quinta-feira, julho 06, 2006

Justiça difícil II

Está aí mais um motivo que justifica o desespero da população diante da limitação de nossa Justiça: a falta de profissionais qualificados para exercer as funções que envolvem o complexo conjunto do nosso Sistema Judiciário!

Dá uma lida aqui:

"Apenas 9,79% dos bacharéis em direito que realizaram 129º Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo, ocorrido em maio deste ano foram aprovados. Foi o terceiro pior resultado registrado nos 35 anos que a prova é realizada" (...)

O exame é obrigatório para o exercício da profissão, após a conclusão do curso superior de Direito. Mais de 22 mil pessoas se inscreveram, somadas a outras 1.175 que já haviam feito exames anteriores e foram reprovadas, mais 128 candidatos da releitura do exame.

Menos de 10% passou, repetindo um quadro dramático, que tornou-se comum nos últimos tempos.

Para a OAB, a situação apenas reflete a queda na qualidade de ensino das escolas superiores de Direito. Em São Paulo, são 213 cursos. Em todo o Brasil são 959.

Não dá pra continuar de braços cruzados. A OAB precisa dinamizar a exigência da qualidade na formação do profissional, mas isso não basta. É preciso mais do que o projeto anunciado para debater nas faculdades o Exame da Ordem, entre outros conceitos que estão relegados a planos cada vez mais inferiores.



MOMENTO QUIZ!

Responda essa: Até que ponto a má formação dos bacharéis em Direito comprometeu na nossa Justiça após o "boom" da proliferação de faculdades particulares desde os anos 70, aprovada pelo nosso Congresso Nacional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog