quarta-feira, setembro 22, 2010

AFINAL, O QUE É LIBERDADE DE IMPRENSA?



Perto das eleições e uma série de contradições surgem sabe-se lá de onde. Agora estão dizendo que a liberdade de imprensa corre risco. Uma grande bobagem, pois nunca a imprensa foi tão livre.

A confusão, certamente, é gerada pela ignorância das próprias leis: todo jornalista ou trabalhador na imprensa sabe que a liberdade de expressão tem apenas um tipo de limitação: a responsabilidade daquilo que se publica.

.................Ora, o respeito a uma informação é o respeito ao leitor.........


O respeito a uma informação é o respeito ao leitor. É uma questão de dignidade do profissional! Liberdade de imprensa não significa bagunça ou tentativa de distorção. Desde o século passado fala-se na "imprensa marrom", aquela que aproveita o espaço na mídia para divulgações que visam o seu interesse ou o de grupos de poder.

Por esse motivo a liberdade de expressão diferencia-se da tentativa de manipular a opinião pública, que é o que tem sido verificado em alguns orgãos de imprensa que possuem, entre seus proprietários, políticos e partidos políticos.

É uma ofensa aos profissionais de imprensa que são imparciais e procuram exercer a sua função com o máximo de profissionalismo, relatando os fatos com isenção.


"A jurisdição está pronta para conhecer, processar e julgar os crimes cometidos pela imprensa. Necessariamente, a grande questão está na forma com que são veiculadas as informações"


É esse tipo de imprensa, a imprensa viva, livre e responsável, que deve ser valorizada e não aquela que usa a fachada de um jornal escrito ou falado ou revista para provocar, realizando divulgações de boatos ou artigos maliciosamente elaborados para confundir a opinião pública.

Ninguém se aproveita melhor do estado de dúvida ou confusão do que aqueles que pretendem manipular o cidadão.

No entanto a nossa lei de imprensa é clara. "Entende-se que da mesma forma que os médicos têm a função de cuidar da saúde da nação, a responsabilidade da imprensa deve ser vigiada e zelada", diz o jornalista e advogado Vinícius Ferreira Laner.

Esta questão, lembra ele, toca no âmago da ética do jornalismo. "A jurisdição está pronta para conhecer, processar e julgar os crimes cometidos pela imprensa. Necessariamente, a grande questão está na forma com que são veiculadas as informações, pois, as denúncias devem ser verdadeiras e que versem sobre fatos relevantes e de interesse público".

A maioria das pessoas desconhece a disciplina jurídica da área. "A imprensa não paga pelos seus erros, com raras exceções. Diariamente são veiculadas denúncias que não são apuradas, além de fatos banais e irrelevantes que não são de interesse público. Dessa forma, empresas inconseqüentes vivem no "mar da impunidade" e acabam difamando toda a classe".




LEIA TAMBÉM :

http://leiamirna.blogspot.com.br/2006/06/liberdade-de-expresso-e-poltica_20.html

Um comentário:

  1. Voto do relator
    Como relator do recurso de Joaquim Roriz (PSC), o ministro Carlos Ayres Britto, apresentou voto pela aplicação da Lei da Ficha Limpa a todos os candidatos já nas eleições 2010. Segundo Britto, a norma obedece a Constituição e nasceu legitimada pela vontade popular. “Vida pregressa não é vida futura”, afirmou. “A palavra candidato se auto-explica, vem de cândido, puro, limpo, no sentido ético. Tanto quanto candidatura vem de candura, pureza, limpeza, igualmente ética”, defendeu, ao rebater um a um os argumentos da defesa de Roriz.

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog