quarta-feira, janeiro 21, 2026

A DIREITA QUE ESCORREGA PARA O NEONAZISMO

 Quem disser que a extrema direita é feita de "mileis", "salazares" ou "trumps" está distraído. Esses são apenas laranjinhas do poder que ameaça democracias e a sobrevivência futura.

O que é extrema direita ou ultra direita? Uma denominação de um poder que pretende centralizar e tornar o mundo submisso em seu potencial humano, político, econômico.


Mas por trás das ações desse extremismo perigoso, que não respeita soberanias ou a humanidade, há um potencial financeiro que foi criado ao longo de séculos e que atingiu uma absurda concentração durante as guerras do século XX e recentes, com o domínio da inteligência artificial.


Aí você pergunta: ora, ora, isso não seria teoria da conspiração? Essa mania de tentar explicar fatos adversos como sendo causados por grupos secretos como sionistas ou marcianos, ou reptilianos, etc e tal?


Bem, muita gente que se corrompe e morde a própria cauda integrando grupos extremistas, eugenistas, xenofóbicos, racistas, que alimentam a tese da supremacia racial e apoiam o controle genético, nem sabe direito onde está se metendo.


João Klug, um estudioso da História Social, define o neonazismo como "o velho nazismo acondicionado" aos novos tempos. E isso encontra lógica na maneira que a extrema direita opera, em seus slogans e na sedução programada de pessoas, jovens ou não, que tem baixa autocrítica e diferentes graus de psicopatia.


Mas o que ou quem coordena essas ações que "lavam" a capacidade cognitiva e tornam pessoas que seriam razoavelmente pacíficas em uma sociedade ética, tornando-as violentas e imunes aos bom senso?

Calcula-se que em São Paulo haja mais de cem células neonazistas, segundo estudos realizados pela pesquisadora Adriana Dias.

Mas o lugar onde há mais grupos, proporcionalmente, considerando a quantidade de habitantes, é em Santa Catarina.


A explicação para isso remonta ao final da segunda guerra, quando nazistas que anteciparam a derrota em 1945 evadiram-se para os EUA e América do Sul, na Argentina e no sul do Brasil. Incluindo carrascos como Franz Stangl e Josef Mengele, o "anjo da morte" de Auschwitz.


Portanto é fato de que a extrema direita é uma realidade perigosa e avança no mundo todo, independente das loucuras de Trump, que fez com o sionismo americano deixasse os bastidores para o palco global.

quinta-feira, janeiro 15, 2026

A EXTREMA DIREITA NUA E CRUA

 É assustador acompanhar o crescimento da violência da extrema direita dos EUA e Israel.

Por que, se isso sempre aconteceu? Afinal os EUA sempre tiveram um perfil invasor e colonialista e Israel repetiu a prática desde que conseguiu a primeira área na Palestina.

O que mais assusta é que a política sionista não esconde mais a violência, não tenta argumentar ou justificar, não mostra preocupação em dar algum ar de legalidade à sua ação criminosa.
A extrema direita, com Trump, quer mesmo é desafiar o mundo, como se já tivesse autorização do destino para imperar acima do bem ou do mal!

Aí você percebe que essa extrema direita, o neonazismo descarado, o sionismo violento, resolveram que "vai ou racha". Vai porque intimida todos os países, invadindo nações de menor ou nenhum poder bélico.

Afinal, o Sionismo tem nas mãos as big tech, a maior arma de manipulação e espionagem do planeta, com poder de interferir também na maioria dos ataques bélicos.

Por isso as figuras colocadas à frente, como Trump no caso dos EUA, seguem "comendo pelas beiradas", desestruturando os países árabes e invadindo "discretamente" países, como a Venezuela no absurdo sequestro de Maduro. De maneira confiante, considerando que essa estratégia não dará motivo suficiente para o poderia bélico da China, Rússia, Índia e Coreia do Norte ser acionado, apenas ficar de prontidão caso pisem nos seus respectivos calos.

Mas o mundo pode ficar tranquilo com essa estratégia que destrói soberanias evitando uma guerra perigosa com as grandes potências?

Parece óbvio que não! Porque pisar de leve nos calos dos grandes não resulta em resposta imediata, mas não evita o perigo de uma guerra futura. A infiltração de agentes da inteligência, seja CIA, seja Mossad, como no caso do Irã, para criar o caos, indica que não há como permitir esse avanço sobre os países árabes e a América Latina, sem pagar um preço altíssimo para o mundo, incluindo as grandes potências.

Ao tentar dominar e invadir países através da derrubada de democracias com golpes para exercer controle ou simplesmente assassinar ou sequestrar lideranças para impor condições, os EUA e Israel (Trump age juntamente com Netanyahu e mercenários sionistas) apostam que as grandes potências não vão arriscar uma guerra nuclear que não só destruirá a economia mundial, como a sobrevivência de todo o planeta, a curto ou longo prazo, dependendo do poder dos ataques.

Por isso é assustadora a confiança dessa extrema direita que resolveu despir o falso véu de democrática.

terça-feira, janeiro 06, 2026

A ONU SEM PODER DAS NAÇÕES UNIDAS

 Todos sabemos que a ONU ou Organização das Nações Unidas, foi uma criação dos EUA e parceiros, como o Reino Unido, em 1945, logo após a investida do exército russo enfraquecer o nazismo na Alemanha e levar à vitória dos aliados.

Para que serve a ONU? Ou melhor, a quem serve a ONU...Obviamente sua criação foi baseada na necessidade de uma democrática participação mundial para manter a paz e a segurança internacional. 

Mas a representatividade nas cadeiras com direito ao voto foi parcial! Os 51 países membros foram limitados por cinco membros do Conselho permanente, encabeçado pelos EUA, França, Reino Unido, Rússia e China. Apenas esses tem direito ao veto e os EUA utilizam seu poder de veto à vontade. 

Em 1947 a ONU aprovou a partilha da Palestina. Os judeus e os  sionistas, claro, aceitaram a oferta, mas os árabes não acharam certo ceder suas terras nessa decisão externa. A partir desse momento, o papel da ONU começou a ser observado pelo mundo e a pergunta surgiu: quem manda na ONU?

Neste momento de grande tensão mundial, quando os EUA  (e seu  porta-voz) presidente Trump ameaçam invadir soberanias sob argumentos abusivos, a limitação da Organização das Nações Unidas fica óbvia. Sua estrutura de poder de voto e de vetos não tem representatividade internacional. Os membros podem opinar, discursar e votar, mas os países não tem força para impedir os interesses norte-americanos. 


segunda-feira, janeiro 05, 2026

INVASÃO, SEQUESTRO E ASSASSINATOS, A SAGA DOS EUA NA VENEZUELA

Os EUA tentam se impor através do medo e da humilhação de líderes de países que se recusam a ser comandados por interesses externos. É uma espécie de "lição" que evidencia a ameaça a todos que se recusarem a ajoelha-se diante de suas vontades econômicas e políticas.

Isso não é novidade. Mas a exposição clara de suas ações é inédita!

Os grupos de poder extremista sediados principalmente nos EUA, que atuaram no último século financiando o poder cultural e domínio da mídia para comandar a economia mundial e criar o maior poder bélico do planeta, agora, diante da perda de influência no mundo global, abrem o jogo para invadir abertamente a América Latina.

A pergunta é: por que o mundo que depende do livre comércio e da ética internacional parece reticente  em obrigar um recuo dos interesses nocivos dos EUA?

Talvez porque a estratégia tenha sido justamente "comer pelas beiradas", ou seja, os EUA implantaram ao longo do tempo invasões diretas e indiretas (beneficiando-se de golpes de Estado e criando maiorias da extrema direita em ambiente legislativo dos países) e paulatinamente foram neutralizando oposições.

Não fez ainda "guerra aberta", como no caso do Oriente Médio desde que instalou Israel e o regime sionista na Palestina. Utilizou uma guerra de bastidores, como cupins roendo silenciosamente as soberanias.

Por esse motivo a  "sinceridade" trumpista adotada no momento surpreendeu o mundo. Literalmente, os EUA abriram o jogo ao realizar o burlesco sequestro de Nicolás Maduro e de sua esposa, surpreendidos enquanto dormiam no quarto pelas "forças especiais" (como se essa especialidade justificasse a  violência e o crime de invasão) em uma ação marginal que assassinou friamente pessoas que faziam a segurança do presidente venezuelano e de civis que estavam próximos a "explosões estratégicas" em Caracas, Miranda, Aragua e La Guaira.

Para coroar o seu poder imenso diante do mundo, os EUA carregaram Maduro de correntes e algemas, cobrindo seus olhos e cabeça com um saco preto (quee dizem por aí ser um boné do mickey mouse...) e espalharam as fotos do presidente venezuelano dominado pelo imperialismo americano.

O que também não é novidade. Outros líderes que se atreveram a desobedecer as ordens dos EUA na exploração de recursos naturais de seus países, também foram submetidos à humilhação pública, que já é uma ameaça aos outros países.

A Venezuela foi a vítima desta vez porque, como o próprio Trump declarou, não cedeu as suas reservas de petróleo (a maior do planeta) aos interesses corporativos dos poderosos grupos dos EUA.

Quem será a próxima vítima?  

Aparentemente toda a América Latina está na mira e utilizar metáforas ou diplomacia não devem surtir efeito para impedir a fúria conquistadora da extrema direita ou do sionismo no mundo. Grosseiramente falando, os EUA querem toda a América Latina sob seu domínio nos bastidores, em uma democracia relativa e uma farsa da livre soberania. Na mira estão países como o México, Colômbia, Cuba e também o Brasil, com suas  reservas hídricas, minerais e naturais que fazem inveja ao resto do mundo.

É bom lembrar que os EUA já contam com líderes da extrema direita na Argentina, Uruguai, Equador e Chile.

O que vai acontecer  com a democracia brasileira com esta ameaça dos EUA?

sábado, janeiro 03, 2026

MOCINHOS E BANDIDOS EM TERRAS SEM LEIS

 Os EUA de Trump quer ser temido pelo mundo?

Como não temer a ausência da ética e do respeito, que permite invadir um país sorrateiramente e sequestrar um governante?

Não é possível aceitar uma ação que vem se repetindo perigosamente. A invasão de países com ou sem guerra aberta é condenável.

EUA e Israel tem a mesma linha de ação. O regime sionista de Israel cria justificativas para invadir países do mundo árabe, enquanto os EUA criam atritos na Europa, com uma desastrada interferência na Ucrânia, e investe contra a América Latina, mirando a Venezuela e suas riquezas minerais, enquanto tenta limitar a autonomia de toda América do Sul!

Existe outra leitura de todos os acontecimentos registrados?

quarta-feira, dezembro 10, 2025

SEM SENSO CRÍTICO E CONHECIMENTO, JOVENS SÃO MANIPULADOS PELA EXTREMA DIREITA

 Para pensar e constatar:

Políticos jovens e inexperientes, mas de caráter fraco, são treinados pela extrema direita para integrar o que parece ser um projeto para retornar o poder da velha oligarquia, criando desinformação nas redes e conturbando as ações de políticos sérios e comprometidos com a democracia!

Como assim, projeto?

O mesmo que sempre foi feito pela extrema direita no mundo, incluindo a política de desinformação do nazismo na Alemanha!

Durante o nazismo a imprensa foi dominada e curvada à censura, os jovens foram encaminhados para escolas que realizavam verdadeira lavagem cerebral (a juventude hitlerista denunciava até os próprios pais que não concordavam com a ditadura de Hitler) e a população era mantida à margem da realidade ou enviada para a morte em prisões e campos de concentração.

No pós guerra mundial e até hoje, os jovens são submetidos à lavagem cerebral nas redes sociais, sem conhecer nada de história ou política com a precarização do ensino embutido em um currículo que interessa ao sistema e aprendem que a terra é plana...

Como podemos ver, ao longo da história a política da extrema direita, que concentra o poder em um sistema dominado pela mesma mentalidade de sempre, conservadora (não no sentido de preservar valores, mas de dominação política imperialista) e cruel, que planta o caos para ganhar espaço, é como um vírus perigoso que age nas entranhas da sociedade mundial.

O que temos no Brasil é isso, grupos de poder que são ligados a crimes financeiros e danos ao país, a serviço de interesses externos, e que se consideram acima da lei e da ordem, ferindo até cláusulas pétreas da Constituição Brasileira e pretendendo tornar o Poder Legislativo, criado para defender os interesses do cidadão e do país, em uma poder absoluto e destruidor da soberania do Brasil!

terça-feira, novembro 04, 2025

TORTURA, ESTUPRO E MORTE NAS PRISÕES ISRAELENSES

Yifat Tomer-Yeroushalmi, uma procuradora israelense, foi presa porque denunciou a tortura,, estupro coletivo e a morte de um jovem prisioneiro palestino.
Veja bem, essa procuradora cumpriu com sua função. E foi presa porque teria levado ao indiciamento de cinco reservistas israelenses.

Se observarmos com atenção, esse tipo de ação, que vem sendo denunciado há muitos anos por sobreviventes das prisões israelenses e por palestinos na Faixa de Gaza (estupro e morte são relatados como ação comum do exercito sionista de Israel), é de certa forma sublimado pelo mundo, incluindo os EUA.

Em qualquer país, tortura e morte ou um estupro, deve ser objeto de investigação e prisão do responsável ou responsáveis.
Mas não em Gaza, onde não existem leis de proteção aos palestinos e total aceitação dos crimes cometidos contra eles.

O sionismo age como se negar as evidências (negar e negar é tipico da extrema direita) apagasse os crimes. E de certa forma tem razão, porque os países "esquecem" com facilidade a gravidade desses acontecimentos, que parecem ficção. Mas são realidade e podem, em breve, entrar em soberanias alheias.
O que acontece no Brasil, com políticos massacrando civis em nome da justiça e pedindo que os EUA "bombardeiem a Baia da Guanabara", não é diferente do que acontece em Gaza há décadas, desde o final dos anos 1940.
Começa assim. Com um argumento de caça ao terrorismo.

quarta-feira, outubro 29, 2025

TRÁFICO, DROGAS E O ENTORPECIMENTO POLÍTICO

 A quantidade de pessoas mortas na chacina que resultou da "operação contra o tráfico" de Castro, governador do Rio de Janeiro, ainda não está computada. mas já se sabe que não foram 64 mortes, mas mais de uma centena.

A pergunta é a seguinte: por que?
Qual a justificativa para esse tipo de operação que mata sem levar a resultado algum?
Quem são as pessoas que foram mortas?
As drogas recolhidas significam o controle do tráfico?

Nesse ponto somos todos obrigados a reconhecer que foi uma operação política.

Ora, enquanto os EUA matam também sem real identificação de responsáveis, embarcações no mar próximas à Venezuela sob alegação de caça ao tráfico, o Flavio Bolsonaro conclama que a Baia da Guanabara seja também alvo de bombardeios e em seguida o governador do RJ Claudio Castro, também do partido Liberal ou PL, libera uma operação desastrosa de "caça ao tráfico", assassinando pessoas durante todo o dia de ontem na "Operação Contenção".

Um tipo de ação quase secreta, que sequer foi comunicada ao governo federal.

O Rio de Janeiro é uma espécie de criadouro do tráfico de drogas, mas o poder que alimenta há décadas esse sistema não mora nas favelas. Quem mora nas favelas é a população pobre, sem recursos para morar em outro espaço, e é justamente esse aglomerado social que foi escolhidos pelo tráfico. Trabalhadores e suas famílias acabam sendo usados como escudo do tráfico.

Essa situação é antiga. Não é nova. Novo é o fato do brasileiro acordar para a realidade de que existe um movimento da extrema direita que se beneficia desse sistema.

Uma extrema direita que está perdendo espaço político e risco de real planejamento para combater o tráfico com a seriedade do governo Lula, que de fato está conseguindo reequilibrar a sociedade aos poucos, sendo constantemente combatido principalmente por exigir transparência e legalidade nas operações financeiras.
Ou seja, "jogar bombas" na Baia da Guanabara não acaba com o poder do tráfico e da criminalidade, da corrupção e dos cartéis.

sexta-feira, outubro 17, 2025

O INSUSTENTÁVEL PESO DE TRUMP

 Qual é a de Trump e do poder político dos EUA, quando assume publicamente que a CIA conspira contra governos e favorece golpes de Estado ou que "vai matar", como no caso das ameaças contra o Hamas?

Que coisa impressionante! Em meio às análises e pitacos, fica claro que os EUA sempre fizeram isso, mas disfarçadamente. Agora nem disfarçam mais crimes contra soberanias e assassinatos?
Uma coisa é certa: não é um bom sinal para o mundo. Crescer como poder de vida e morte sobre o resto do globo não vai impedir a queda vertiginosa da economia dos EUA.

quarta-feira, setembro 17, 2025

UM OLIMPO PARA BANDIDOS NO CONGRESSO

 Como é que é?

Quer dizer que desejam transformar nosso Congresso Nacional, e em tabela as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em um verdadeiro "Olimpo", uma morada de deuses que podem deter o privilégio de criar leis próprias e punições ao sabor de interesses particulares?

Estamos falando da tal PEC da Blindagem

Esses candidatos a poder divino absoluto são deputados que aprovaram um projeto que pode tornar o Congresso Nacional um escudos protetor de todos os tipos de crimes, inclusive de assassinato ou pedofilia, crimes gravíssimos.

Como? O texto base da proposta de emenda à Constituição quer impedir parlamentares de sofrer processos criminais. Ou seja, é um escudo protetor para qualquer ação nefasta e criminosa, porque impede a Justiça de agir se o sujeito ocupar uma cadeira legislativa...

Parece maluquice? Bizarrice? Ditatorialismo satânico?

Mas é assim que 353 deputados, a maioria do PL ou Partido Liberal, pensam e que querem impor. Por que? Pois é, eis aí uma boa pergunta. Talvez porque tenham medo do resultado de serem responsabilizados por crimes, depois que o Poder Judiciário atuou corretamente e eticamente na condenação de militares e outros pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

Com esse projeto de blindagem absurdo, nosso Congresso poderá conter, no futuro, apenas bandidos, ligados a mafias, drogas e corruptos que permitam tornar o Brasil presa fácil de interferência de outros países.

Nesse caso, o Brasil não seria dos brasileiros, certo?


segunda-feira, setembro 15, 2025

EXTREMA DIREITA VERSUS DEMOCRACIAS

 A esta altura dos fatos podemos esperar novas investidas a extrema direita em todo mundo, inclusive no Brasil, onde a Justiça condenou criminosos como Bolsonaro e o presidente Lula reafirmou a democracia e defesa da soberania brasileira.

Por aqui, certamente, a extrema direita vestirá a roupagem de "centro", tentando criar uma polarização "de extremos" e se autointitulando de "equilibrada" ou "defensora de ambos os lados"...

Como se democracia de um lado e extrema direita de outro fosse "polarização ideológica" e não um jogo de poder da direita para enfraquecer os países e colonizar seu potencial.


Logo veremos a "nova imagem" da extrema direita maquiada de "liberdade" na tentativa de reduzir o papel do Estado e tornar as populações reféns da centralização do poder externo.

A intenção portanto será reduzir a importância de um governo forte e defensor da soberania e aumentar o poder um um Congresso composto de atores manipulados.

É certamente este o cenário que virá em 2026...

segunda-feira, setembro 08, 2025

COMO MASTIGAR A SOBERANIA DE UM PAÍS

 A extrema direita aqui no Brasil, formada por bolsonaristas e boa parte do chamado "centrão", conseguiu convencer parte dos brasileiros graças aos artifícios da política de golpes de Estado sucessivos, o mais recente em 2016, o chamado "golpe branco" do Congresso, que causou o impeachment da presidente Dilma Rousseff logo após a vitória nas urnas em seu segundo mandato. 

Escondidos na penumbra do Congresso Nacional, os golpes que antes miravam a figura presidencial e depois apostaram na dominação do Legislativo,  tiveram nos bastidores comandos externos.

Há décadas no controle da mídia e da Educação, que suprimiu ou deturpou parte da história política do Brasil, essa interferência na política do país tomou posse também da doutrinação religiosa, com a multiplicação de igrejas evangélicas. E isso porque a legislação permite grande facilidade na criação de igrejas. Qualquer um pode ser pastor ou pastora. 

Com o agravamento da condição social do brasileiro nas décadas que se seguiram ao golpe de 1964, pessoas desesperadas pelo ambiente criado pelo próprio sistema foram doutrinadas facilmente na mentalidade de um poder centralizado e na ausência do senso crítico, já que os pastores insistem para que suas ovelhas não pensem e "deixem o julgamento e o destino para Cristo".  

É graças a isso, ausência de capacidade crítica, que a comemoração da Independência do Brasil neste 7 de setembro contou com um cena extremamente bizarra na avenida Paulista, em São Paulo, onde um governador, Tarcísio de Freitas, discursou berrando pela anistia de criminosos, diante de uma multidão que foi muito bem treinada para esticar uma bandeira gigante dos EUA, Estados Unidos da América do Norte.

Foi uma cena absurda, que mostra o desespero da extrema direita diante do fortalecimento da democracia brasileira.

Receita de bolo da extrema direita no mundo é essa mesma: desestabilizar, criar caos e confusão e fragilizar populações. Depois que o bolo crescer, usar a faca e o garfo para mastigar a soberania dos países (Mirna Monteiro)


sexta-feira, setembro 05, 2025

REFRESCANDO A MEMÓRIA

 O genocídio em Gaza e a destruição da Palestina não aconteceu por causa de alguma ação do Hamas no festival de musica realizado em Israel em 2023. Isso vem sendo previsto desde 1947, quando uma ONU presidida pelos EUA entregou parte da Palestina ao sionismo para a criação de um Estado judeu.

Ao longo de décadas a destruição foi prevista.

" Do ponto de vista dos EUA, as negociações são, com efeito, um caminho para Israel continuar a sua politica de tomar sistematicamente tudo o que quiser na Cisjordânia, mantendo o assédio brutal de Gaza, separando Gaza da Cisjordânia e, claro, ocupando os Montes Golã sírios, tudo com pleno apoio dos EUA. E o marcos das negociações, igualmente aos últimos 20 anos de experiência em Oslo, simplesmente provocou o encobrimento desta situação" ( Noam Chomsky, setembro de 2013)    

Anistia para bandidagem esconde artifícios

 Extrema direita, direita ou centrão falam a mesma linguagem que ameaça instituições e soberania brasileiros. A pergunta não é como o Brasil chegou a esse ponto, mas sim como romper esse poder centralizado que favorece interesses externos e ameaça a democracia na prática.

Tentar emplacar outro ator manipulável, como o Tarcísio de Freitas, é uma possibilidade. Mesmo sendo minoria no Congresso, creio que a esquerda tem que manter-se firme. O "legado bolsonarista" na verdade é feito de fumaça, de muito dinheiro rodando para estimular "patriotas" nas manifestações. A extrema direita venceu ao longo da história política brasileira utilizando principalmente duas estratégias: a desmoralização das instituições democráticas (e da própria democracia) e o blefe! (Mirna Monteiro)

sexta-feira, agosto 29, 2025

NA POLÍTICA, "CENTRÃO" DESEQUILIBRA DEMOCRACIA

 O que é "centrão"? Aqueles políticos que se dizem "equilibrados" entre a esquerda, direita, ou qualquer coisa que interesse aos objetivos do sistema?

Partidos que jogam com as circunstâncias e que via de regra favorecem acumuladores de riqueza e vão contra a correção de aberrações sociais?
Francamente, bem está escrito que os mornos serão cuspidos e vomitados, porque no final das contas acabam sempre favorecendo os malvadinhos.

É preciso mudar os conceitos maquiavelicamente construídos na definição de ideologias. Aliás, "esquerda e direita" é fruto de um "acidente postural" há mais de 300 anos, quando membros da Assembleia Nacional da França sentavam-se ao lado de quem presidia a sessão para discutir a crise que levou à Revolução.

Os apoiadores da revolução e da República sentava-se do lado esquerdo, enquanto apoiadores da monarquia ocupavam o lado direito.
Lado direito e lado esquerdo, talvez aí com alguma malícia, essa coisa do destro e canhoto.. Antes disso havia apenas os desajustes de um poder imperial que explorava a massa e escravizava pessoas.
De qualquer maneira, a revolução aconteceu e o rei Luiz XVI foi deposto e executado. Mas a partir daí o mundo começou a adotar ideologias opostas nominando de direita o poder político imperialista ou financeiro e de esquerda os direitos da população e democracia.
Mas não se pode culpar as assembleias francesas pela enorme confusão causada pela diversidade de posturas ideológicas formadas entre os conceitos de direita e esquerda. Porque a propagando de países com aspirações imperialistas no século XX tentou centralizar em qualquer opositor de monarquias ou imperialismo financeiro uma única definição: comunismo. Tipo "quem não está comigo está contra mim" e "se não aceitar o capitalismo, você é comunista e inimigo"...
A propaganda americana contra o comunismo embaralhou o conceito da esquerda, subtraindo a democracia pura e simples por uma "democracia relativa" calcada no poder financeiro e na ilusão de liberdade. Como os EUA, em pleno acordo com a Inglaterra ( depois Reino Unido), encantavam o mundo com fantasias e "sociedade perfeita", criando a imagem de herói ético, distorcer a história que levou a duas guerras mundiais e quase uma centena de outras guerras menores, foi relativamente fácil, utilizando o comunismo como peça principal de sua "luta".
O mundo começou a admirar a força dos filmes americanos, que dimensionavam a "cultura perfeita".

Aí você diz: "Ora, ora, quer dizer que a direita é incompatível com a democracia?"
Apesar da discussão sobre essa questão no mundo todo, é preciso considerar que oligarquias políticas são sim incompatíveis com democracia, pois carregam no lombo as características do imperialismo, que concentra o poder em poucas mãos, enquanto determina o destino da massa popular.

Então você pode questionar: "Mas a esquerda também não pode sucumbir ao extremismo e em nome da luta contra o imperialismo adotar um regime autoritário?" .
Ora, a partir do momento em que adota um regime autoritário, qualquer ideologia política que negue a democracia, ou seja, as ações que favorecem a população e a soberania de um país, esse governo assume-se direita. Ao invés de ter a figurinha de um imperador, pode ter o centro do poder no que se chama sistema financeiro ( que põe todo mundo de joelhos e favorece corrupção). Ou na figura de um único ator, que pretende perpetuar-se no poder, indiferente ao desejo popular.
É óbvio que há nuances. Um país pode ser imperialista e ditador fingindo-se democrata, da mesma forma que pode acontecer o oposto. É o conjunto de ações em favor da soberania e dos cidadãos que vai determinar a diferença entre déspotas e governos éticos. E quem define isso é a população, que sente seus efeitos.

Hoje observamos que o grande poder de centralizar o poder não se resume simplesmente a figura de um presidente da República. Dominar a política de um país com parlamentares no Congresso é muito mais eficiente porque se usa "democracia" para servir a interesses imperialistas.
Nos EUA por exemplo há dois partidos, Republicanos e Democratas. Mas o sistema eleitoral mantém sempre o peso da balança para os conservadores republicanos, que defendem o poder centralizado.

E no Brasil? Com uma diversidade abusiva de partidos políticos, que quando são denunciados por corrupção e enfrentam processos demais, mudam a sigla?
O Congresso brasileiro barrou 253 processos ou mais, contra políticos, em pouco mais de uma década, entre 1988 e 2001,
Esse Congresso, hoje tomado por deputados e senadores que tentam minimizar os crimes de Bolsonaro e outros envolvidos no 8 de janeiro, tentam novo absurdo com a tal PEC da Blindagem, para escapar de denúncias e ações legais contra crimes e irregularidades de deputados e senadores.
Não falamos em proteção política, que isso já existe. Falamos de crimes comuns, de assassinatos, pedofilia, corrupção!
Parte dos crimes é normalizada. Como os lobbies. O lobby é uma forma de contornar a corrupção. São interesses de empresas, em geral estrangeiras, ou outros, que buscam apoio do Congresso em leis que favoreçam a grupos, independente do interesse do país.
Quem julgaria esses crimes? Os próprios criminosos que porventura possuem mandatos legislativos?

No meio disso tudo, entendemos também que os "mornos", ou posições políticas que pretendem criar uma alternativa, engrossam as fileiras dos desajustes e absurdos do Congresso.
Deveriam manter a lei, mas acabam agindo contra os Poderes que garantem a democracia. Executivo, Legislativo e Judiciário funcionam separados em suas atribuições justamente para manter a democracia.

Ora, a partir do momento que uma democracia pretende o equilíbrio de um país, gerando riqueza a todos, mas dentro de regras leais e norteadas por leis constitucionais, com o objetivo de não permitir a exploração indevida dos recursos do país e da população, admitir lobbies é como incentivar a corrupção. Parlamentares que buscam poder político embolam o meio do campo legislativo.
Aí entendemos porque partidos que se dizem "centro" podem exercer um papel muito diferente de mediar interesses da direita e da esquerda. Quem media interesses não são "partidos mornos", mas sim as regras democráticas. (Mirna Monteiro)

terça-feira, agosto 26, 2025

A RESPEITO DE LIDERES E FUNGOS

 A extrema direita não desiste mesmo! Ora, se a função desses "satélites" de um poder central que pretende prevalecer sobre o mundo é justamente criar muita confusão e caos para enfraquecer a soberania dos países, somente vão parar quando em total desvantagem diante de democracias consolidadas e fortes, que não permitam esses fungos que no Brasil chamamos de bolsonaristas....

Esse primeiro ministro de Israel Netanyahu, por exemplo, nada mais é do que um "cumpridor de ordens", que assumirá a responsabilidade do genocídio em Gaza. E é claro que ao ser preso "lavará os pecados" do sionismo, que conseguiu eliminar mais soberanias, implantando uma espécie de "ordem" com aparência democrática, mas total submissão ao sistema.
Esse "fungo sionista" espalha-se pelo mundo há muito tempo, contando com a confusão e a força das mentiras e absoluta hipocrisia que paralisa, chantageando economias, como na Europa e países sul-americanos.
A maior confusão de todas? É a falta de percepção de que não são simplesmente indivíduos psicopatas, como Netanyahu, que ameaçam soberanias e a vida no planeta. Esses líderes são formatados, são como vasos vazios com enchimento, ou talvez a descrição possa ser a de zumbi mesmo.
São meros atores.
Por isso os EUA de maioria republicana, que apoia plenamente o sionismo, com Trump, não vão parar de cometer crimes absurdos contra o Brasil que insiste em manter sua soberania e democracia. E nisso tudo a defesa de suas reservas para evitar que sejam aniquiladas por colônias desses estranhos fungos gerados pela extrema direita que domina o mundo na força do poder financeiro centralizado e pela implantação de terror aos que negam obediência!

quarta-feira, agosto 20, 2025

POR FORA, BELA VIOLA...RACHADA!

 Ainda existe uma espécie de hesitação do brasileiro em reconhecer os erros e perigos da política norte-americana. Afinal, há mais de um século o mundo foi infestado de propagandas sobre a supremacia dos EUA não só no potencial bélico, como na tecnologia e na cultura..

Durante todo o século 20 o mundo ocidental acreditou na força de Hollywood, nas maravilhas da Disney, na fervilhante Nova Iorque e na imagem de "protetor da democracia". Com uma mídia muito poderosa, a política norte-americana construiu para si mesma uma imagem de poder absoluto, principalmente depois da bomba sobre Hiroshima e Nagasaki.
Mas o custo da "proteção de democracias" sempre foi a soberania dos países, seja na Europa, seja no mundo árabe.
Agora, sob o argumento de "luta contra cartel de drogas" os EUA querem entrar nos países da América do Sul, enviando para a costa da Venezuela navios de guerra.
Isso quer dizer que os chamados "carteis de drogas" espalhados pelo mundo, inclusive nos próprios EUA, substituem a "caça ao comunismo" e "caça ao terrorismo", que levou a golpes e ditaduras no passado.
Existem hoje inúmeras guerras no mundo e dezenas de conflitos e os EUA estão direta ou indiretamente envolvidos. Sob Trump e o sionismo norte-americano, enquanto são colocados "panos quentes" na guerra entre Russia e Ucrânia e Israel reduz a destruição em Gaza (já quase completamente destruída), o alvo é a América do Sul, onde estão reservas minerais extremamente importantes e onde o Brics pode se consolidar e criar um sistema financeiro independente do dólar.

quinta-feira, agosto 14, 2025

MAIS MÉDICOS CUBANOS E MENOS EUA

Em nova revogação de vistos de brasileiros, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio comunicou que funcionários públicos do governo brasileiro inseridos no programa Mais Médicos estão na lista. 

Parece algo surreal, mas a verdade é que o atual governo Trump realmente age de maneira incomum nas relações diplomáticas com países do mundo todo. Essa decisão anunciada por Rubio mostra que os acertos do governo brasileiro na Saúde incomoda as grandes corporações que dominam laboratórios e limitam o ensino da Medicina na maioria das universidades brasileiras, formatando grande parte dos médicos brasileiros para os interesse externos. 

O Mais Médicos é uma excelente política de saúde pública, que amplia o atendimento médico a toda população, chegando a áreas onde inexiste estrutura de atendimento. Por que isso funciona? Aí entramos na esfera da mercantilização da medicina nos cursos de formação  brasileiros, onde os alunos assimilam a atenção ao ganho financeiro e ao peso dos laboratórios de medicamentos, em detrimento à vocação. 

A questão talvez nem seja tanto o despreza pelo juramento de Hipócrates, esse que todo médico recita na solenidade de formatura e que mesmo tendo sido modificado "para a realidade dos novos tempos", define o compromisso de responsabilidade e atuação honesta do profissional que lida com vidas humanas. A questão é a pressão do sistema sobre pessoas que exercem a medicina por vocação e absoluta dedicação à preservar vidas.

Apesar da contrapropaganda norte americana e dos interesses nas estratégias geopolíticas, Cuba possui um dos melhores ensinos do mundo em Medicina. Prova isso mantendo um dos melhores sistemas de saúde, muito superior ao dos EUA, onde a eficácia do atendimento está atrelada a quem é muito rico. 

Em tudo isso, entende-se que as sanções dos EUA ao Brasil e a outros paises não ocorrem por motivos nobres, mas por questões de perda de controle na imposição de suas decisões em outras soberanias. 

Sanções que "sequestram" bens de estrangeiros nos EUA têm peso e podem ser processadas para avaliar sua ilegalidade no âmbito global. Mas sanções que suspendem visto buscam mais efeito psicológico, sugerindo "perda" de ir a vir. O problema é que com a atual política norte-americana, toda a parafernália sedutora de "disneis" ou NY perde muito de sua força, diante da necessidade do Brasil manter políticas de saúde para toda a população. (Mirna Monteiro)


 

quarta-feira, agosto 06, 2025

O MISTÉRIO DOS PAPAGAIADOS

Todo mundo (ainda com sanidade) quer saber o que pensam essas milhares de pessoas, talvez 15 ou 20 por cento da população brasileira, que vestem amarelo e verde e saem às ruas papagaiando  nacionalismo, mas reivindicando o poder de outro país sobre a soberania brasileira.

Que se passa?

Recebem quantias polpudas para arrastar outros  para manifestações?

Ou, ora, isso seria uma nova modalidade de utilizar emendas bilionárias que partidos bolsonaristas usufruem na Câmara e Senado, para o povo...deles. 

Ou essas pessoas que enfrentam calor e sol e discursos de inflamados de papagaiadas sofrem distúrbios causados pelo excesso de química na água, ou de alimentos modificados, ou ainda da carga da ficção confusa que infesta TV aberta e streamings?

A maioria dos curiosos culpa a internet e as redes sociais. É bem verdade que a mentira propagada a rodo nas redes deixa qualquer um maluco, sem saber o que é terra plana ou terra redonda ou terra geoide, enfim...E existem os tais algoritmos, que fazem o serviço de filtragem, escolhendo perfis inocentes ou pouco atentos ao mundo, para facilitar a manipulação descarada de um lado, enquanto aglomera de outro lado inacessível a ingênuos perfis, pessoas que mantém a atenção e conhecimento da realidade politica. 

Não faltam outros diagnósticos a respeito dessa massa estranha, que felizmente é minoria. Há quem diga que o alimento dos papagaiados vem da falsa "classe rica", aquela que vai para a Disney e vive a ilusão de ser integrante dos EUA. Sem perceber  que são uma pobre massa de manobra de um sistema que mistura e confunde progresso com escravidão, hollywood com ajuda humanitária, educação com desinformação, saúde com ampolas e comprimidos,  comida com plástico, etc e tal (a lista é longa).

No momento a pior manobra que tritura o cérebro de quem apoia o neoliberalismo todo sorrisos à extrema direita e ditadura, seja esse que mistura parlamentares que tem cadeira no Senado e Câmara, com cabos eleitorais dos EUA e Israel, desrespeitando as leis brasileiras em nome inclusive de uma tal anistia para criminosos.

É, porque a distorção dos fatos quer equiparar verdadeiros presos políticos, como as vitimas da ditadura de 1964, a criminosos políticos, que destroem o próprio país entregando riquezas e população nas mãos de alguma superpotência histriônica, só pode ser coisa de louco! (Mirna Monteiro)



terça-feira, agosto 05, 2025

CASA LEGISLATIVA E SUA IGNORÂNCIA DA LEI

 O que temos na Câmara Federal e no Senado? 

Bem, a lei prevê que qualquer cidadão brasileiro, que seja maior de idade e alfabetizado, pode candidatar-se a um cargo político. Vereador, prefeito, governador, deputado, senador, presidente da República. 

Mas vejamos a seguinte disparidade: as mesmas leis que garantem direitos ao cidadão brasileiro, podem acabar com a soberania brasileira!

Por que?

Porque permite uma estranha lei eleitoral que "puxa" para os assentos do Legislativo pessoas sem qualquer expressão de trabalho político ou pelo menos o mínimo de qualificação para entender o que são leis! 

Ora, o que um cidadão ou cidadã vão fazer em um Congresso Nacional, cujo papel é legislar, se não têm a mínimo noção ou mínimas condições de aprendizado da lei? Como vai elaborar , discutir, aprovar projetos?

A resposta é simples: são massa de manipulação dos partidos neoliberais, que mantém bancadas dominantes integradas pelos donos do Agronegócio, de conglomerados empresariais com grande força de lobbies e de compromissos com interesses externos.

Esses deputados na Câmara Federal e senadores, que nada entendem do verdadeiro papel do Congresso Nacional e de leis Constitucionais, funcionam como maquinas de votos para fazer oposição ao governo e forçar interesses de seus partidos. 

É assim que a população brasileira e a soberania nacional ficam em risco. Porque o Congresso Nacional pode ter uma maioria de deputados e senadores completamente alheios aos interesses nacionais, absorvidos por lobbies e interesses externos. 

A situação está tão caótica no Congresso brasileiro que ao invés de exercer uma fiscalização honesta das ações do governo federal, uma maioria oposicionista defende outro país e alardeia apoio a pessoas envolvidas em crimes de corrupção ou lesa-pátria.

Que coisa mais perigosa!

Por esse motivo ouve-se por aí que os parlamentares da oposição, a maioria do Partido Liberal (liberal demais até para interesses pessoais, apesar de discursos de pungente nacionalismo), funcionam estranhamente ligados a projetos e ações que prejudicam a soberania brasileira. Más ações e poucos projetos, porque a maioria desses deputados federais que berram contra as leis nunca  fizeram projetos de lei de importância para  o país...

Existem muitos congressistas sérios, com trabalho árduo e competente. Mas para a população corrigir as distorções do nosso Congresso Nacional é preciso acompanhar suas ações, separar mentiras de verdades e entender a manipulação da extrema direita. 


Arquivo do blog