domingo, setembro 26, 2010

Velhos golpes em novos tempos

"Eu fui enganado por uma quadrilha que age pelo telefone, dizendo que eu fui sorteado por uma promoção, e que havia ganhado um carro. Na mensagem havia um numero para ser ligado para se resgatar o premio, o 0238899173865 (ou 0238899173865) , e quando liguei me disseram que realmente eu havia ganho o carro e que era só eu falar alguns códigos de barras de produtos que eles diziam ser patrocinadores e ter em mãos 8 cartões da operadora Tim (...) pediram o número dos cartões. Fui enganado e quero alertar as pessoas, por favor publique" (Caio)


"Recebi um telefonema dizendo que havia uma promoção da operadora(...) pediram para eu comprar créditos com o cartão, que eles seriam duplicados(...) Jamais recebi qualquer crédito, mas eles foram debitados na minha conta" (janieregomes)



É preciso muito cuidado com os golpes pelo telefone. O melhor é evitar qualquer transação ou conversação com pessoas desconhecidas ou que se dizem funcionárias de alguma empresa.

A possibilidade de você ser vítima desses golpes é muito grande, mesmo entre pessoas bem informadas. Um exemplo: você recebe uma ligação de alguém que se identifica como funcionário da empresa de telefonia e informa que a sua linha está com problemas técnicos. Para resolver, ele pede que você digite uma seqüencia de números.

Você acabou de ter seu telefone clonado!

O golpe sofrido por você Janieri, é bastante comum. O de Caio é mais recente, mas já colecionou muitas vítimas. O problema é que mesmo quem já sabe do risco, as vezes fica na dúvida, por causa do "talento" do estelionatário.

Veja alguns tipos de abordagem que se tornaram rotina:

Mensagens em celular com promoções: você recebe uma mensagem sobre alguma promoção que está realmente acontecendo, em algum programa na televisão, rádio ou revista. Quando você retornar, alguém diz que você "foi premiado", mas terá de confirmar seus dados ( informações perigosas)e ir até uma lotérica ou mesmo agência bancária realizar um depósito para garantir a manutenção do
prêmio. O complicado é que as mensagens se misturam com promoções das operadoras de celular, o que acaba confundindo a vítima.

Este começou a ser aplicado há alguns anos, reduziu-se, mas ainda acontece: alguém liga, diz que está em preso em uma penitenciária e ameaça a pessoa ou seus familiares.
-Em geral, pede para a vítima informar os números do cartão de celular pré-pago ou depositar quantias em contas bancárias, que normalmente são de outro Estado ou em nome de “laranjas”.


Um outro golpe semelhante: a pessoa liga para o telefone fixo ou celular e diz que seqüestrou um parente da vítima e que apenas vai libertá-lo se a pessoa comprar cartões de celular ou depositar dinheiro em determinadas contas.

O risco aí é grande porque se a vítima não localizar de imediato o familiar citado, ficará nervosa e acabará por seguir todas as instruções. Pior, no desespero, poderá fornecer dados da família, o que realmente pode desembocar em ameaça real no futuro.

Há golpes velhíssimos, velhos "contos do vigário", que ainda fazem vítimas. Como este: alguém telefona ou pára a vítima na rua ou em casa e diz que tem um bilhete premiado, contando uma história qualquer, de que é do interior e que, por algum motivo não poderá levar dinheiro para casa.
Oferece o bilhete em troca de uma quantia em dinheiro e a vítima, depois, vai descobrir que o bilhete nunca foi premiado.

É verdade que em geral a vítima desse tipo de golpe, além da imprudência, também age com ambição e interessada em vantagens. Não é o caso dos golpes mais modernos, que se utilizam da violência crescente e do próprio sistema para confundir as vítimas.

Outro golpe comum: você pode receber uma oferta de um carro ou um terreno com preço vantajoso. O estelionatário descreve o bem, chega a passar fotos ou documentos falsos e pede o depósito em determinada conta. Em geral as vítimas apenas descobrem o golpe quando o dinheiro já foi sacado da conta ou o cheque já foi descontado.

Na internet, os risco também é grande. O mundo virtual retrata todas as vantagens e desvantagens do mundo imediato. É preciso tomar cuidado com as compras com o cartão, mas mesmo outros sistemas, como boleto, ou promoções diversas pedem o preenchimento de cadastro com dados confidenciais da vítima.

Outro golpe comum é enviar e-mail com a noticia de premiações, usando o nome de empresas que existem, mas que não tem relação alguma com o golpe. Fornecer os dados ou clicar em links pode permitir acesso à suas informações na web.

É preciso checar, sempre, a confiabilidade do site, antes de fechar negócio. O fato de haver recusa em caso de dados incorretos (quando você não tem certeza e muda algumas informações) não é garantia de seriedade. Hoje em dia é muito fácil ter acesso ao CPF do cidadão ou checar a existência da numeração. Os golpistas estão se aperfeiçoando e sofisticando suas investidas.

Para evitar os golpes, vale a máxima: nada é de graça, ou seja, ninguém vai lhe oferecer um "negócio da China" ou "das arábias" sem alguma intenção ou compensação. Portanto é bom sempre desconfiar! (MM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog