segunda-feira, dezembro 28, 2009

Reclamações do sistema Walmart

"Comprei pelo site da Walmart uma bicicleta infantil (...)Ao tentar montar a bicicleta no natal (dia 25 de dezembro último) vi que faltavam algumas peças de montagem e que o selim estava com defeito (a marca é Caloi). Não consegui atendimento em nenhum lugar para troca da bicicleta(...).Esse atendimento da Wallmart pelo telefone é absurdo (...)Posso devolver o produto e processar essa rede Wallmart?" (LCC - SP)

"Tive a péssima surpresa de constatar que a Wal Mart apenas vai fazer a troca do produto defeituoso após mandar uma tal de "equipe de logística" pegar o produto em dois dias úteis de espera e um retorno sem dia marcado (...) Devo entregar o produto que vai ser retirado em casa? E se nunca mais receber meu dinheiro e volta?" (MP - SP)




Comprar pela internet tem suas vantagens e riscos. Isso porque torna-se muito mais difícil reivindicar os direitos quando a compra foi efetuada dessa forma. Uma maneira de levantar se as vendas de determinado site são realmente precisas e não causarão problemas é investigar na própria internet. Neste caso é só acessar "reclamações" contra o site onde você pretende comprar. Se encontrar o registro de muitas reclamações, convém tomar cuidado, mesmo com um preço atrativo.

No seu caso especifico, a compra de uma bicicleta, a recomendação é a seguinte: registre imediatamente queixa do produto, se possível no Procon ou remeta por escrito a reclamação à Walmart e à Caloi. Mesmo que o prazo seja de sete dias para a devolução, neste caso, quando a bicicleta foi comprada para ser montada apenas no Natal, o prazo é discutível (não se resumirá simplesmente à data da nota fiscal).

Caso não pretenda devolver, você tem o direito de trocar o produto por outro que não apresente qualquer defeito. Promoções de preços não significam que você tenha de aceitar um produto de menor qualidade ou adulterado.

Lembre-se que as grandes redes criam normas próprias para administrar suas vendas e seu atendimento ao consumidor, mas isso não pode contrariar as leis que regulam o Código dos Direitos do Consumidor.

É comum atendentes do Sac- Serviço de Atendimento ao Cliente- utilizar argumentos que protegem a empresa faltante em detrimento do cliente. Verifique se há fundamento legal em suas afirmações.

Basicamente eis os seus direitos:

1- Devolução do produto no prazo de sete dias úteis (no caso, como as compras de Natal são feitas antecipadamente, pode haver má fé do vendedor negando a troca. No entanto é preciso considerar o natal como data especial, o que torna discutível a contagem do prazo para devolução de um produto)

2- Troca do produto por trinta dias ( muitos produtos apresentam defeito após esse prazo. No caso, dependendo do problema, o fabricante deve oferecer alternativa para que o consumidor não fique prejudicado)

3- Atendimento imediato Isso quer dizer que a partir da reclamação do consumidor, o vendedor deve providenciar a troca ou evolução de imediato. Algumas lojas - como no caso deste site da Wall-mart, conforme a denúncia, impõe prazos para resolver o problema. Isso pode significar perda para o cliente, que perante a lei depende de prazos para efetuar trocas e devoluções. Exija reparação imediata ou compromisso por escrito dessa ação caso seja posterior!

Guarde todas as notas fiscais, prefira comunicar-se por escrito e mantenha a cópia ou mantenha testemunhas nos acordos verbais.


No caso da retirada do produto pela citada "equipe de logística" da Walmart, exija que isso fique registrado, enviando inclusive fax ou e-mail à Wall Mart para garantir a ciência da rede, além de que fique claro a troca: no momento da retirada do produto defeituoso, a loja deverá substitui-lo de imediato por outro em condições perfeitas. Não há argumentos para retirada do produto sem que outro seja reposto imediatamente!

Um comentário:

  1. No dia 09/11 (terça-feira) comprei um Notebook através do site do Walmart. A data de entrega seria dia 12/11 (sexta-feira).
    Pelo rastreamento, no dia 10/11 (quarta-feira) o Walmart entregou o produto para a transportadora.
    Dia 12/11 às 18:30hs o atendente do chat Marcio Roberto Abranches Silva confirmou que o produto seria entregue ainda no dia 12/11 até as 21:00hs.
    Hoje é dia 13/11 (13:40hs) e o produto não foi entregue (sequer entraram em contato comigo).
    Entrei em contato online com a atendente Suellen Aparecida Vieira e fui tratado como um mero número de protocolo.

    Para refletir... (vão somando os dias)

    - Se o seu produto não foi entregue, você pode reclamar, mas terá que aguardar até 2 dias úteis para que o Walmart entre em contato com você. Como segunda é feriado, só na quarta 17/11.
    - Essa atendente me informou que, para cancelar um pedido, você deve aguardar que o produto seja entregue, e então recusá-lo (ninguém sabe quando isso poderá ocorrer.. X dias úteis a critério do Walmart).
    - Uma vez recusado, o produto retornará ao Centro de Distribuição (Y dias úteis) e passará por uma análise de até 3 dias úteis.
    - Após essa análise, o setor financeiro tem até 8 dias úteis para solicitar o estorno do valor pago para a administradora do seu cartão de crédito.
    - Os valores poderão aparecer em duas faturas subsequêntes, e a administradora de crédito terá até 10 dias úteis para reconhecer o valor estornado.
    - Resumindo: 2 + X + Y + 3 + 8 + 10 = 23 + X + Y = algo em torno de 1 mês. O que é feito do meu dinheiro nesse meio tempo?
    - Bem, independentemente disso, a questão é que não sou abastado e, se eu quisésse comprar o mesmo produto em outra loja não teria como fazê-lo, pois meu dinheiro estaria nas mãos do Walmart.

    Outras questões a refletir...
    - O site não informa e nem dá acesso a quaisquer informações a respeito de cancelamento. Se quiser cancelar o pedido terá que descobrir por si mesmo o caminho das pedras. Isso não fere o CDC?
    - A garantia dos produtos começa a contar a partir da emissão da NF, e não da entrega da mercadoria. Ou seja, se te entregarem com um mês de atraso, terás somente 11 meses de garantia num produto vendido com garantia de 1 ano.
    - O chat online não permite nenhum tipo de gravação das conversas (nem um mero "copiar"/"colar"). Se quiser gravar o seu atendimento, terá que usar algum software externo.
    - Para entrar com um processo no juizado de pequenas causas, terei que esperar até terça-feira e me incomodar um bocado.

    No fim, algo que era prá ser prazeroso, tornou-se um tormento pela falta de compromisso, de ética e de respeito de uma loja para com os seus clientes. Certamente, nunca mais, mas nunca mais mesmo, comprarei nada desse Walmart. Além do que, divulgarei aos 7 ventos o desrespeito desta loja para com os consumidores. Sou um cidadão, cumpro meus deveres e quero meus direitos respeitados.

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