quarta-feira, junho 07, 2006

Blá, Blá, Blás demais

Não há muito o que discutir em relação ao triste ocorrido na Câmara dos Deputados por integrantes do MLTS. Há palavras demais, para pouco espaço.
Há dois motivos óbvios para uma manifestação como essa, às vésperas das eleições. Um deles é o oportunismo, a intenção de causar balbúrdia pré-eleitoral e confundir o eleitor; a outra é a evidente degradação da figura do parlamentar perante a população, graças aos últimos episódios da CPI, que ao denunciar mensalão e caixa 2. acabaram por arrombar a porta de um buraco sem fundo da corrupção, que não envolve apenas um ou dois partidos, mas todos os partidos representados no nosso Congresso.
Ainda assim, o país vai muito bem. O fato da população descobrir que a corrupção é muito mais séria e antiga do que havia sido cogitado nas CPIs, de fato abala a imagem do político brasileiro.
Mas a responsabilidade disso é do próprio político e de governos anteriores, que pecaram ou por omissão, ou por prevaricação. Levantar o tapete e limpar a sujeita acumulada sob ele é extremamente saudável, do ponto de vista democrático.
O que nos faz pensar que, afinal, nunca houve antes tantos motivos para ter esperança de um Brasil mais equilibrado no futuro, onde o trabalho do Congresso aconteça com votos abertos e ações fiscalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog