MIRNABLOG analisa os acontecimentos e discute as dúvidas com imparcialidade, respeitando a sua inteligência
domingo, setembro 10, 2006
uiahiuhaiuHAUIHAu!
“Gostaria de saber sua opinião sobre a linguagem usada pelos jovens nos sites de relacionamentos(...)isso pode influenciar e de certa maneira “matar” nosso português. Uma amiga minha, professora de português, acha que os jovens sabem distinguir como escrever no computador e numa redação. Eu acho que eles não têm discernimento para separar e vão misturar” (Carlos Alberto)
Carlos, você está falando do “internetês”, aquela linguagem esquisitíssima que parece ter surgido da necessidade dos internautas de “simplificar” a escrita na comunicação da Internet, mas que no final das contas parece que dá trabalho dobrado!
Quem são os criadores dessa "língua”? Os adolescentes, principalmente. Adultos se utilizam de abreviaturas para ganhar agilidade na escrita dos bate-papos. Algo assim como “onde é q vc foi ontem? N me venha c conversa”. O que não deixa de ser um atentado ao nosso bom português também (ou tb?)
Mas difícil mesmo – e certamente perigoso para a escrita e o entendimento da língua portuguesa – é o “idioma teen internetês”. Algo difícil de se reproduzir.
Vou tentar com um diálogo “simplificado”, fielmente reproduzido das páginas da nossa Internet:
- Boanoitii boong
- uiahiuhaiuHAUIHAu
- Jah disse soh vc naum fuça mais eh
- Soh pq ti add? Saiu?
- Sai kraio bunekoo naum
- nhaa bjao
- Maravilindo vc bjinhuns
Que língua é essa?
A questão é: esse tipo de linguagem é um risco para a qualidade da escrita correta, em bom português?
Não concordo com a idéia de que essa confusão de palavras seja inofensiva. Mesmo porque devemos lembrar que a qualidade na linguagem e na escrita depende de treino e aperfeiçoamento constante, dependendo de atenção e muita leitura.
Ora, a partir do momento que a leitura passa a acontecer com palavras completamente distorcidas, é óbvio que a escrita correta será prejudicada.
Para quem ainda não aprendeu a escrever direito e lê com extrema economia, a situação se torna mais grave. O “internetês” pode ser engraçado, mas acima de tudo é uma armadilha que pode custar aos seus adeptos um preço alto no futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sabe o que é pior? os ´´Aurélios´´ da vida acabam colocando nos dicionários para não perder ibope - (leia VENDA)
ResponderExcluire temos que engolir esse lixo,estamos voltando ao tempo do UGA...UGA... ARRIIIIIIII ÉGUA !!!!!!!