistrados despreparados, cartórios superlotados e imperativos, advogados que estouram os prazos e assumem mais processos do que poderiam conduzir com eficiência, enfim, há muitos, muitos problemas.
Você perguntou se a universidade pode ter "uma mãozinha" no aparente engavetamento de seu pedido de liminar, feito há tanto tempo? Ora, Raul, essa não é possível responder! Mas você pode investigar e concluir. Mas saiba que além de tantos fatores como os citados, mais o volume extremamente grande de processos que correm em todas as varas e sufocam a nossa Justiça, os bons profissionais do Sistema Judiciário enfrentam desafios como a pressão exercida pelo poder através dos lobbies no Congresso, fortíssimos, inclusive no caso das instituições de ensino particulares.
Vá à luta e exija os seus direitos. A responsabilidade também é sua. Para arrumar essa bangunça, o povo precisa trabalhar sério!
MIRNABLOG analisa os acontecimentos e discute as dúvidas com imparcialidade, respeitando a sua inteligência
sábado, junho 03, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2006
(82)
-
▼
junho
(31)
- Correndo atrás do prejuízo
- Perseguindo a Justiça
- Um preço na prateleira, outro na máquina!
- Não aceite "venda casada"
- Politica para fitoterápicos
- Quem impede a liberdade da imprensa?
- Liberdade de expressão e política
- Wikipédia está sendo desrespeitada
- Ameaça americana
- Sua privacidade em risco
- Feriados, greves e INSS
- Boca fechada
- Homenagem à corrupção
- Fofoca gera danos morais
- Contratos abusivos e Cartel
- Ronaldo e Ronaldinho
- Obesidade X Cervejinha
- Medindo a inteligência
- Diário de uma invasão...
- Agora bancos obedecem Código do Consumidor
- Estranho quebra-quebra na Câmara
- Blá, Blá, Blás demais
- Revolta e confusão
- Cancelamento dificultado
- Problemas com contratos
- Risco para sua privacidade
- Máfia das ambulâncias age há décadas
- Imprensa que peca contra a ética
- Abuso da universidade
- Cultuando confusão
- O "caso do caseiro"
-
▼
junho
(31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.