domingo, outubro 07, 2007

Moedas de várias faces



"O presidente Luis Inácio Lula e o PMDB são a síntese da política rasteira do toma lá dá cá, o governo de coalizão levado ao extremo das negociatas para roubar o erário público federal, nunca na história partidária do Brasil, após a redemocratização(...)" (Luiz)


"Eu vi os governos do PSDB bloquearem dezenas de investigações: Compra de votos para emenda da reeleição, favorecimento nas privatizações, milhões gastos ajudando bancos falidos (...)No governo de SP 69 CPIs paradas pelo PSDB/PFL, superfaturamento de obras (...) Todos com provas. Sanguessugas, Corrupção nos correios e todos os escândalos que vemos hoje começaram com o PSDB e poderiam ter sido desbaratados se os governos do PSDB não tivessem por norma impedir investigações" (Marcelo)


Luiz, apesar de seu desabafo ser válido, lamentavelmente não é possivel interpretar o problema político brasileiro como sendo de origem tão evidente, ou do tipo de gestão atual do Estado brasileiro. Se fosse assim tão fácil, o problema estaria resolvido! Bastaria não votar em quem está hoje no poder! Mas sabemos que a situação é bem mais complexa e que o problema da politica brasileira está em um sistema e não em um presidente ou em um partido. Ou seja, se fôssemos realmente peneirar, não sobraria muito trigo, e sim o joio. Assim sendo Luiz, analisando friamente e sem paixões político-partidárias, mas objetivando uma política limpa e transparente, não é possível concordar com esta visão.
Marcelo, enfrentar investigações sempre foi o pavor dos governos, pois o processo interfere na politica administrativa, mesmo que não haja envolvimento do governo com atos de corrupção.

Isso não justifica, mas pelo menos explica - em parte - porque as denúncias não eram rigorosamente apuradas e divulgadas pela mídia. Agora, entretanto, a sociedade brasileira está "tirando o atraso" no levantamento da corrupção. Ainda é muito pouco, mas já é um começo, desde que no futuro esse processo não volte a ser interrompido ou dificultado.

E, Luiz, criticamente podemos observar que hoje, no Congresso Brasileiro e em outras instâncias do Legislativo e no quadro político em geral, nenhum partido, inclusive aqueles que você defende, como o PSDB e ex-PFL ou DEM, PTB, PDT, enfim, demonstra claramente ou pode assegurar de que não há ações corrompidas pelo sistema em suas representações.

Ou seja, ainda é muito cedo para "atirar a primeira pedra" e quem o faz não é necessariamente inocente no processo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog