quinta-feira, setembro 16, 2010

HIPOCRISIA DA PRIVACIDADE



Parece que há uma tentativa de distorção a respeito do que seria privacidade. A nossa Constituição garante esse direito a todos os cidadãos brasileiros. Agora, artimanhas políticas que buscam ganhar votos em fases eleitorais acabam por escancarar a grande hipocrisia de nosso sistema, onde a "privacidade" se torna confusa.
Você tem privacidade garantida, como cidadão comum?
Serra, candidato, armou uma grande confusão ao alardear-se vítima porque informações de sua filha e genro teriam sido abertas na Receita Federal. Esqueceu-se ele que o governo de São Paulo , em 2006, foi responsável por um projeto que autoriza empresas particulares a administrar e vender base de dados com ficha pessoal de todos os cidadãos que tirarem documentos no Estado de São Paulo!
Temos privacidade? Certamente que não. O mais irônico, nessa história toda, é que justamente os politicos, que deveriam abrir mão da privacidade de seus ganhos ao assumir cargos públicos, exigem "blindagem" de seus dados!
Se isso não for efetivado, sigilos e quebras - rotineiras ou maliciosas - se transformam em armas de combate eleitoral!
O que vivemos é uma grande hipocrisia a respeito da privacidade. Vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, ministros e presidentes de partido, mesmo que não ocupem cargos públicos, terão os dados blindados : cada vez que um funcionário tentar acessar os dados, o alerta será dado à chefia imediata da agência da Receita, que tomará as medidas necessárias.
Não se critica aqui a blindagem dos dados, pois esta é uma medida que não contraria a lei. O que se quer saber é como fica a privacidade de todos os brasileiros dentro e fora da Receita Federal e de que maneira a lei vai punir o Governo do Estado de São Paulo se houver venda das informações de cidadãos comuns!
A isso somam-se outros riscos à privacidade, como o controle dos funcionários de várias empresas que tem acesso a informações gerais de cadastro do cidadão. Como hoje tudo é informatizado, há maneiras bastante fáceis de acessar a vida de qualquer cidadão a partir de um comércio ou serviço e o controle dessa ilegalidade não é eficiente!

Para quem quiser refrescar a memória







2 comentários:

  1. Deus do céu,nunca tinha imaginado assim...essa materia publicada em 2006 mostra bem o nosso risco, é o fim do mundo do desrespeito

    ResponderExcluir
  2. Absurdo,um demando absoluto essa invasão da vida do cidadão,coisa de ficção,temos de criar leis que garantam nooso direito,senão cairemos nas mãos de qualquer um, até assaltantes que querem saber se temos bens para serem roubados,absurdo,absurdo...

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog