sexta-feira, fevereiro 25, 2011

RISCO DE MORTE VIOLENTA É MAIOR PARA OS JOVENS

Adolescentes e jovens estão mais sujeitos a morte violenta, em ocorrências crescentes nas últimas décadas: 76% , de acordo com dados da pesquisa "Mapa da Violência 2011 -Os Jovens do Brasil".
O estudo, realizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça, impressiona porque mostra uma ascenção acelerada da incidência de acidentes de trânsito e homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos: na década de 80 cerca de 30 jovens eram vitimas de morte violenta para cada 100 mil habitantes. Em 2008 já eram registradas 52,9 mortes por 100 mil habitantes.

O trânsito é o grande vilão, com aumento de  56,1% no mesmo período. Velocidade, ingestão de bebidas alcoolicas e, principalmente, o uso de motocicletas, que tornam o condutor mais vulnerável em caso de acidente são apontados como causa. Mas homicídios preocupam pela sua escalada. De cada 3 jovens assassinados, dois são negros.

O que se observa é que a população jovem está cada vez mais sujeita a violência em todas as suas manifestações. O próprio ambiente escolar, que antes era sinônimo de segurança, agora mostra descontrole, com o aumento de brigas entre crianças e adolescentes.

As agressões entre adolescentes aumenta perigosamente, principalmente nos namoros precoces. Entre 15 e 19 anos, nove  entre dez adolescentes confirmaram sofrer algum tipo de violência. A violência verbal acontece em 85% das relações nessa faixa etária.

As causas são principalmente culturais e é observado um agravamento dos conflitos comuns a essa fase de vida,  influenciados pelo ambiente de insegurança e pelo fato de que hoje a precocidade é cada vez maior, inclusive na sexualidade. Também a violência sexual entre adolescentes aumentou, embora o registro de ocorrências nas delegacias demonstre que a agressão maior vem da violência doméstica e abuso de incapaz. Ou seja, crianças e adolescentes são vítimas de situações de grande risco provocadas também por adultos.

A desagregação familiar, a miséria e as drogas são causas apontadas para o aumento dos problemas que levam os adolescentes a situações de risco. Mas a ausência do acompanhamento familiar - cada vez mais comum em todas as classes sociais, inclusive na classe média - é sem dúvida um fator de peso. O adolescente nem sempre conta com orientação adequada ou consegue suprir sua necessidade de atenção com os pais, que por sua vez deixam por conta da escola a responsabilidade de gerenciar a educação. O resultado é uma desorientação cada vez maior da criança e do adolescente.


Leia também


http://leiamirna.blogspot.com/2010/10/enfrentando-violencia.html
http://artemirna.blogspot.com/2010/11/o-pensamento-artificial.html

2 comentários:

  1. É muito apelo sexual,filmes,programas e a criança cresce achando isso nornal e chegamos a esse ponto,escolas são usadas para videozinhos e sexo de adolescentes que não tem nem noção do que isso quer dizer

    ResponderExcluir
  2. Crianças são criadas abandonadas mesmo as que tem dinheiro não tem orientação e apoio

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog