segunda-feira, julho 16, 2007

Vaias e vaias







Todos vaiamos! Todos somos vaiados! Por isso é difícil entender porque tamanha surpresa com as vaias na abertura dos Jogos Panamericanos!
Vaiar é a coisa mais comum do mundo, seja combinada, seja orquestrada, seja naturalmente extraida da multidão por razões muitas vezes misteriosas.

Mas o mais interessante é que as vaias são tão fúteis e transitórias quanto as dores de cotovelo e as artimanhas políticas.

Ninguém gosta de ser vaiado, é verdade. Quando Fernando Henrique Cardoso foi vigorosamente vaiado na abertura do desfile do dia 7 de Setembro, em 1999, também fez "bico" e transtornou-se, indignado.
Aproveitou para fazer uma crítica indireta à igreja e a iniciativa da CNBB com o "Grito dos Excluídos", chateando-se com os protestos contra governo a a pressão por mudanças na política econômica .

Houve uma corrida para uma manifestação de apoio ao presidente, organizada sabem por quem?
Pelo governador Joaquim Roriz (PMDB-DF) , o que não impediu os protestos. FHC foi vaiado monumentalmente ao chegar (9h05) ao desfile e ao sair (10h45). Roriz convocou servidores do governo local para engrossar uma manifestação de apoio a FHC, mas acabou sendo o único aplaudido.

Coisas da política! Um dia a vaia vai para um, outro dia para outro. A do presidente Lula, nos Jogos, foi até bem fraquinha. FHC sofreu vaia monumental!
Política é política e a memória popular é absolutamente inexistente. Por isso os políticos não se preocupam com contradições. Ninguém vai lembrar mesmo!

Aliás, esquecido das vaias monumentais já sofridas, o ex-presidente FHC teve coragem de dar uma entrevista afirmando que " Lula precisa ter mais humildade, e não deve ser arrogante"! Ele sabe o quanto dói ser vaiado!

Fazer o que? Política tem suas incongruências e inconsequências. Talvez a culpa seja da amnésia do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog