segunda-feira, setembro 27, 2010

SABENDO (ANTES) EM QUEM VOTAR






"(...) Admiro muito este blog e as abordagens são sempre excelentes mas as orientações  não são realístas (...) vocês repetem para conhecer o candidato antes de votar, mas COMO CONHECER O CANDIDATO? Já tentei pelo site do TRE...Onde está essa informação? (...) ( Arns/ similares Greco/ O.Mello)

"Onde posso obter informações reais de candidatos?" (Jeferson C.-PA).




Saber exatamente como é um candidato é mesmo difícil. Nunca saberemos, a não ser acompanhando sua atuação. O que se pode é ter uma idéia de sua capacidade de ação e de sua idoneidade. Para o eleitor que tiver facilidade de acesso à internet, é interessante consultar o TRE (de seu estado), verificar o site do Ficha Limpa, do Transparência Brasil, entre outros recursos.

Por ai fica fácil saber de candidaturas impugnadas e outras que estão sob suspeita. Sabemos que há candidatos que não tiveram suas candidaturas impugnadas, mas que podem estar envolvidos em situações diversas de corrupção.

O problema é que a maioria das nossas Casas Legislativas não "abre" as informações de nossos legisladores. Ficamos sem saber quem trabalhou ou faltou às sessões, quantas viagens fez, quantos projetos criou e pesquisou, como votou, etc e tal. Segundo pesquisa do Transparência Brasil, quanto mais onerosa  a Casa Legislativa ( tradução: quanto mais dinheiro público o legislativo gasta), maior é a retenção das informações, em todos os estados brasileiros..

É claro que isso precisa mudar! Quem representa a população em cargo no legislativo não pode ter segredos em atos de interesse da coletividade!

No Transparência Brasil é possível inclusive saber quantos senadores e deputados federais são donos de concessão de rádio e televisão e outras informações que mostram quem é que está mais comprometido com grupos de poder em detrimento do equilíbrio do país.


Pela televisão ficou mais fácil observar a atuação  individual dos nossos políticos. É simplesmente exemplar! Através das discussões em plenário é possível avaliar quem trabalha com seriedade e quem quer apenas "enrolar" as sessões. Não há garantia de 100% dos acontecimentos e postura de nossos representantes devido à edições ou cortes nas sessões ao vivo, mas ainda assim o acompanhamento ajuda a definir quem é quem e como atua.

Essas sessões podem ser estressantes e monótonas, por causa da burocracia do Regimento Interno, mas são proveitoso. Mas para estas eleições não: falta tempo hábil, já que estaremos votando no próximo dia 3 de outubro.

Mas Arns, arregace as mangas e vá atrás de informações. O brasileiro precisa aprender a ter uma opinião própria, baseada em seu julgamento e crítica, e não ser levado pela força da mídia ou pelo enganos dos discursos.


Evite uma única fonte de informação, amplie a pesquisa! E acima de tudo, não deixe de anotar nomes e números daqueles que julgar serem merecedores do seu voto. A pior coisa do brasileiro é a mania de achar que "não vai esquecer"e quando chega na hora, vota nulo, branco ou acaba tirando do bolso aquele "santinho" que imploraram para aceitar na entrada do local de votação!...Aí acaba a consciência do voto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog