quarta-feira, maio 23, 2007

Coragem e combate à corrupção sistêmica

Confusa a abordagem de alguns jornais, como o britânico Financial Times a respeito da "Operação Navalha" no Brasil. Contraria totalmente a realidade das investigações e explica porque os antigos governos brasileiros tiveram medo de autorizar o levantamento da corrupção!


Segundo o "Financial Times", o levantamento de corrupção no Brasil, como a Operação Navalha que levou à demissão do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, "provocou uma crescente indignação popular com a classe política num País "onde a frase 'rouba, mas faz' é comumente usada como sinal de aprovação".


O problema é a interpretação dúbia de que o país está em estado crítico em matéria de irregularidades. Indiretamente parece que as críticas desmerecem a ação de denúncia e punição, quando ela é investigada e levada ao público!


Permitir investigações de crimes de corrupção que existem históricamente e que estão entranhadas nos sistemas, é uma demonstração de força do governo brasileiro e exemplo ao mundo moderno, corroído por crimes que não estão sendo controlados pelos países, desenvolvidos ou não economica e politicamente!


Criticar a denúncia de crimes, tentando sugerir que eles são "recém-nascidos" do novo governo, é uma falácia que apenas demonstra a incapacidade da sociedade mundial em lidar com sua triste realidade de um sistema de favorecimentos e deturpações. São raros os países onde essa situação é quase uma exceção, em geral países europeus de pequeno porte. O que aconteceria se todos os grandes países tivessem coragem de "levantar o tapete" e limpar a corrupção enrustida no sistema? O Brasil, realmente, é um país singular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog