sexta-feira, junho 22, 2007

Lobistas, congressistas e corrupção


"Queria saber a sua opinião sobre o caso Renan Calheiros" (Ricardo)

É uma boa pergunta, Ricardo, mas acredito que este caso não seja uma questão de opinião...mas de absoluta imparcialidade em sua interpretação.

O que temos no caso Renan? O senador é acusado de ter gastos pessoais pagos por lobistas. A situação está gerando balburdia no Congresso pelo fato de que haveria dúvidas sobre a veracidade de documentos apresentados pela defesa.
Esse seria o motivo pelo qual o Conselho de Ética do Senado teria recusado votar pelo arquivamento do processo contra Renan.
Muito bem, temos uma denúncia e uma defesa pouco convincente.
O que mais temos neste caso Renan?

Um enorme abacaxi!...Para nossos congressistas é claro!

Veja bem, Ricardo, seja qual for o desfecho deste caso, uma coisa a sociedade brasileira terá de admitir: não é uma situação isolada!
O deputado, senador, vereador, seja lá o legislador que for, em seus diferentes níveis de atuação, é bombardeado por lobbies há décadas e décadas.
Se ficar provada a culpa de Renan Calheiros, certamente teremos uma sucessão de casos a ser apurados, iguais ou semelhantes a este.

É este o problema das tentativas de limpar a corrupção em nosso congresso: há mais políticos comprometidos do que poderia admitir a nossa ingenuidade popular!

Não estamos portanto falando de um crime isolado. Falamos de uma ação que se tornou rotineira no mundo inteiro, em todos os países democráticos que lidam com os famosos lobbies! Como os EUA, o país que mais é "copiado" em seus defeitos pela política brasileira desde os tempos da ditadura.

O que é lobby? Ora, lobby é um grupo de pessoas ou organização que têm como atividade profissional buscar influenciar, aberta ou veladamente, decisões do poder público, especialmente do poder legislativo, em favor de determinados interesses privados.
Aí, Ricardo, você me pergunta: mas como? Se todos sabemos que lobby envolve ações que desembocam perigosamente na corrupção (nem só de argumentos vivem nossos grupos privados...) como ele é permitido?

Pois é! Boa pergunta também! Aliás, estamos todos cheios de boas perguntas, em geral seguidas de péssimas respostas! Ou de resposta nenhuma!

Afinal, nosso Congresso é desonesto? Não, não é desonesto!
Mas a ação de lobistas não interferem em nossas leis? Sim, interferem em nossas leis.
Nesse caso, estamos nos contradizendo. Pois é, isso é verdade! Pois leva à pergunta: como eliminar o risco da corrupção de nossos legisladores, quando a ação dos lobista acontece de forma histórica, prejudicando frontalmente a sociedade?
Como vê, Ricardo, a questão não é provar se Renan Calheiros é culpado ou não da propinagem milionária, mas impedir que muitos políticos que se utilizam desse "benefício" históricamente continuem com a corrupção!
Não interessa à população brasileira a imolação de um ou dois. O que se quer é o fim da corrupção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog