segunda-feira, agosto 28, 2006

TRUQUES DA MÍDIA

(..)Achei engraçado porque o jornal, colocou de um lado a foto do Lula jovem e barbudo, nos tempos de metalurgico e de outro a cara do Alckminn com aquele gorrinho de médico(...) isso é ético? E o estímulo para imprensa alternativa? (Luiz Almeida Barros)

Bem, Luiz, não é bem uma questão de falta de ética, mas sim do uso de um recurso que você, como estudante de jornalismo, vai precisar desenvolver no futuro, entre seus cursos, a neurolinguística, que serve para muitas coisas, inclusive para mensagens subliminares ao leitor. É um recurso da mídia.

No caso a intenção dispensa as palavras. Sim claro que você tem razão. Substitui uma pergunta: você vota no metalurgico ou no médico? Sob esse aspecto, há abuso da ética, pois existe uma clara parcialidade. Mas bem frágil e superficial, pois não há comprovação de que uma pessoa que estudou medicina seja melhor na área política e admistrativa do que outra que formou-se nos movimentos políticos. Mas pode influenciar os mais distraídos.

Quanto ao estímulo para a imprensa alternativa, não há o que discutir. Não parece democrático meia dúzia de grandes empresas dominarem a comunicação da massa, principalmente se houver entre seus proprietários políticos na ativa, o que pode trazer o risco de parcialidade nas informações, subtração de informação ou aliciamento dos leitores.

É claro que precisamos de liberdade de informação e da imprensa alternativa, como qualquer país democrático.

O "Pasquim"´foi um dos maiores exemplos de imprensa
alternativa de qualidade. Fez o maior sucesso durante a ditadura.
Mas a tentativa para sua reedição, em 2001, foi frustrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog