quarta-feira, julho 19, 2006

Aumentam riscos da guerra

“(...) porque os países do primeiro mundo não interferem para evitar a guerra? (...)

“Pelo que pude deduzir nos noticiários Israel quer conquistar toda a Palestina (...) não dá para entender o papel dos Estados Unidos, é vilão ou herói?(...)”

“(...) não entendo porque a ONU anda omissa na briga feia no Oriente Médio (...) não é papel dela evitar tudo isso? Li que o Líbano tentou entrar em acordo para evitar mais uma guerra, mas Israel recusou”


Para entender o que está acontecendo com a disposição de Israel em manter o confronto, é preciso entender os motivos que levaram Israel a ocupar parte do território palestino. Ou seja, o erro vem de longe e certamente foi falha dos países envolvidos nesse processo, principalmente após a segunda guerra, quando efetivou-se a posse da terra por Israel.

Outra coisa que precisa ser entendida, segundo estudiosos, é a diferença entre o judaísmo, que é uma religião, e o sionismo, que é um movimento político. O problema é político! Do ponto de vista religioso, palestinos e judeus são povos irmãos.

Quanto à omissão dos países, o que parece estar acontecendo é prudência para evitar piora da situação.
Por exemplo, no encontro que manteve com o presidente Putin, da Rússia, o presidente Bush insistiu em abordar a necessidade de pressão para conseguir sanções contra o Irã e a Coréia do Norte. A resposta de Putin foi a seguinte: “Não participaremos de uma cruzada nem criaremos nenhuma Santa Aliança, mas colaboraremos com nossos membros para que o mundo seja um lugar mais seguro".

Ou seja, o mundo está percebendo que atravessa um momento extremamente delicado, que exige o máximo de diplomacia. De outro lado, os líderes do Oriente Médio reclamam da “solidão” no embate, ou seja, da omissão política dos países ocidentais nos conflitos. Essa “ausência” é antiga e é uma das causas do surgimento de forças militares e políticas como o Hezbollah, formado por mulçumanos xiitas.

A existência dos grupos terroristas também partiu da sensação de impotência diante da imposição política externa nos países do Oriente Médio. Ainda que seja uma prática inadmissível e condenável, o terrorismo é um produto de uma série de erros e de injustiças sofridas, que levam a práticas extremas, em uma cultura habituada a lidar com fatores adversos à sobrevivência.

Quanto à Organização das Nações Unidas, a ONU, e sua ausência na mediação dos conflitos, melhor encaminhar a pergunta aos países que estão representados nela!

Um comentário:

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog