sexta-feira, outubro 01, 2010

ANOTE OS SEUS CANDIDATOS

São muitas opções de nomes e números de candidatos para a os quase 135 milhões de brasileiros que devem comparecer às urnas neste domingo. Não é incomum o "branco" no momento em que se usa a urna eletrônica para o voto. Por esse motivo a própria  Justiça Eleitoral estimula a famosa "cola": nome e números dos candidatos escolhidos por você, com antecedência.

A anotação dos candidatos escolhidos pode ser feita em qualquer tipo de anotação. É diferente do uso de "santinhos", propaganda eleitoral  proibida por lei no dia das eleições.

CONSULTE O SITE DO TSE

Este ano o eleitor vai escolher seis candidatos: um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores, um governador de seu estado e o presidente da República. Para votar o documento deve ser oficial, com foto, mas não há mais necessidade de apresentar dois documentos. Você pode votar com o titulo de eleitor com foto (no caso do titulo de eleitor sem foto, será preciso a apresentação de documento oficial com foto) ou apenas com a identidade, habilitação, carreira de trabalho ou passaporte.

Qualquer dúvida, consulte o site da Justiça eleitoral:
http://www.tse.jus.br/
Aqui o eleitor pode consultar sua situação eleitoral, saber onde vai votar e esclarecer dúvidas pessoais a respeito do seu voto ou como proceder em outros casos, como a justificativa em caso de impossibilidade de comparecer ao local de votação.

Se você precisar consultar a lista de candidatos para anotar as suas escolhas, acesse informações oficiais da Justiça eleitoral : http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/

Todas as informações podem ser encontradas. Por exemplo, ao clicar o estado de São Paulo você fica sabendo do numero de candidatos a governador e quantos foram deferidos - ou estão aptos -para a votação, neste caso, seis dos nove candidatos! Essa busca de informação pode ser feita com candidatos em todos os cargos e estados.

As escolhas mais difíceis, conforme depoimentos dos eleitores, são as de deputado estadual e federal. Além de menor destaque nas divulgações, entrevistas e debates, os candidatos a esses cargos são muitos. Apenas em São Paulo são 1976 nomes em disputa para deputado estadual e 1276 para a esfera federal, considerando todas as candidaturas, deferidas ou indeferidas.

Em caso de dúvida, escolha as suas opções e procure informações dos candidatos a deputado na própria internet. Ajuda. Depois verifique se os seus escolhidos estão corretamente anotados em sua cola ( no site da Justiça Eleitoral pode ser obtida uma "cola" impressa, nos moldes da votação. Mas você pode anotar como quiser). Candidatos a deputado tem quatro dígitos no número, candidatos a senador tem três dígitos, candidatos a governador dois dígitos e o candidato à presidencia da Republica dois digitos.

Um comentário:

  1. Eu achei que n precisava de anotações e esqueci o numero do deputado estadual,me dei mal, no final acabei votando branco Cléber

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog