quinta-feira, outubro 07, 2010

DÚVIDAS SOBRE CORRUPÇÃO

Gostaria de saber algumas coisas de política,poderiam me responder?
1)Já existia mensalão antes do governo Lula?Alguma coisa comprova que já utilizavam esta prática de corrupção?
2)Existe alguma maneira de medir ou índice pra saber se a corrupção é maior menor ou igual a dos governos anteriores?
3)Acham que a ditadura seria uma saída pra acabar com a corrupção ou naquela época tambem existia? (E.P)



Sim, infelizmente a corrupção é uma praga, com raízes profundas. Mas não é incontrolável: nos últimos anos o país avançou, criando mecanismos e posturas que estão ajudando, finalmente, a reduzir essa prática e talvez, no futuro, exercer um controle de atos de corrupção política!

A prática do mensalão, portanto, é antiga, principalmente a partir dos anos 70, quando assumiu essa forma. Na verdade foi sempre tolerada e interpretada como uma compensação, o que não deixa de ser uma prática contrária aos princípios de uma ação política imparcial.
Ela apenas foi assumida recentemente e revelou aspectos contraditórios, pois os denunciantes do mensalão no Senado e Câmara Federal também eram conhecedores (e participantes dele, como no caso de Roberto Jefferson) há décadas.
Mas a série de denúncias  foi benéfica para a população!

Medir o índice de corrupção antes e depois? Havia corrupção, mas ninguém se preocupava em medir seu índice. O que podemos medir é o aumento das denúncias de corrupção que já aconteciam sistematicamente há décadas.

Por que a corrupção não era combatida?

Para entender melhor, leia este trecho de um estudo de um professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo:
"O Estado brasileiro manteve uma triste associação da corrupção como sinônimo de enriquecimento ilícito do agente público, e apenas a partir da Constituição Federal de 1988 ampliou-se o modo jurídico de compreender a prática do ilícito, sobretudo em razão da Lei nacional n. 8.429, de 1992, que concebeu outras duas modalidades de atos de improbidade. Pelo sistema atual, a improbidade pode ser resultante de enriquecimento ilícito, dano ao Erário ou violação de princípios da Administração".

A ditadura não impediu a corrupção.  Aliás esse foi um período onde pouco se sabia do que ocorria em qualquer espaço público, por causa do impedimento de publicação de qualquer notícia sobre o que ocorria no país, através da censura. Os censores liam tudo que seria publicado e tinham o poder de excluir informação.

Podemos concluir que se hoje sabemos dos casos de corrupção, é porque vivemos em uma democracia que respeita o cidadão. Isso é bom, já que reduzir a corrupção agora é uma questão de tempo, desde que as investigações do Ministério Público e a ação da Justiça contem com absoluto apoio da sociedade, do meio político e público.

4 comentários:

  1. A tal Lei de Gérson ou o comportamento de querer "tirar vantagem em tudo", pressupondo que os sujeitos aguardam o máximo possível de benefícios, visando exclusivamente o beneficio próprio é mal geral

    ResponderExcluir
  2. Não entendi como pode ter mensalão sem que se saiba quem paga quem? Como surgiu?

    Darwin
    não consigo postar o comentario com meu e-mail

    ResponderExcluir
  3. Darwin, a corrupção sempre existiu na história, mas também foi controlada e minimizada em muitas fases de governos, no mundo todo. Mas corrupção é considerada endêmica em muitos países, inclusive no Brasil. Quer dizer que essa corrupção é sistêmica, não parte de um governo em especial, mas da estrutura política, ou da mentalidade daqueles que detém poderes de decisão em diferentes instâncias.
    Quando denunciaram o mensalão, denunciaram um tipo de prática antiga. Mesmo querendo atribuir isso a um partido político, no caso o PT, não houve sucesso, pois esse tipo de corrupção existe há décadas em todos os partidos políticos, de maneira individual.
    Quem paga o mensalão? Quem se interessa pelo apoio direto de políticos. Pode ser um prefeito que paga a vereadores, ou um grupo econômico forte que paga por votações em projetos de seu interesse ou mesmo partidos políticos que necessitam de caixa de campanha. A corrupção não tem limites.
    Mas não é imbatível. A Lei da ficha limpa, por exemplo, deverá ajudar a controlar práticas de corrupção e de tráfico de influência, outra praga no nosso sistema.

    ResponderExcluir
  4. Por que não se prende esse bando que faz corrupção?parece que o brasileiro aceita isso,concorda e deixa pra la depois fica reclamando que tudo é errado.Merece,e merece pastar

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog