sábado, junho 03, 2006

O "caso do caseiro"

"Apreciei muito este blog e gostaria de saber sua opinião sobre o caso do caseiro que até agora ficou no ar"(Antonio R.A)
O que se pode dizer sobre o "caso do caseiro"? Certamente você se refere a Francenildo dos Santos Costa, ex-caseiro do ex-ministro Antonio Palocci, em Ribeirão Preto, que disse ter sido o lugar utilizado para festas com garotas de programa e "partilha de dinheiro".
Bem, vivemos em um país democrático e nossa Constituição garante a liberdade de expressão. Mas a liberdade individual tem limites e termina a partir do momento que a liberdade de um interfere na de outro cidadão. O nosso direito termina onde começa o do outro, não é assim?
Ou seja, cada um pode falar o que quiser, mas deve assumir aquilo que diz. O que estamos vivendo no Brasil é um "fala-fala" sem limites. Até mesmo nos tribunais o falso testemunho anda relaxado e sem punição, a não ser em casos extremos.
Não sabemos se o caseiro falou a verdade ou não, mas as circunstâncias dessa denúncia e o próprio teor dela são estranhos e mereceriam investigação. Mas infelizmente isso foi cortado da mídia quando foi divulgado que o caseiro Francenildo teve seu sigilo bancário violado.
Ora! O problema é que a violação do sigilo bancário do caseiro não interessaria à Palocci, pelo menos não da forma como foi feito, por violação. Se o objetivo era provar que Francenildo teria recebido dinheiro para uma falsa denúncia, seria muito mais fácil ter recorrido à Justiça! Afinal a quebra de sigilo bancário virou rotina no último ano, com a febre das CPIs!
Por outro lado, o que teria levado o caseiro, que está lá em Ribeirão Preto, a fazer uma denúncia tão tardia? E o que significa o dinheiro na conta? O suposto pai coincidentemente depositou dinheiro só agora, depois de tantos anos de omissão?
Esquisito, não é?
Pois bem, a necessidade de investigar além das aparências é o recurso para evitar conclusões. Mas o episódio conturbou! Já pensou se não houver fundamento nas declarações de Francenildo e provas concretas de que Palocci estaria envolvido na quebra de sigilo? Afinal, o governo foi afetado, perdeu o seu ministro.
E tudo que afeta o governo, não afeta simplesmente ao presidente Lula ou ao PT. Afeta à todos os brasileiros. Afinal, quem pode admitir conturbação e bagunça? Quem quer apenas "botar fogo no circo" está pensando o que?
Bem Antonio, em suma, o que se precisa no caso do caseiro é mesmo investigar até o fim. É isso que precisamos fazer em todas as denúncias! Não vale denunciar, bagunçar e depois sair de fininho, como se fosse uma criança irresponsável. Afinal, estamos lidando com o futuro do nosso país, você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog