quarta-feira, outubro 24, 2007

Soda cáustica nas mamadeiras


É gravíssima a denúncia de que cooperativas estariam “batizando” o leite e por causa da alteração, utilizando substâncias químicas perigosas para garantir sua conservação.

É surpreendente até que ponto a ansiedade do lucro chega às raias da criminalidade. Afinal, “temperar” o leite que vai para mamadeiras de bebês e para a maior parte da população, com soda cáustica, entre outras substâncias, é simplesmente inacreditável pois supera a condição de fraude e atinge a alarmante constatação de atentado à saúde popular.

O que provoca a ingestão de soda cáustica? Em grandes quantidades, mata. Em pequenas doses envenena e provoca lesões que podem evoluir para o câncer.

Cerca de 20 a 25% dos pacientes atendidos no setor de endoscopia do Hospital das Clinicas da Unicamp e da USP tem lesões cáusticas. Crianças saudáveis tornam-se doentes para o resto da vida quando, em um acidente doméstico, ingerem algum produto de limpeza a base de soda cáustica.

Presente no leite, esse risco varia de acordo com a quantidade ingerida do produto. Crianças pequenas são mais suscetíveis e podem ter lesões na boca, na pele, no trato respiratório e sistema digestivo (esôfago e estômago). A cicatrização de uma lesão causada por um produto como a soda cáustica pode evoluir para estenose (fechamento do esôfago) ou ao longo da vida para o câncer.

De uma maneira geral, substâncias tóxicas em pequenas doses diárias causam insônia, irritabilidade, alterações de humor, dificuldade de concentração e mesmo sensação de dormência ou formigamento. Alterações no sistema nervoso em geral se manifestam primeiro e podem provocar mudança de comportamento ou uma tendência maior a acidentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog