quarta-feira, julho 12, 2006

Cotas para negros discrimina

No Brasil a miscigenação das raças é grande. Em algumas regiões brasileiras, os negros e brancos descendentes de negros são maioria. Em contrapartida há um número crescente de negros e pardos em todos os setores produtivos e em todas as categorias sociais.
De um lado a lei é bastante clara: todos os cidadãos têm direitos iguais perante a lei e qualquer tipo de discriminação, seja racial, seja social, é crime!
O problema é que apesar da lei, vivemos em uma sociedade mundial bastante hipócrita, que discrimina tudo, negro, amarelo, índio, portadores de deficiências, mulher, o pobre e o rico que ameaça o poder individual de cada grupo ou do sujeito, no trabalho, na política, na vaidade do dia a dia.
O negro é discriminado, com a mesma carga de hipocrisia com que se discrimina a mulher, o pobre, o índio, o deficiente físico, a pessoa feia, o individuo idoso. A lista é muito longa!
A cota para negros na universidade abre a discussão para a miscigenação ou a ausência de uma "raça pura" de descendentes de africanos. Quem é pardo, moreninho, branco filho de negro, começa a reagir contra o próprio preconceito e definir-se como "negro", para usufruir da cota.
Sob esse e vários outros aspectos, determinar uma quota para negros parece discriminar o que não pode ser discriminado. O que não aconteceria com quotas para quem é pobre, ainda que a definição dessa pobreza fosse também problemática por ser relativa. A dificuldade de se conseguir cursar uma universidade é de uma  maioria de brasileiros que compõe a classe pobre, mas também da confusa sequência de famílias de baixa renda que segue em progressão até a classe média, que por sua vez também se subdivide em categorias e rendas que nem sempre comportam o alto custo do ensino superior. Ainda assim adequar a quota seria interessante, permitindo que jovens com menor poder aquisitivo consigam cursar universidades, independente da herança genética.
 Seria importante criar cursos pré-vestibulares gratuitos adequados ao esquema do vestibular e por fim reestruturar o ensino superior, que além de caro e inacessível financeiramente à grande maioria da população, apresenta deficiência  na qualidade de ensino.

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