quinta-feira, novembro 09, 2006

EU QUERO É XINGAR!


Ofensas gratuitas, xingamentos e muita agressividade.
Estes fatores estão se tornando comuns na comunicação cibernética. Embora mais de 60 por cento dos brasileiros ainda não tenham acesso à internet, o comportamento de internautas que transformam chats, fóruns e sites de relacionamentos como Orkut e Gazzag em "quartos de despejo", serve bem de termômetro para avaliar o nível de tensão popular.

"É uma minoria, mas essa gente invade os tópicos nas comunidades e enchem o saco", reclama Alexandro, usuário do Orkut. Ele critica o fato das pessoas que querem "melar" as conversas e diálogos usarem identidade falsa - ou fake, na linguagem local - e terem como único objetivo a invasão de espaços para xingar e ofender.

A porcentagem de usuários que usam a identidade real nos sites no entanto é pequena. "Eu uso identidade fake, mas não ajo de forma irregular, não xingo ninguém e mantenho a minha dignidade, apenas não assumo minha identidade por completo por uma questão de segurança", afirma "Descartes", estudante, que integra algumas das inúmeras comunidades que tem como tema principal de discussão a Filosofia.

"Frequento as comunidades para discutir e aprender, não para encher o saco dos outros, nem para descarregar minhas neuras" afirma ele. E ainda arrisca um palpite a respeito dos "fakes" agressivos. "Como eles não tem dinheiro para pagar um psiquiatra, ficam descarregando seus desequilibrios na Internet"...

"A coisa as vezes fica feia mesmo " confirma Marcello Santiago, internauta há mais de cinco anos, "Tem gente de uma violência verbal que assusta! Essa gente não quer interagir ou conversar sobre algum tema, profissional ou pessoal, quer apenas brigar. Descarregar eu acho".

Para ele essas pessoas são desajustadas no dia a dia. "Ou ficam fechadas em um escritório remoendo raiva, ou são dessas que brigam no trânsito" arrisca ele.

Seja como for e pelos motivos que forem, a presença da agressividade na Internet é uma realidade. A principio, depreende-se que o mundo virtual digere bem esse tipo de usuário. Não é porém a opinião de muitos internautas: o mundo virtual é profundamente emocional e os acontecimentos repercutem de maneira positiva ou negativa.

"Na minha opinião os moderadores de comunidades deveriam expulsar aqueles que abusam e limpar um pouco o espaço" arrisca Alexandro. Segundo ainda Marcello, frequentador do Orkut, as comunidades mais violentas são as que envolvem temas politicos. "São campeãs de fakes, a maioria encomendados", afirma, sugerindo que a distorção é proposital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog