sexta-feira, outubro 15, 2010

PROFESSORES E SUA COMEMORAÇÃO

No Dia do Professor há mais críticas e discussões do que comemoração da profissão, neste 15 de outubro. Os motivos são vários, mas em São Paulo sobram reclamações de falta de investimento na educação, em prédios, na qualidade da merenda e principalmente na segurança das escolas estaduais.

Provavelmente, entre os muitos pesares, a situação que mais preocupa o ambiente escolar é a violência. Os estabelecimentos escolares não possuem estrutura de segurança e tanto os professores como os alunos ficam vulneráveis à ações marginais. 

Absurdos que se tornam rotina não estão recebendo das autoridades estaduais uma ação eficiente: professores chegam a ser agredidos dentro da escola ou à saída dela, por alunos insatisfeitos com as notas ou irritados com a postura do profissional em sala de aula!

A violência torna-se generalizada dentro da escola, mas também arrasta diferenças e problemas para fora dela, ou seja, situações criadas entre alunos e professores acabam em perseguições e agressões. Professores recebem ameaças de alunos até pela internet.

Embora vivenciado realidades diferentes conforme a área da escola, entre outras diferenças como horário das aulas, faixa etária e realidade sócio-cultural dos alunos, não seria exagero afirmar que os professores de hoje enfrentam uma realidade  inesperada, que exige além da formação acadêmica capacidade em lidar com circunstâncias sociais e problemas emocionais dos alunos e de seus pais.

Câmeras de um shopping registraram a agressão de um sujeito, pai de aluno, à mãe de um colega de seu filho. Mesmo sem conhecer o agressor, a mulher foi abordada a tapas e pontapés, na frente das crianças e sem ter como se defender da agressão. O motivo: ela havia exigido que o menino, filho do agressor, parasse de persegui-lo e humilha-lo, em clara ação de bullying. O garoto reclamou com o pai, que simplesmente se enfureceu contra a mãe do aluno que estava sendo vítima de agressões...

Entende-se que viver em contato com pessoas sem controle, que ensinam os próprios filhos a agir com violência, compromete a capacidade de ensino de um professor. Talvez seja este o maior desafio para a categoria enfrentar na sua rotina! (MM)


Um comentário:

  1. A formação do professor está aquém da necessidade.Hoje encontramos uma realidade diferente,não basta saber repassar ao aluno o conteúdo curricular.Os pais se omitem e sobra para os professores alunos revoltados,prolemáticos,envolvidos com drogas e com dificuldade de aprendizagem.O recurso é liberar esses alunos o quanto antes e muitos recebem seu diploma sendo analfabetos funcionais.Triste realidade.
    Francisca

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog