domingo, março 28, 2010

CONDENACÃO FORTALECE QUESTÃO ÉTICA

O julgamento do casal Nardoni e a sentenca final tiveram uma importância histórica. Por que? Por que motivo o assassinato da garotinha Isabella teria maior importância em um momento de grande violência contra as criancas e tantos outros assassinatos igualmente terríveis?

Porque este caso em especial tornou-se um símbolo de uma realidade que precisa urgentemente ser modificada. E isso envolve não apenas os abusos contra criancas, mas o disparate de uma série de outros abusos que levaram ao congestionamento do mecanismo de detencão e punicão dos criminosos.





A manutencão da prisão dos assassinos e a sentenca do julgamento do pai e da madrasta de Isabella Nardoni foi mais do que uma representacão de uma acão modelo, tanto dos peritos que surpreenderam com o trabalho de levantamento das provas, como do julgamento em si.

Esse caso representou tudo que o cidadão comum mais ansiava: recursos e acões que culminassem com a Justica, em um caso onde não havia dúvida da autoria do crime. As pessoas estão sufocadas pela impunidade,com a impressão de que o sistema não funciona ou funciona apenas parcialmente.

Saber que o castigo dificilmente acontecerá e que o crime é sem consequências estimula tanto o pedófilo, o assassino, quanto um estelionatário, um politico corrupto ou um ladrão de galinhas!

Talvez isso tenha facilitado a morte de Isabella. Cada vez mais pais, madrastas e padrastos e outros que tem a guarda de menores ultrapassam o limite de poder sobre as criancas dentro de casa, utilizando em alguns casos violência física e psicológica e em outros abusos diversos, inclusive de violência sexual.

São acões criminosas gravíssimas, mas de difícil comprovacão. No entanto quando o abuso ultrapassa os limites, muitas vezes a crianca é assassinada para eliminar acusacões futuras. A punicão é sempre incerta...

Isabella resumiu em seu sorriso todas as criancas que foram assassinadas e tornou-se filha de todas as pessoas que reconhecem o direito inviolável de uma crianca crescer com dignidade. Seus agressores vestiram a pele de todos aqueles que imaginam que poderão evitar qualquer punicão pelo fato de poder pagar a uma equipe de advogados ou por manter qualquer outro tipo de influência ou poder de grupos religiosos ou políticos!

Por tudo isso é possível entender a comemoracão popular quando o casal Nardoni, pai e madrasta de Isabella, foram condenados. Um euforia motivada pela tensão diária de uma sociedade que tem com o principal desafio restituir ao meio comum o senso de ética, de cidadania e de respeito à vida!


Um comentário:

  1. QUE DEUS DE EM DOBRO PRO PAI E PRA MADRASTA TUDO DE RUIM QUE ELES FIZERAM ESSE ANJO NDO PASSAR....

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog