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segunda-feira, junho 01, 2009
Seguro Além da Conta não paga consumidores
"(...)Há muitos anos cobrança do seguro da Bandeirante Energia veio automaticamente na conta de energia elétrica, sem a autorização do titular. Como reclamar não adiantou, aceitamos o seguro (...)Tantos anos depois o titular da conta faleceu e nossa familia reivindicou o prêmio prometido (...) estamos já há dois anos reclamando, enviando documentação que eles dizem que não chega mas da qual temos comprovante de Aviso de Recebimento (...) que fazer, processar?" (MC (SP)/ LPM (SP) e GR)
São muitas as reclamações contra a Bandeirante Energia e o motivo é muito simples: essa empresa raramente é punida, por maior que seja o estrago causado ao consumidor. Há muitos processos, mas a esmagadora maioria dos clientes acaba desistindo de enfrentar as muitas dores de cabeça e engole o prejuízo.
O problema de "engolir o prejuizo" é que ele se repete. Se estudarmos as reclamações dos usuários da Bandeirante Energia iremos observar que existe uma espécie de rotina de erros, que apenas são "consertados" de maneira individual, ainda que seja um dano claramente coletivo.
No caso do Seguro Além da Conta: mantenha a documentação e envie apenas cópias. Toda a documentação enviada deve ser registrada em AR (conforme você providenciou) e o documento do correio anexado a documentação (o AR permite saber quem recebeu e quando foi realizada a entrega)
Se utilizar e-mail para comunicar-se com o seguro ou com a Bandeirante Energia, salve essa comunicação, imprima seus e-mails e as respostas e anexe ao material de processo.
Marcos, não se esqueça de comunicar-se com a Ouvidoria da Bandeirante Energia. Não adianta perder tempo e paciência com a seguradora: o "Seguro Além da Conta" é cobrado junto com a conta da energia elétrica, divulgado através da Bandeirante Energia e, portanto, é ela quem deve responder ao cliente e responsabilizar-se pela demora no pagamento do seguro e pelos transtornos ocasionados pela demora.
Se ainda assim o seu seguro não for acionado, há duas vias para o processo: uma delas é a denúncia ao Ministério Público. A Bandeirante Energia é uma concessionária de um dos produtos mais importantes para a vida do cidadão, a energia elétrica, e não pode abusar desse poder! O seu problema, que parece particular, pode ser considerado coletivo.
Outra via é individual: procure um advogado e ingresse com o processo. Se preferir, pode também procurar um Tribunal de Causas Cíveis (Juizado Especial de Causas Cíveis), onde há possibilidade de processar a empresa sem o advogado. Muitas vezes, dependendo é claro da situação encontrada, é a melhor alternativa. Você vai ganhar uma quantia mais modesta no caso de danos morais, mas o processo é mais rápido.
Leia também:
http://leiamirna.blogspot.com/2009/05/onde-reclamar.html
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Boa Tarde
ResponderExcluirA situação de nossa familia é bem parecida.
Descobri por acaso em 2011 o pagamento do seguro alem da conta por meu pai desde 2001.
Como meu pai faleceu, liguei para o nº informado pela Bandeirante Energia para cancelar e requerer o valor do premio.
A atendente que me atendeu disse que a validade é de 05 anos após o falecimento para reivindicar.
Como está dentro do prazo, verifiquei a documentação exigida e o valor atual a ser recebido em virtude do sinistro ocorrido.
A atendente me informou o nº do meu protocolo e disse que em caso de Morte natural ,teria 12 contas de energia eletrica zeradas e auxlio funeral no valor de R$ 1.706,86.
O seguro foi cobrado mais uma vez e cancelado no mes seguinte conforme foi informado.
Em duvida ainda, como iria agir:
- requerer judicialmente o que foi pago automaticamente sem autorização do titular ou requerer o valor do sinistro junto a seguradora , diante de uma aparente maior rapidez para levantamento???
Demorei cerca de um mes e liguei novamente para confirmar qual era o valor a ser recebido.
A nova atendente me informou que em caso de morte natural só tinha direito as 12 contas de energia zeradas e o auxilio funeral só era recebido em caso de morte acidental.
Requeri o certificado do seguro e me foi informado que dentro de 30 dias receberia.
E me foi dito que o seguro . mediante o desconto na conta de energia já não existe mais.
Como saber qual seria a cobertura de direito, se receberá um certificado que nem mesmo foi assinado pelo titular na epoca e que nem contratou o seguro descontado desde 2001????????
O certificado poderá vir com o que convem a seguradora????.
Boa Tarde!
ResponderExcluirDevemos lembrar que por trás da oportunidade de se levar um produto mais barato, por uma falta de preço, há um preço, alguém será responsabilizado por tal falha, na maioria das vezes é aquele Pai de família que trabalha o mês inteiro para no final receber seu salario com desconto de produto que não tinha o preço,pois um consumidor ser humano infalível não aceitou levar pelo preço correto, e sim pelo equivoco de alguém que passa o dia todo ralando, este é o pais da falta de amor e respeito, pois se um politico roubar milhões, no final não da em nada, enquanto por causa de centavos, as pessoas vão para justiça.
Todavia, isso não significa que o consumidor possa levar uma vantagem considerada excessiva por conta do ocorrido. Vale ressaltar que a boa-fé objetiva, a transparência e o equilíbrio (princípios estabelecidos no CDC), guardadas as proporções, aplicam-se também ao consumidor. Espero ter ajudado! Abraços!
Roberto Costa
Eu pago esse seguro a muitos anos mais o contrato foi perdido como eu faço pra saber se ainda existe esse contrato.
ResponderExcluirPorque até hoje tão cobrando na conta de luz, só que agora é cpfl. Obrigado