quarta-feira, abril 20, 2011

CADEIA PARA PAIS NEGLIGENTES OU AGRESSORES

Esta talvez seja uma maneira drástica de resumir uma situação que se torna cada vez mais ameaçadora para o futuro da sociedade, a da negligência no trato dos filhos e também da violência doméstica, onde não apenas o homem, mas a própria mulher, são instrumentos de sérios problemas de desajuste emocional e social das crianças.
Para quem achar que essas ações não são a principal preocupação da Justiça, um lembrete: a criminalidade e a violência no trânsito, nas escolas, nas ruas e dentro das casas, o consumo de alcool e outras drogas perigosas, crescem proporcionalmente à ausência dos pais ou a ações agressivas, que vão refletir no comportamento social.
A confusão causada por um número cada vez maior de crianças e adolescentes que são presas fáceis do crime ou cometem outras modalidades de ações perigosas no meio chega a ser tragicômica: nos EUA  quebra-se a cabeça para punir um menino de seis anos de idade que, sabe-se como, levou uma arma escondida para a escola. Ele não atirou, mas a arma caiu e disparou acidentalmente, provocando estilhaços que atingiram o garotinho e outras duas crianças.
Realmente seria cômico, se não fosse trágico! Autoridades no mundo discutem como punir crianças! Mas não existe ação eficiente na punição dos pais, que são co-responsáveis, em maior ou menor grau. Uma criança, mesmo que já possua problemas como a psicopatia, deve ser observada e tratada. É essa a obrigação legal dos pais, que ao gerar assumem a responsabilidade de zelar pelo bem estar físico e mental da criança, até que ela atinja a maioridade.
Ao invés disso, discute-se como punir crianças! Vivemos na ansiedade de reduzir a maioridade penal, como se essa fosse a solução para reduzir a crescente massa de crianças e adolescentes em desequilíbrio com o meio!
Como uma criança se transforma em um pequeno agressor? Independente de qualquer fator genético, o risco começa no berço. Cada vez mais bebês são maltratados, mostrando equimoses e hematomas e chegando aos hospitais com ossos quebrados. Cada vez mais seu bem estar e cuidados são negligenciados. Ainda muito pequenos os bebês perdem a convivência com a mãe, que reduz o tempo de amamentação, e são cuidados por terceiros. Passam o dia em creches e escolas de período integral, quando a situação financeira da família é boa, ou  abandonados em casa sob cuidado de outras crianças, em uma legião de crianças que crescem sem orientação e afetividade, profundamente influenciadas por desenhos animados, filmes e games que banalizam a violencia!
A isso podemos somar a violencia que integra a sua realidade. Familias classes A,B,C,D, não importa, mostram que a violência dentro de casa também cria desajustes. Um bebê espancado quando chora, uma criança tratada com agressividade verbal ou física, um futuro adolescente problemático ou profundamente marcado emocionalmente, esta é a realidade que todo mundo finge que não existe!
A omissão ao problema também é grave. Um menino de 15 anos morreu trancado pela mãe que ficou irritada, não se sabe ainda se de inanição ou se foi envenenado. A verdade é que seu corpo já estava em decomposição quando foi encontrado. A irmã do menino, filha de outro pai, de apenas quatro anos,está cheia de ferimentos de maus tratos, porque chorava de fome e essa mãe irritava-se! O menino, antes de morrer, chamou por socorro e a polícia foi ao local. Mas chegando lá a mulher falou que estava tudo bem. Os policiais não revistaram a casa. Nenhum vizinho denunciou naquele momento os maus tratos às crianças, embora soubessem disso! O pai do garoto, que sabia dos maus tratos, pediu há cerca de um ano a sua guarda, mas a Justiça julgou que não era o caso. Ele simplesmente aceitou a situação como inevitável!
É preciso responsabilizar criminalmente qualquer pessoa que esteja envolvida direta ou indiretamente em casos de maus tratos à crianças e adolescentes. Neste caso a mãe, mas também o pai, aqueles que sabiam e se omitiam e também a maneira negligente da Justiça e da polícia.
Não precisamos de leis que coloquem na cadeia crianças, mas de leis rigorosas para a responsabilidade com os filhos, com rigorosa punição para quem espancar ou negligenciar crianças. Se houvesse necessidade de punição física para educar, este mundo seria feito de trapos! Um bebê bem cuidado e tratado de forma dócil tem maiores oportunidades de se tornar uma criança mais saudável e um adulto equilibrado. É disso que precisamos para romper o círculo vicioso da violência.
Mas enquanto a questão for tratada como "assunto doméstico", a segurança da sociedade estará progressivamente ameaçada...(Mirna Monteiro)

Um comentário:

  1. O Conselho tutelar nao decide sobre processo de guarda, isto é com a justiça, e tambem nao entra nas casa de qualker forma, o Conselho trabalha em cima de denuncias, comunica a policia para fazer a verificação de situação e se encontrar a criança em condição de risco ai sim o Conselho é acionado, o Conselheiro nao usa armas nem coletes nem tem curso de defesa pessoal para entrar nos locais e fazer diligencia, esta é a tarefa da policia.Muitas vezes o Conselho encaminha as denuncias ao Forum, e la fica rolando por meses as vezes até anos, enquanto a criança continua convivendo com o abusador ou violador. este caso, é fruto de todo um sistema falho, inclusive a sociedade q se cala e não denuncia.

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog