"(...) Como pode haver tanta fraude e corrupção?" (Anamaria Barbosa- RS)
"(...) É de pasmar, coisa d loko (...) Mas não dá pra entender pq essa corrupção toda de lobby e de todo resto não foi policiada antes (...) dificil entender como acontece" (Freddy M)
O que está acontecendo é o resultado de anos de coleta de provas e ações da Polícia Federal. A corrupção não aumentou necessariamente, mas está sendo mais denunciada e investigada. Por motivos diversos não pôde ser realizada em anos passados. De qualquer forma, não há nada excepcional, a não ser a ação em si.
Freddy, você é bastante jovem e para entender o processo de ilegalidades e corrupção no meio político, no Legislativo ou em empresas estatais, basta localizar-se em exemplos simples. Por exemplo, a politica envolve negociações e barganhas e naturalmente lida com a ambição de indivíduos e de grupos.
Quando não há fiscalização e cobrança constante de uma postura rígidamente dentro da lei, essas relações costumam resvalar para as seduções do dinheiro fácil. E agem de diferentes formas, com licitações fraudadas, superfaturamento de preços, pagamentos por serviços que não foram realizados.
Por exemplo, um funcionário ou um grupo de funcionários de uma estatal podem ceder à oferta de alguma empresa que oferece muito dinheiro para que seja burlada a licitação.
Licitação é um processo administrativo que seleciona uma empresa que será contratada pela Administração Pública para a aquisição ou a alienação de bens, a prestação de serviços e execução de obras. É uma maneira de garantir a idoneidade do processo, com a escolha da melhor proposta apresentada.
Como geralmente os contratos públicos envolvem somas altíssimas (serviços ou obras de bilhões são comuns) para alguns empresários mais "afoitos" e menos éticos, "aplicar" alguns milhões em fraudes pode ser muito compensador...mas absolutamente ilegal!
Isso pode ocorrer também a nível político, seja no seu municipio, estado ou mesmo no nosso Congresso Nacional. Um lobista pode chegar ao pé do ouvido de algum grupo ou mesmo um indivíduo e sugerir a aprovação de projetos que seria compensada com dinheiro...ilegal!
Anamaria, como isso pode acontecer com tamanha dimensão? Provavelmente pela tolerância demonstrada em governos passados, aliada à omissão no decorrer de décadas, que tornaram as famosas "caixinhas" algo tão comum que viraram folclore nacional. Tipo "eu quero levar vantagem em tudo"...Essa frase ficou famosa há quase três décadas e tornou-se representativa da dimensão da corrupção no meio político e empresarial.
Para a população em geral (há gerações inteiras que cresceram ouvindo isso e imaginando que a corrupção é algo invencível) sempre houve a sensação de impotência diante dessas ilegalidades. Quem já não ouviu a frase: "Ele ( o politico, o administrador) rouba, mas faz" ? Absurda, mas estimulada até mesmo por parte da mídia na época. A corrupção assume várias formas e está em todo sistema, inclusive no Judiciário, o que leva nossos juristas a buscar mecanismos que neutralizem ao máximo a disseminação da corrupção, como o tráfico de influência e venda de sentenças judiciais.
Para levar adiante investigações e punir a imensa população de corruptos que está infiltrada no sistema, é preciso apoio do Estado, das instituições, dos políticos que mantém a ética, da mídia e de toda a comunidade. Não é algo que possa ser feito sem o conjunto social consciente.