quinta-feira, outubro 19, 2023

Guerras e a fúria do domínio

 "Uma guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem"... e que momentaneamente não se massacram por unir-se em objetivo comum de dominar o poder!

Eis aí um bom resumo sobre o que significam as inúmeras guerras que vivemos hoje no planeta. É claro que uma guerra não se faz apenas entre povos que se confrontam, mas também pela aniquilação disfarçada e lenta do domínio de setores essenciais à vida, como a água por exemplo. Ou o alimento, que pode ser envenenado em sua cultura para propiciar doenças, ou medicamentos adulterados, etc, etc, etc.

Mas vamos falar das guerras de confronto, como as guerras mundiais do século passado, a guerra do Vietnam e as centenas de outras no século XX. Que curiosamente  foram combatidas e os vencedores acabaram criando força para guerras futuras. 

Um exemplo dolorido é a guerra entre o governo sionista de Israel e o mundo árabe, a partir da Palestina. A Palestina vivia tempos de paz, enquanto os assentamentos  judeus estimulados pelo sionismo por volta de 1900 foram recebidos com relativa tolerância pelos palestinos. Mas quando a Inglaterra e os EUA se esforçaram para dividir a Palestina contra a vontade dos palestinos, criando ao final da segunda guerra a ONU e "legalizando" a ocupação desse território, abriu espaço para um futuro sangrento.

O problema não foi somente a divisão das terras palestinas, mas o constante avanço dos governos sionistas de Israel sobre as áreas palestinas, desrespeitando até o acordo da ONU. O povo palestino foi sendo espremido cada vez mais para a faixa de Gaza e Jerusalém, que no acordo de ocupação foi sacramentado como território neutro, pertencente a palestinos e judeus, passou a ser reivindicado pelos sionistas.

É preciso deixar bem claro que judeus e sionistas são coisas diferentes. Judaísmo é uma religião, que independe de espaço para ser adotada. Há judeus no mundo todo. Já o sionismo é um movimento político e um sionista não é necessariamente judeu. O presidente dos EUA, Biden, revelou ser sionista, embora não seja judeu.

Pois bem, de qualquer forma, foi o avanço de Israel sobre a Palestina o que alertou o povo árabe. A população palestina foi sendo obrigada a recuar até Gaza, perdendo as terras mais férteis. Mas até então o mundo não percebeu uma estratégia sionista macabra: setores de Gaza foram sendo ocupados também por assentamentos israelenses, transformando-se em cidades, e as fronteiras de Gaza com outros países, como Líbano e  Egito, foram dominadas. 

Hoje 2 milhões palestinos espremidos na faixa de Gaza, não tem como fugir dos bombardeios e do treinado exército sionista, um dos melhores do mundo, fortalecido pelos EUA e outros países. Não tem como sair! Israel nega o direito a um corredor humanitário, apoiado pelos EUA, que usou o poder de veto na ONU para recusar a ajuda humanitária proposta pelo Brasil. Podemos e devemos perguntar o motivo. Afinal se é o  Hamas o alvo de Israel e de seu poderio bélico, os civis deveriam ser retirados. Ou a faixa de Gaza será transformada em um enorme cemitério, sem seus habitantes palestinos!

Sem saída, sem água e sem comida (o governo sionista de Israel impede a subsistência) a população de Gaza corre o risco de ser exterminada. É essa possibilidade que está transtornando o mundo! Sob alegação de ser atacada, Israel pretende destruir toda a faixa de Gaza, o último resquício do povo palestino. 

2 comentários:

  1. The intercept mostra o documentário "The lobby".
    DOCUMENTÁRIO MOSTRA PERSEGUIÇÃO DE ISRAEL A ATIVISTAS PRÓ-PALESTINA NOS EUA – ESTRATÉGIA REPLICADA AGORA NO BRASIL
    'The Lobby — USA' expõe as atividades da Canary Mission, um grupo sigiloso pró-Israel que faz caça às bruxas contra simpatizantes da causa palestina.

    ResponderExcluir
  2. "Ações do governo de extrema direita de Netanyahu contra palestinos foram estopim de ataques do Hamas
    Especialistas em relações internacionais apontam violência e propostas de anexação de territórios no cerne do conflito". Essa publicação resume bem a guerra.

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog