quinta-feira, abril 07, 2011

ATIRADOR MATA ALUNOS DENTRO DE ESCOLA NO RIO

Wellinton era ex-aluno e morreu após efetuar os
disparos, deixando sem resposta a principal
pergunta: por que o seu alvo foram crianças
de uma escola?
Impressiona a violência, mas principalmente a maneira como um um sujeito chamado Wellington Menezes de Oliveira entrou na escola municipal Tasso da Silveira em Realengo, no Rio de Janeiro, matando doze crianças e ferindo outros  estudantes, três deles em estado grave.
Uma ação como essa não combina com o temperamento do brasileiro, sob o ponto de vista criminal. 
O comportamento de Wellington, ex-aluno desse mesmo estabelecimento de ensino, estaria estranho já  há algum tempo. Diz a irmã que ele deixou crescer a barba e agia de maneira confusa.
Wellington já havia atirado em dois alunos na rua e entrou com facilidade na escola, seguindo para salas de aula e disparando. Esta é uma situação absolutamente inesperada. A irmã acha que ele se tornou uma fanático fundamentalista, mas isso ainda não explica uma ação como essa.
Da mesma forma que ainda não está explicada a origem das armas que usou. Como disse uma das testemunhas que acompanhou as declarações de que o assassino seria uma fanático fundamentalista, ainda que assim fosse não há explicação para o ato, uma vez que ele não representa nada em termos políticos, em um país que não está envolvido em conflitos do Oriente Médio. Não há na realidade nada que comprove essa declaração da irmã do assassino.
Mas uma carta que teria sido encontrada na sua mochila não faz qualquer menção a religião ou a qualquer problema de saúde física, embora deixe ampla margem para a existência de patologia psiquiátrica.
Em seu conteúdo estaria um texto confuso, falando de animais e reclamando dos maus tratos a que estariam submetidos. A intenção de matar e morrer está clara. Ele pede que para não ser tocado por mãos impuras e que alguém peça desculpas a Deus pelo seu ato.
Assassinatos do tipo são bastante comuns nos Estados Unidos, ocorrendo ocasionalmente em paises europeus.

ATAQUES EM ESCOLAS NO MUNDO

Desde 1996 foram registrados em torno de setenta atentados graves em escolas, a maioria nos EUA. O fato do atirador ser ex-aluno não é incomum . Veja alguns dos atentados :

11 mar 2009 
Winnenden, Alemanha - Quinze pessoas foram baleadas e mortas em Albertville Technical High School, no sudoeste alemão, por um rapaz de 17 anos de idade que freqüentava a mesma escola.


14 de fevereiro de 2008
DeKalb, Illinois - Atirador mata cinco estudantes e depois se suicida. Mais 17 pessoas ficaram feridas, quando ele abriu fogo em uma sala de aula da Northern Illinois University. O atirador, Stephen P. Kazmierczak, foi identificado como um ex-estudante de graduação na universidade em 2007.


7 de novembro de 2007
Tuusula, na Finlândia - Um estudante de 18 anos disparou e matou cinco meninos, duas meninas e a diretora em Jokela High School. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas. O atirador atirou em si mesmo e morreu de seus ferimentos no hospital.


16 abr 2007
Blacksburg, Va.- Uma estudante de 23 anos da Virginia Tech, Cho Seung-hui, matou duas colegas em um dormitório, atirando depois em várias pessoas e matando 33. Este é considerado o tiroteio mais mortífero da história dos EUA. Quinze outras pessoas ficaram feridas.


3 de outubro de 2006
De Nickel Mines, Pensilvânia -  Charles Carl Roberts, de 32 anos, entrou a um quarto em West Nickel Mines Amish School e disparou contra 10 alunas, com idade variando de 6 a 13 anos de idade. Depois se suicidou. Cinco das meninas morreram.


3 de setembro de 2006
Montreal, Canadá - Kimveer Gill, 25, abriu fogo com uma arma semi-automática no Dawson College. Uma aluna morreu e mais de uma dúzia de estudantes e professores ficaram feridos. Gill se matou.


21 mar 2005
Red Lake, Minnesota - Jeff Weise, 16 anos, matou o avô e a companheira e em seguida entrou na escola, onde matou um professor, um guarda de segurança, 5 estudantes e, finalmente, a si mesmo, deixando um total de 10 mortos.


26 de abril de 2002 
Erfurt, Alemanha - 13 professores, dois estudantes e um policial foram mortos e dez feridos por Robert Steinhaeuser, 19, na escola Gutenberg Johann. Steinhaeuser, em seguida, se matou.


5 de março de 2001 
Santee, Califórnia - Dois mortos e 13 feridos por Charles Andrew Williams, 15, que disparou de um banheiro no Colégio Santana.


6 de dezembro de 1999 
Fort Gibson, Oklahoma - Quatro alunos foram feridos por Seth Trickey, 13, que abriu fogo com uma pistola semi-automática 9 milímetros em Fort Gibson Middle School.


20 de abril de 1999 
Littleton, Colorado - 14 alunos e um professor mortos, além de outras 23 pessoas feridas na Columbine High School. Eric Harris, 18, e Dylan Klebold, 17, haviam conspirado para matar pelo menos 500 e explodir a sua escola. No final eles voltaram suas armas contra si mesmos.


24 de março de 1998 
Jonesboro, Arkansas - Quatro estudantes e um professor mortos, dez outros feridos  foram atingidos fora da escola  Westside Middle School, que havia sido esvaziada durante um falso alarme de incêndio.


Março 1997 
Sanaa, Iêmen - Oito pessoas (seis alunos e dois outros) foram mortos em duas escolas por Mohammad al-Naziri Amã.


13 de março de 1996 
Dunblane, na Escócia 16 crianças e um professor mortos em Dunblane Escola Primária por Thomas Hamilton, que depois se suicidou. 10 ficaram feridos no ataque.


4 comentários:

  1. Até isso agora?Onde vamos parar,o Brasil não é disso,tá virando os EUA

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  2. bem na verdade o que aconteceu infelismente e por que nos brasileiro nao estamos preparado para esta situacao e para muitas que podem vir pq , isto que aconteçeu teriamos sim evitado se tivesemos um policial em cada escola coisa que nao e tao difiçil de ser fazer mas como nao temos governos que pensem nisto aconteçeu agora vcs vao ver sim policiais em nossas escolas brasileiras pq e com certesa eles vao por agora ???????????????????????

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  3. Há motivos, justificáveis ou não, suficientes para entender mal ou bem o acontecimento. Mas queremos vê-los? Ou se insistirá na velha razão cínica em negar-se o que é quando não corresponde ao que gostaríamos que fosse? O fato respondeu também a isso - uma "ferida narcísica" real a salientar uma vez mais a diferença: o Real existe como é, enquanto o Imaginário persiste como pode! A persistência do imaginário narcisista de uns outrora que quiseram negar o real da subjetividade do outro, resultou no extravasamento subjetivo realizado num fato extravagante - um massacre fenomenal!

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  4. Há motivos, justificáveis ou não, suficientes para entender mal ou bem o acontecimento. Mas queremos vê-los? Ou se insistirá na velha razão cínica em negar-se o que é quando não corresponde ao que gostaríamos que fosse? O fato respondeu também a isso - uma "ferida narcísica" real a salientar uma vez mais a diferença: o Real existe como é, enquanto o Imaginário persiste como pode!A persistência do imaginário narcisista de uns outrora que quiseram negar o real da subjetividade do outro, resultou no extravazamento subjetivo realizado num fato extravagante - um massacre fenomenal!

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