sábado, outubro 23, 2010

IMPRENSA, LIBERDADE E ÉTICA



O Brasil conseguiu maior liberdade de imprensa nos últimos anos, revelou um estudo que pesquisa países do mundo, realizado pela  Organização Não Governamental Repórteres Sem Fronteira. O país subiu 12 posições, o 58ª lugar entre os países mais livres.


Isso quer dizer que nunca houve antes tanta liberdade de noticiar acontecimentos e expressar opiniões. Mas há uma amarra ainda difícil de ser eliminada: a censura da própria mídia! Isso quer dizer que o próprio orgão de informação determina a censura de sua publicação, submetendo o profissional de jornalismo a constante pressão para não publicação de fatos que não interessam ao grupo ou expondo o profissional a uma condição de "cúmplice" em publicações parciais ou ainda sugere a distorção dos acontecimentos, de maneira a favorecer os interesses políticos ou econômicos da empresa. 


Esta é uma realidade raramente exposta...ou pelo menos timidamente denunciada. Graças à internet é possível encontrar hoje uma variedade de opiniões desvinculadas da pressão do empregador. Mas também em termos: todos os orgãos de imprensa correram a reproduzir no espaço virtual o trabalho já realizado na imprensa escrita, falada e televisionada. O que quer dizer que se o ciberespaço permite a liberdade de expressão e a veiculação dos fatos sem as amarras dos interesses de grupos de poder políticos e econômicos, também abre igual oportunidade de espaço para a mídia comprometida. 


De qualquer forma a internet permite uma democratização da informação, com a manutenção da liberdade...pelo menos por enquanto! Na pesquisa do RSF, um dos fatores que pesaram na melhoria do Brasil como imprensa livre foi a internet. O brasileiro é um dos povos que mais utiliza o mundo virtual para a informação e expressão.


Em tudo isso resta lembrar um fator fundamental: tão importante quanto a liberdade da imprensa e da expressão é a responsabilidade no levantamento das informações e dos fatos. Imprensa livre não é bagunça, nem permissão para   "se falar o que quiser",  fazer denúncias falsas ou publicar informações deturpadas. 


A livre imprensa, em um país de livre expressão, não funciona sem a responsabilidade e a ética. A internet não é uma "terra sem lei" , como o velho oeste americano. Existem regras claras e ninguém consegue operar qualquer contato virtual de maneira totalmente anônima. Isso está fora de questão diante da necessidade da fiscalização para cumprimento da lei. A Justiça precisa fiscalizar os abusos e crimes da mesma forma que no mundo imediato! 


A Imprensa deve  garantir a preservação da verdade e do interesse público e não a disseminação de boatos ou a verdade distorcida. Portanto o comportamento moral e ético está indelevelmente ligado à liberdade de imprensa!  (Mirna Monteiro)


leia também:  
http://leiamirna.blogspot.com/2010/09/afinal-o-que-e-liberdade-de-imprensa.html


http://leiamirna.blogspot.com/2009/08/imprensa-politica-e-confianca.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog