quinta-feira, junho 30, 2011

BANHEIROS E CÂMERAS ESCONDIDAS

Uma empresa tem o direito de colocar câmeras em banheiros, argumentando necessidade de segurança? Obviamente não. Principalmente quando a câmera está direcionada para o vaso sanitário ou de forma a invadir a intimidade do usuário. Pois isso acontece com maior frequência do que seria possível admitir, ainda que de forma ilegal, não apenas em sanitários de diferentes lugares - inclusive em residências particulares - e provadores de lojas.
Tentar justificar a existência de câmeras em locais de privacidade, como banheiros, é absurdo. A invasão de privacidade nos provadores de lojas em geral é feita com a mais absoluta discrição, escondida nos espelhos e em permamente vigilância com o intuito de evitar furtos de peças de roupas...o que também não é justificável, pois as peças levadas para prova do consumidor podem ser controladas de maneira legal. Recentemente a C&A foi condenada em processo movido por uma ex-funcionária que descobriu que havia câmeras em locais privativos.
Esse tipo de filmagem, portanto, é comprovadamente má fé e demonstra a intenção "voyerista" da empresa ou residência. É difícil descobrir se isso está acontecendo e as denúncias são raras. A maioria das pessoas não fica sabendo que foi vítima desse crime.
Não foi o caso da funcionária de uma empresa que soube, por acaso e de maneira extremamente constrangedora, que havia uma câmera no banheiro feminino: talvez por algum descuido, a câmera distribuiu imagens para todos os monitores, inclusive aqueles com acesso de clientes.
Segundo a administradora da empresa, a câmera seria acionada apenas durante a noite, por medida de segurança, por causa de "uma janela" no banheiro. Mas o lugar é fechado, sem janelas e o direcionamento da câmera instalada no sistema do lugar fica exatamente sobre o vaso sanitário, em óbvio objetivo de filmar quem vai utiliza-lo.
Há casos registrados de câmeras colocadas em banheiros em locais de grande acesso publico. Isso aconteceu em um shopping-center da Barra do Tijuca em um banheiro masculino, descoberto por alguém que estranhou um aparato anti-incêndio no teto. A câmera que armazenava as imagens ficava escondida por um detector de fumaça. Há relatos de filmagens em banheiros em diversos locais, inclusive farmácia. Nem sempre a instalação é feita pela empresa, mas por funcionários.

Um comentário:

  1. Comprei varias câmeras para minha casa por segurança e o tecnico que veio instalar o equipamento contou que tem gente que coloca na casa todo,inclusive em banheiros.Pode isso?

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog