quarta-feira, maio 04, 2011

BIN LADEN, CONTRADIÇÕES E CONFUSÕES

A ação militar americana que matou Bin Laden é cercada de contradições e mistérios. Aliás essa é uma característica da inteligência local, que consegue mesclar para o mundo realidade e ficção na mesma panela em que se cozinha a estratégia dos conflitos e das conquistas americanas.
Bin Laden estava armado e morreu durante fogo cruzado ao ser surpreendido em sua sala de estar...não, ele ainda tentou se proteger usando uma de suas esposas como escudo...não, não foi assim, Bin Laden foi surpreendido e assassinado porque assim já estava decidido na operação...não, parece que segundo uma das crianças presentes, a filha de 12 anos de Bin Laden, ele teria sido surpreendido, estava desarmado e foi friamente alvejado depois de estar dominado...Essas versões foram divulgadas por fontes americanas críveis nas 24 horas que se sucederam ao anúncio da morte do líder da Al Qeda.
Confusão. Tudo muito confuso. O próprio povo americano está confuso. A procura de sites para saber "quem é Osama Bin Laden" demonstra bem o grau de desinformação da população.
Sobram perguntas. Assim como a maneira como Osama Bin Laden foi localizado.
A Cia diz que usou um modelo de probabilidades de uma equipe de geógrafos da Universidade da Califórnia,  que dava conta de que havia 88,9% de probabilidade dele estar a 300 km de Tora Bora, no Afeganistão, e que "os princípios da geografia e imagens de satélite levaram a conclusão de que Bin Laden estaria no Paquistão"....
Ninguém discute que a tecnologia e o alcance dos satélites são vigilantes poderosos, mas a explicação de que informações mais precisas sobre o paredeiro do líder da Al Qaeda foram obtidas através de tortura nas prisões secretas da CIA parece bem mais realísta.
Claro que para a Agência Central de Inteligência americana a tortura no caso "não é tortura", mas uma técnica de "afogamento simulado" chamada de "waterboarding", admitida pelo diretor da CIA, Leon Panetta. Mais uma contrariedade que confunde o mundo. Se amarrar uma pessoa, vedando sua boca com um pedaço de pano ou plástico e em seguida inundar seu rosto para que a inalação da água provoque sensação de afogamento, não é tortura,  o que seria tortura então? Mistério...

Essa capacidade, de tornar a ficção realidade e também confundir a realidade com ficção, sobrepondo-se a ações que devem ter consenso internacional (o terrorismo é uma ameaça ao mundo e portanto o seu combate deve considerar as populações em risco) tornam a situação mundial extremamente frágil e sujeita a erros perigosos. Ações unilaterais possuem uma conotação de isolamento e ausência do consenso e por esse motivo chocam e confundem a comunidade mundial, provocando desavenças e novos riscos. ( A.C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog