quinta-feira, maio 05, 2011

HOMOAFETIVIDADE E CASAMENTO

Parece ser um caminho absolutamente natural o reconhecimento do casamento de homossexuais. Apesar de haver ainda grande resistência na sociedade - mesmo entre aqueles que asseguram respeitar as opções sexuais e o relacionamento de pessoas do mesmo sexo a idéia da formalização da união é encarada com certo preconceito - legalizar uma relação é fundamental. A questão legal não pode ser restrita a casamentos convencionais, pois exclue o direito de parte dos indivíduos.
Ao estender direito de uma relação estável a qualquer casal chegaremos afinal a uma condição democrática. Pessoas são pessoas, independente de seu sexo, cor, raça ou religião e também preferência sexual. Uniões estáveis envolvem direitos previstos nas nossas leis, o que tem sido negado a casais que não são heterossexuais. Uma condição que envolve um  número cada vez maior de brasileiros. Segundo o IBGE cerca de 60 mil casais gays  mantém o casamento sem estar salvaguardados pela legislação, tendo anulado os seus direitos de uma relação estável. A Justiça também enfrenta dificuldades em julgamentos de processos pelo não reconhecimento da validade do concubinato ou casamento de casais do mesmo sexo,que vivem juntos e criam patrimônios comuns. Outra questão que também poderá ser beneficiada é a adoção de crianças, reivindicada nas uniões gays que pretendem criar um núcleo familiar.
O reconhecimento dessa realidade já aconteceu em muitos países, incluindo a Argentina, que estabeleceu a legitimidade da união de pessoas do mesmo sexo no ano passado.

4 comentários:

  1. Casamento foi criado para estabilizar familia e casamentos gay não quer dizer que familia

    ResponderExcluir
  2. O começo da materia diz:Parece ser um caminho absolutamente natural o reconhecimento do casamento de homossexuais.
    Não acho natural absolutamente,acho artificial,estranho,antinatural,me digam por que seria natural?????????????????

    ResponderExcluir
  3. Carlos Socca5/05/2011 9:06 PM

    É um tanto esquisito agregar qualquer valor moral a essa união estável entre pessoas do mesmo sexo segundo os comentários acima, nos quesitos família e incompatibilidade de gêneros. Entretanto vale lembrar que a instituição família anda desorientada e desestruturada mesmo nas relações heterossexuais, portanto família "normal" não é sinônimo de educação à seus filhos, carinho, amor e afeto. Quanto a incompatibilidade de gêneros, de fato comprovada científicamente e obviamente por motivos claros, pode ser uma resolução ao problema adoção em nosso país.

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog