segunda-feira, julho 10, 2006

Está todo mundo louco?


...) reclamei da data do galão da água, que era de 2002 e o entregador voltou com outro dizendo que era de 2006, mais tarde fui ver e era de 2000(...) No mesmo dia fui pagar a prestação do carro financiado pelo Banco Real, nenhum caixa eletrônico aceitava a operação e no dia seguinte fui obrigado a pagar com juros, ocasião que eu verifiquei que a universidade havia depositado um cheque pré-datado antes da data (...)Estou ficando louco!

Que situação, hem? E olha, vou lhe dizer uma coisa que não vai servir em absoluto de consolo, muito pelo contrario: isso não está acontecendo com você! Está acontecendo com todo mundo!

Quer dizer que você não está ficando louco, nem tampouco atravessa “inferno astral” necessariamente. Não é um problema individual, mas coletivo. É um produto do nosso sistema, que adotou modelos pragmáticos para a nossa economia e isso resultou em um bolor que atingiu nossa cultura. Aliado ao descaso de décadas com as instituições e a indiferença à corrupção crescente, a situação provocou mais problemas do que soluções.

Não adianta culpar a Justiça apenas. Não dá para fazer com que a coisa funcione na base do pontapé!

Provavelmente temos de adotar uma nova mentalidade, que permita a correção de erros crassos a partir do núcleo social. Mas essa é uma discussão extremamente ampla. Se quiser discutir o assunto, acesse http://artemirna.blogspot.com onde a abordagem considera fatores culturais e filosóficos e envolve questões como recuperação de valores e senso de cidadania.

NÃO ABRA MÃO DE SEUS DIREITOS


Agora, vamos lá: a água! Denuncie o ocorrido, de duas formas, no Procon e na Vigilância Sanitária, que têm obrigação de checar a qualidade do produto, que nesse caso parece ser realmente adulterado. Muitas vezes galões são preenchidos com água de poços artesianos, que podem estar contaminadas. Não se iluda pelos rótulos, podem ser falsificados.


O banco é responsável pela qualidade de seu atendimento eletrônico, mas como você está dizendo que pagou imediatamente após o vencimento, no dia seguinte, pode reivindicar também o prazo que a lei determina, sem o pagamento da multa. Tem outra coisa: ainda que você estivesse pagando com atraso real, é preciso verificar se a cobrança é correta. Em geral não é: são cobrados juros mensais integrais sobre atrasos de dias, além de taxas que são contestáveis.
Denuncie ao Procon e outros órgãos.


Quanto ao cheque pré-datado, ainda que seja um “acordo de cavalheiros”, a prática passou de simples gentileza para prática reconhecida como legal. Mesmo porque em geral o cheque pré-datado é oferecido como outro serviço qualquer para estimular pagamentos e consumo e, portanto, deve ser respeitado sob pena de processo judicial, com previsão de ressarcimento ao cliente prejudicado no acordo, ou seja, é passivo de danos morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog