Ainda existe uma espécie de hesitação do brasileiro em reconhecer os erros e perigos da política norte-americana. Afinal, há mais de um século o mundo foi infestado de propagandas sobre a supremacia dos EUA não só no potencial bélico, como na tecnologia e na cultura..
MIRNABLOG analisa os acontecimentos e discute as dúvidas com imparcialidade, respeitando a sua inteligência
quarta-feira, agosto 20, 2025
POR FORA, BELA VIOLA...RACHADA!
quinta-feira, agosto 14, 2025
MAIS MÉDICOS CUBANOS E MENOS EUA
Em nova revogação de vistos de brasileiros, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio comunicou que funcionários públicos do governo brasileiro inseridos no programa Mais Médicos estão na lista.
Parece algo surreal, mas a verdade é que o atual governo Trump realmente age de maneira incomum nas relações diplomáticas com países do mundo todo. Essa decisão anunciada por Rubio mostra que os acertos do governo brasileiro na Saúde incomoda as grandes corporações que dominam laboratórios e limitam o ensino da Medicina na maioria das universidades brasileiras, formatando grande parte dos médicos brasileiros para os interesse externos.
O Mais Médicos é uma excelente política de saúde pública, que amplia o atendimento médico a toda população, chegando a áreas onde inexiste estrutura de atendimento. Por que isso funciona? Aí entramos na esfera da mercantilização da medicina nos cursos de formação brasileiros, onde os alunos assimilam a atenção ao ganho financeiro e ao peso dos laboratórios de medicamentos, em detrimento à vocação.
A questão talvez nem seja tanto o despreza pelo juramento de Hipócrates, esse que todo médico recita na solenidade de formatura e que mesmo tendo sido modificado "para a realidade dos novos tempos", define o compromisso de responsabilidade e atuação honesta do profissional que lida com vidas humanas. A questão é a pressão do sistema sobre pessoas que exercem a medicina por vocação e absoluta dedicação à preservar vidas.
Apesar da contrapropaganda norte americana e dos interesses nas estratégias geopolíticas, Cuba possui um dos melhores ensinos do mundo em Medicina. Prova isso mantendo um dos melhores sistemas de saúde, muito superior ao dos EUA, onde a eficácia do atendimento está atrelada a quem é muito rico.
Em tudo isso, entende-se que as sanções dos EUA ao Brasil e a outros paises não ocorrem por motivos nobres, mas por questões de perda de controle na imposição de suas decisões em outras soberanias.
Sanções que "sequestram" bens de estrangeiros nos EUA têm peso e podem ser processadas para avaliar sua ilegalidade no âmbito global. Mas sanções que suspendem visto buscam mais efeito psicológico, sugerindo "perda" de ir a vir. O problema é que com a atual política norte-americana, toda a parafernália sedutora de "disneis" ou NY perde muito de sua força, diante da necessidade do Brasil manter políticas de saúde para toda a população. (Mirna Monteiro)
quarta-feira, agosto 06, 2025
O MISTÉRIO DOS PAPAGAIADOS
Todo mundo (ainda com sanidade) quer saber o que pensam essas milhares de pessoas, talvez 15 ou 20 por cento da população brasileira, que vestem amarelo e verde e saem às ruas papagaiando nacionalismo, mas reivindicando o poder de outro país sobre a soberania brasileira.
Que se passa?
Recebem quantias polpudas para arrastar outros para manifestações?
Ou, ora, isso seria uma nova modalidade de utilizar emendas bilionárias que partidos bolsonaristas usufruem na Câmara e Senado, para o povo...deles.
Ou essas pessoas que enfrentam calor e sol e discursos de inflamados de papagaiadas sofrem distúrbios causados pelo excesso de química na água, ou de alimentos modificados, ou ainda da carga da ficção confusa que infesta TV aberta e streamings?
A maioria dos curiosos culpa a internet e as redes sociais. É bem verdade que a mentira propagada a rodo nas redes deixa qualquer um maluco, sem saber o que é terra plana ou terra redonda ou terra geoide, enfim...E existem os tais algoritmos, que fazem o serviço de filtragem, escolhendo perfis inocentes ou pouco atentos ao mundo, para facilitar a manipulação descarada de um lado, enquanto aglomera de outro lado inacessível a ingênuos perfis, pessoas que mantém a atenção e conhecimento da realidade politica.
Não faltam outros diagnósticos a respeito dessa massa estranha, que felizmente é minoria. Há quem diga que o alimento dos papagaiados vem da falsa "classe rica", aquela que vai para a Disney e vive a ilusão de ser integrante dos EUA. Sem perceber que são uma pobre massa de manobra de um sistema que mistura e confunde progresso com escravidão, hollywood com ajuda humanitária, educação com desinformação, saúde com ampolas e comprimidos, comida com plástico, etc e tal (a lista é longa).
No momento a pior manobra que tritura o cérebro de quem apoia o neoliberalismo todo sorrisos à extrema direita e ditadura, seja esse que mistura parlamentares que tem cadeira no Senado e Câmara, com cabos eleitorais dos EUA e Israel, desrespeitando as leis brasileiras em nome inclusive de uma tal anistia para criminosos.
É, porque a distorção dos fatos quer equiparar verdadeiros presos políticos, como as vitimas da ditadura de 1964, a criminosos políticos, que destroem o próprio país entregando riquezas e população nas mãos de alguma superpotência histriônica, só pode ser coisa de louco! (Mirna Monteiro)
terça-feira, agosto 05, 2025
CASA LEGISLATIVA E SUA IGNORÂNCIA DA LEI
O que temos na Câmara Federal e no Senado?
Bem, a lei prevê que qualquer cidadão brasileiro, que seja maior de idade e alfabetizado, pode candidatar-se a um cargo político. Vereador, prefeito, governador, deputado, senador, presidente da República.
Mas vejamos a seguinte disparidade: as mesmas leis que garantem direitos ao cidadão brasileiro, podem acabar com a soberania brasileira!
Por que?
Porque permite uma estranha lei eleitoral que "puxa" para os assentos do Legislativo pessoas sem qualquer expressão de trabalho político ou pelo menos o mínimo de qualificação para entender o que são leis!
Ora, o que um cidadão ou cidadã vão fazer em um Congresso Nacional, cujo papel é legislar, se não têm a mínimo noção ou mínimas condições de aprendizado da lei? Como vai elaborar , discutir, aprovar projetos?
A resposta é simples: são massa de manipulação dos partidos neoliberais, que mantém bancadas dominantes integradas pelos donos do Agronegócio, de conglomerados empresariais com grande força de lobbies e de compromissos com interesses externos.
Esses deputados na Câmara Federal e senadores, que nada entendem do verdadeiro papel do Congresso Nacional e de leis Constitucionais, funcionam como maquinas de votos para fazer oposição ao governo e forçar interesses de seus partidos.
É assim que a população brasileira e a soberania nacional ficam em risco. Porque o Congresso Nacional pode ter uma maioria de deputados e senadores completamente alheios aos interesses nacionais, absorvidos por lobbies e interesses externos.
A situação está tão caótica no Congresso brasileiro que ao invés de exercer uma fiscalização honesta das ações do governo federal, uma maioria oposicionista defende outro país e alardeia apoio a pessoas envolvidas em crimes de corrupção ou lesa-pátria.
Que coisa mais perigosa!
Por esse motivo ouve-se por aí que os parlamentares da oposição, a maioria do Partido Liberal (liberal demais até para interesses pessoais, apesar de discursos de pungente nacionalismo), funcionam estranhamente ligados a projetos e ações que prejudicam a soberania brasileira. Más ações e poucos projetos, porque a maioria desses deputados federais que berram contra as leis nunca fizeram projetos de lei de importância para o país...
Existem muitos congressistas sérios, com trabalho árduo e competente. Mas para a população corrigir as distorções do nosso Congresso Nacional é preciso acompanhar suas ações, separar mentiras de verdades e entender a manipulação da extrema direita.
O DIABO VOCIFERA E A NATUREZA CUIDA DE SUA RAIZ
A extrema direita tem uma maneira de agir praticamente protocolar, em diferentes fases da história no mundo. É como uma serpente que muda de cor, mas mantém o mesmo curso repetindo suas ações.
Já a esquerda tem a mente mais óbvia e saudável, mais ética e realista e sempre foi enroscada pela extrema direita, que no final das contas enfrenta agora circunstância histórica inédita: a dificuldade em dominar a comunicação e, portanto, a necessidade de maior inteligência.
A extrema direita pode criar poder bélico e midiático, mas não é inteligente, com seus servos orquestrados. Nesta fase que vivemos, o sionismo americano escolheu como alternativa vociferar e intimidar, como sempre fez com aqueles que não se ajoelharam. (Mirna Monteiro)
segunda-feira, agosto 04, 2025
Fatos reais X ficção política
Você vê duas opiniões totalmente opostas sobre determinado acontecimento. Como define a sua compreensão do que seria um fato ou uma verdade?
Mais complicado: você vê publicações na midia ou nas redes, sobre um mesmo acontecimento, completamente divergentes. Como você busca a realidade? Ou aceita aleatoriamente qualquer versão confiando em uma ou outra fonte?
Talvez o maior desafio nos dias de hoje seja buscar a verdade dos fatos, em um mundo onde a ficção se mistura à realidade.
Vamos a um exemplo claro e cristalino: quando você vê as imagens do sofrimento de pessoas em paises invadidos onde a violência é imensa, seu cérebro confunde imagens e lembra dos filmes de terror sanguinolento que assistia comendo pipoca?
Você acredita que a história é retratada exatamente como aconteceu, sem pelo menos pensar sobre a possiblidade de vilões carniceiros queimarem registros e depoimentos de quem viveu a verdade e corrompido os textos? Afinal, todo mundo sabe, sem dúvida alguma, de que a história é registrada pelos vencedores nas guerras que queimam os fatos reais para manipular o futuro. E nisso somos obrigados a reconhecer que textos apócrifos encontrados milênios após sua escrita diferem de textos reunidos em escrituras.
Há exemplos de sobra de experiências que criaram factoides para avaliar o grau de ingenuidade das pessoas diante de informações manipuladas. E hoje podemos constatar que fantasias criadas há décadas ou mais circulam hoje nas redes sociais criando uma legião de crédulos.
Uma boa imagem e um bom texto, mesmo que fale de baratas do tamanho de um elefante ou de um avião que sumiu em alguma dobra do tempo e retornou intacto com seus passageiros. Os crédulos não vão investigar onde está essa barata gigante ou querer saber do testemunho de uma centena de passageiros. Os que reconhecem a manipulação preferem acreditar que dezenas de passageiros não são conhecidos e foram escondidos porque "o sistema não quer".
Aí está a confusão! De fato, o sistema de poder não quer que verdades sejam conhecidas, mas sim que ficção seja interpretada como "verdade escondida". Faz parte do jogo para manipular a capacidade humana de pensar criticamente.
Fazer o que? Sempre confiar desconfiando, o suficiente para ganhar tempo e observar as disparidades das ficções manipuladores. Porque os vilões são ardilosos em suas táticas de poder, mas não inteligentes o suficiente para enganar sempre aos mais atentos. Mesmo porque em milênios, as artimanhas políticas de vilões destruidores e a hipocrisia do poder utilizam sempre a mesma arquitetura de domínio da massa que é mantida na mais absoluta ignorância, não percebendo que é uma vitima sequestrada e mantida em gaiolas, que podem sufoca-la a qualquer momento. (Mirna Monteiro)
sexta-feira, agosto 01, 2025
O MUNDO ASSISTE UM GENOCÍDIO EM CAPÍTULOS
Horror, crueldade sem limite, hipocrisia e psicopatia em seu extremo! O mundo assiste, em imagens, depoimentos e denúncias de organizações mundiais, o extermínio dos palestinos em seu próprio território, invadido e destruído por uma Israel criada há poucas décadas em área pertencente à Palestina.
A violência contra palestinos começou em 1948, logo após a criação de uma ONU controlada pelos EUA, que decidiu arbitrariamente ceder território alheio em acordo com sionistas, usado o holocausto na Alemanha nazista como justificativa para essa invasão.
Na verdade os judeus já viviam na Palestina, como no mundo todo, em paz, desde a invasão da Grã-Bretanha, em 1917. Mas a "doação" de terras para a política sionista iniciou a matança de palestinos para a tomada de todo território, em violência contínua antes e depois da criação do Estado de Israel, alimentado pela tecnologia bélica dos EUA.
Até aí, mesmo sabendo dos crimes cometidos por Israel, o mundo não visualizava toda essa violência. Mas com a expansão das redes sociais, principalmente a partir dos anos 2 mil, a matança generalizada de civis inocentes, presos e torturados pelas forças sionistas israelenses, foi se tornando concreta e aumentando a crítica sobre essa política violenta e predadora desse Estado de Israel artificialmente criado "na marra" na Palestina, área considerada estratégica pelo sionismo americano.
A reação do governo israelense foi imediata: uma ação de um grupo de resistência na Palestina, o Hamas, abriu a justificativa para Israel destruir a única área restante da população local. Dois milhões de palestinos haviam sido empurrados e espremidos em Gaza, uma faixa de terra de 40 quilômetros de extensão por 6 metros ou pouco mais em algumas áreas, de largura.
O mundo assistiu ao vivo e a cores, em capítulos sucessivos, a destruição de Gaza por Israel. Milhares de pessoas foram mortas, civis, mulheres e crianças, sob escombros.
O que mais impressiona nesse genocídio, que usou bombas, atiradores, exercito sionista e colonos (leia-se posseiros de terras de palestinos) e a fome total na terra devastada, é a extrema crueldade e o cinismo dos agressores. As autoridades do governo sionista de Israel dizem que estão caçando terroristas, mas estão na verdade matando tudo e excluindo a Palestina de palestinos!
O ápice do cinismo é o anuncio da intenção de tornar a faixa de Gaza em um ressort de luxo!
O ápice da iniquidade e cinismo é repetir sempre que existe uma guerra e que o Hamas, um simples grupo de resistência à essa ocupação sionista, se esconde entre a população de Gaza. Por isso hospitais e ajuda humanitária são bombardeados: a "culpa" é do Hamas...Os sionistas agem como se todos os países fossem feitos de idiotas sem cognição suficiente para enxergar o que é a extrema direita e o dano causado ao mundo, pouco a pouco, em capítulos, como um veneno inserido gota a gota no organismo do mundo global.
Mas não é uma guerra que está acontecendo, porque para ser caracterizado como guerra, o conflito precisa de no mínimo dois lados em luta. E Gaza não tem armas, não tem soldados, apenas civis inocentes que sofrem agora o assassinato nos lugares onde supostamente deveria atuar ajuda humanitária com alimentos e médicos, mas onde corredores e gaiolas parecem ratoeiras para dificultar o acesso a alimentos e facilitar os atiradores que assassinam dezenas de pessoas desnutridas e desesperadas por comida.
Essa novela de terror, que torna essa Israel sionista um vilão que preocupa o mundo todo, parece ter sido baseada nos mesmos princípios do nazismo, onde não só judeus, mas qualquer dissidente do nazismo ou defensor de direitos humanos, eram aprisionados, assassinatos e submetidos à fome extrema.
A história distorcida e veiculada pelas mídias, a ficção em filmes que criam a falsa ideia de supremacia americana e sistema educativo querem fazer crer que os EUA e Inglaterra foram "heróis" na luta contra o nazismo, o que não coincide com registros históricos. Mas para quem ainda acha que os EUA são "salvadores de pátrias", basta observar atentamente a sua atuação no mundo e principalmente em Gaza e Oriente Médio, desde que conseguiu inserir o regime sionista, fornecendo tecnologia, força bélica e inteligência na Palestina.
quarta-feira, junho 11, 2025
Câmara Federal e a molecagem
Uma cena dantesca no Legislativo: deputados jogam baboseiras em discussões que interessam ao país e sem esperar a resposta de autoridades convidadas, retiram-se de plenário para depois editar ataques nas suas redes sociais!
É brincadeira?
Quem são esses deputados? São da direita, ou oposição ao governo. Todos com trabalhos legislativos de pouca expressão ou não muito interessantes para a maioria da população.
Um deles é o tal Nikolas Ferreira, que abunda as redes sociais de fake news ou críticas que não trazem nada de realmente prático para os interesses do país.
Parece impossível ao governo federal atuar com esse tipo de "ação reversa" ou briga de moleques pela supremacia de ideias.
E o Hugo Motta? Parece uma folha ao vento, determinando uma ação em um dia e desfazendo no outro. O seu objetivo é vago. Mas lembra Penélope tecendo durante o dia a mortalha e desfazendo todos os fios durante a noite, a espera de Ulisses...
terça-feira, junho 10, 2025
A flotilha humanitária sequestrada por Israel
O mundo todo apostava na ação de Israel, que não prima pela inteligência e justifica atos terroristas contra a população de Gaza com factoides, contra a flotilha humanitária que tentou levar ajuda aos palestinos.
A Flotilha da Liberdade conseguiria cumprir com ajuda humanitária em Gaza? Claro que não! O governo sionista de Israel tem agido sistematicamente contra toda e qualquer ação humanitária em Gaza, seja no que se refere a alimentos para a população acuada e vítima de assassinatos, seja com ajuda médica ou qualquer outra assistência. E além de destruir comboios, matam voluntários humanitários e roubam as cargas.
Nesse caso, a fragata foi inútil! De forma alguma!
A coragem das pessoas que integraram a Flotilha provou ao mundo que Israel e EUA são os verdadeiros vilões dessa história macabra, que intensificou-se na Palestina após o segunda guerra. E mostra claramente que o sionismo tem um projeto que não se limita à Gaza ou à outras áreas ocupadas na Palestina.
terça-feira, maio 27, 2025
A incapacidade de filtrar fake news
Não é brincadeira! Quem supõe que a enxurrada de mentiras e distorções de fatos não causa estrago político, está boiando fora da realidade!
Fake news nos sites e redes sociais - e infelizmente até nas entrelinhas de alguns jornais respeitados que estão nas mãos de interesses pessoais - causam um estrago enorme na capacidade de interpretação dos fatos. Por que? Porque as pessoas em geral, principalmente as gerações que nasceram e cresceram sob influência da internet perderam a capacidade de pesquisar, ler várias fontes diferentes de informação, de conhecer a história e tudo mais que permitiria separar o joio do trigo e evitar a manipulação poderosa do mundo virtual.
A situação é tão grave que fatos reais, acontecimentos reais, são interpretados como ficção mentirosa!
Vamos a um exemplo: o sujeito está habituado a viver dentro de um circulo nas redes sociais, seja qual for, Facebook, Instagram, Telegram, Tiktok e inúmeras outras. Estará em uma bolha, sem dúvida. A má fé de perfis repete nessa bolha um tipo de informação e comportamento que vai moldando o pensamento e criando "realidades paralelas" que são absorvidas até inconscientemente, em um processo que pode ser subliminar ou agressivo.
Isso não favorece apenas os golpes ou a criação de monstros influentes, mas o domínio político que vai gerar no futuro a inconsistência na qualidade de quem vai decidir o destino do país.
A esta altura você pode ponderar: ora, a internet tem duas pontas, tem fake news mas também tem a informação correta e ética como contrapartida! Bem, se fosse dois pesos e duas medidas, com a realidade contrapondo a mentira, o mal seria menor. Mas não é bem assim...
O objetivo de dominar as redes sociais e a informação vai direto na ferida: o numero crescente de pessoas que não tem hábito ou tempo suficiente para pesquisar informação ou que sequer sabe o que é isso, sem o estímulo para leitura e debates produtivos na formação escolar.
Para piorar, aqueles que exploram a fé popular "em nome de Deus" avançam na esfera política de forma indecorosa, criando distorção de fatos e confundindo a capacidade crítica das pessoas de faixas etárias diferentes.
terça-feira, maio 20, 2025
Caim, Abel, diabinhos e o Congresso brasileiro
Parece surreal, mas existe uma maioria no Congresso Nacional que decidiu acabar com leis constitucionais, essas mesmas leis que tem o objetivo de preservar a Justiça e o bom senso.
Nesse ponto você pergunta: ué, mas quem decide o que em um país? Todo mundo sabe que o Brasil possui três poderes harmônicos, mas independentes. Temos o Poder Executivo, O Legislativo e o Poder Judiciário. Por que evitar um poder centralizado e absoluto? Porque isso seria uma ditadura!
Elementar? Nem tanto. A maioria dos brasileiros não sabe dizer como isso funciona. Por que? Porque temos receio de discutir a realidade política de maneira clara e despida de complicações. É mesmo uma questão de etimologia ou de malícia política?
Em uma democracia a intenção é deixar bem clara qualquer ação e os resultados dela para o cidadão. Mas para aqueles que pretendem centralizar o poder no mundo, a ignorância dos fatos é fundamental para permitir o caos social.
Na nossa Câmara e no Senado Federal temos aqueles que desejam assassinar direitos da população e do país, e aqueles que tentam fazer valer a confiança de seu cargo de representante da população no Poder Legislativo.
Pela legislação brasileira, qualquer cidadão pode candidatar-se a um cargo legislativo. Em uma democracia espera-se que a competência seja verificada ao longo da ação de um vereador, deputado estadual, federal ou senador.
Mas não há garantia nenhuma dessa competência ou da boa fé desses que se elegem para o Legislativo, mesmo porque existe algo no Brasil chamado voto proporcional. O que quer dizer que votos no partido "puxam" candidatos sem votos suficientes para o cargo.
Por isso assistimos um festival de absurdos jurídicos e até morais no Congresso. Afinal há casos em que o sujeito consegue uma cadeira na Câmara Federal por exemplo, sem sequer saber o mínimo sobre leis, deveres e direitos.
Vai legislar as questões do país como?
Um palpite? Fazendo fake news em redes sociais...atrasando projetos importantes na Casa legislativa, conturbando a própria democracia que os elegeu.
sábado, fevereiro 15, 2025
Estratégia da antecipação eleitoral na mídia da direita
Nunca antes um governo concentrou tanta "pesquisa de opinião" dois anos antes de eleições, como o de Lula. Desde de 2024 pesquisas que avaliaram a "aprovação" do presidente da República começaram a multiplicar-se na grande mídia hegemônica, juntamente com críticas que pretendem concentrar na ainda breve atuação do atual governo erros de administrações de Temer e Bolsonaro.
É claro que tudo isso está acontecendo por causa da possível reeleição de Lula em 2026. E o maior motivo é justamente o oposto do que prega a mídia hegemônica: o atual governo está conseguindo recuperar parte do prejuízo causado por governos anteriores e esse fato está enlouquecendo os neoliberais e extrema direita, a ponto de levar algumas figuras da política a situações ridículas, como comer bananas nas redes sociais!
domingo, fevereiro 09, 2025
E o mundo enfrenta a "democracia relativa"
A mentalidade dominadora de Trump, o presidente dos EUA, que "em nome da democracia" determina ações ditatoriais e com ranço imperialista, preocupa o mundo. Afinal, existem limites no globo, para manter uma boa relação econômica e pacífica entre os países. Ao ultrapassar esses limites, o risco de conflitos aumenta perigosamente.
É claro que todos sabem disso, inclusive os EUA e Israel, que estão no centro das discussões por ações que ferem os princípios da liberdade, direitos humanos e respeito à soberania dos países.
O problema é que essa agressão à democracia à ética política tem seus clones espalhados em todos os países. Inclusive no Brasil, que sofreu outra tentativa de golpe em janeiro de 2023. E normalizar ações políticas que ferem a Constituição pode ser muito perigoso para a soberania do país!
Vamos centrar aqui a discussão acirrada em torno do que seria democracia e os limites entre a autonomia dos poderes. Afinal, até que ponto um Congresso pode derrubar um governo, ou tornar essa ação legítima, em um regime presidencialista, com votação popular? Onde atuaria a ação do Poder Judiciário, de maneira a não favorecer ações ditatoriais ou imposições politicas da Câmara Federal e do Senado?
Democracia supõe direitos e deveres para os cidadãos, respeito à Constituição e às leis, clareza nas ações políticas, em consonância com os interesses do país e em beneficio da população.
É isso?
Certo, então teoricamente seria assim.
Então vem a pergunta: por que é tão difícil praticar a democracia e torna-la valida?
A resposta é muito fácil e pode ser resumida em uma frase: porque dos três poderes que regem o país, o mais importante para preservar a democracia é o Poder Judiciário!
O Executivo tem delimitada suas ações e o Legislativo deve observar a correta aplicação das leis e acompanhar o trabalho que administrara o pais, representando os anseios populares.
Representando os anseios populares, vamos frisar. O fato de um sujeito ser vereador, deputado ou senador, não lhe da o direito de fazer trabalho em beneficio próprio. Nem que tenha o topete de pecar contra leis constitucionais, ou meter-se a fazer emendas que distorcem o principio básico de uma Constituição!
E o Judiciário? Bem, cabe ao Judiciário zelar pela aplicação da lei. Não da lei forjada pelos poderes Executivo ou Legislativo, mas de acordo com as determinações da Constituição do pais.
Ou seja, um magistrado deve estar acima de paixões pessoais ou opinião que se contraponha à lei. Portanto tem a função de estabelecer quando os poderes Executivo e Legislativo estão contrários a lei e a democracia.
Sem leis justas e respeitadas, um pais anda para trás. E deforma o quarto poder, aquele que forma opinião e direciona o povo: a imprensa!
A receita para dominar um pais esta nessa simples lógica: quando as leis não funcionam, os abusos sobre a legislação se multiplicam, criando textos legais que confundem os juristas. E nessa confusão, basta um Legislativo comprometido com grupos que desejam benefícios contrários aos determinados pela Constituição, para que seja fortalecida a deturpação do quarto poder, ou seja, a posse da informação! E é ai, nesse ponto, que o novelo de leis se torna emaranhado, formando um bolo grotesco e cheio de nós, que inviabiliza a democracia.
Ai temos a tal democracia relativa!
Na "democracia relativa" temos um Judiciário confuso e inoperante, porque tem entre seus integrantes a pressão externa, que interfere na rígida aplicação das leis.
Na "democracia relativa" temos um Legislativo que se impõe não em defesa da lei e da Constituição, mas que se especializa em discursos que tem o objetivo de distorcer os textos da lei...o que equivale a tornar o que seria ilegal, legal, e o que seria legal, ilegal.
Nesse tipo de ambiente temos a dominação da mídia, ou seja, grupos de interesses comuns investem na estrutura de jornais, revistas, rádios e televisão, que tem objetivo dúbio: funcionam com o jornalismo natural, reportando fatos, mas usam o seu poder de mídia para dar respaldo aos interesses desses grupos, mesmo que as custas da omissão de fatos ou de sua manipulação.
Usar a estrutura criada para combate ao crime e a corrupção para mirar em adversários políticos, é sintoma de uma democracia inoperante. No entanto a tentativa de revalidar a democracia nessa estrutura de domínio do Poder Judiciário não funciona. É como roubar o lanche do colega na escola, para depois entrega-lo cheio de mordidas!
O grande desafio hoje e saber onde esta a verdade. Afinal, para que o cidadão exija um Judiciário confiável e um Congresso decente, precisa saber o que realmente acontece quando discorda de ações do Executivo.
Nada disso! Imaginar que um grande e tradicional jornal não serve a tal democracia relativa, pode custar caro para a sua necessidade de informação. Ou achar que um blog traz maior segurança de informação, também leva a erros. Seu jornal de bairro pode ser um artificio para campanhas municipais. Assim como o jornal de seu município.
O que fazer então? Não há alternativa para fugir a manipulação da informação?
Claro que há. A primeira regra é: nunca confie em uma única fonte de informação. Quem quer a verdade, precisa pesquisar. Jornais da televisão não são sempre corretos, e alguns são mesmo muito maliciosos, torcendo dados, omitindo outros e tornando uma realidade muito diferente, sob a ótica de interesses políticos e financeiros. Blogs podem ser feitos por jornalistas competentes, para levar a verdade que a grande mídia deforma. Mas justamente por isso, existem os blogs e influenciadores nas redes que tentam neutralizar esse esforço, levando informação errada para confundir o leitor.
No entanto, lendo mais fontes variadas, o cidadão ira perceber onde esta a verdadeira fonte de informação.
Enquanto houver liberdade para informar, enquanto o jornalismo puder fugir das limitações das redações dos grandes jornais, expondo os fatos e comentários na internet, ou em imprensa alternativa e livre, haverá como saber onde esta a verdade.
Pelo menos por enquanto, a internet é livre. Aproveite a verdadeira liberdade e separe o joio do trigo. Nem sempre a melhor roupa veste o melhor ser humano. "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento". Despreze as informações que manipulam a verdade, nas mídias que usam grandes roupagens que cobrem bolor.
quarta-feira, janeiro 29, 2025
ENGOLINDO O MUNDO
A atitude da extrema direita, em escancarar o neonazismo, no cenário sionista dos EUA e Israel, preocupa porque evidentemente não se trata de uma exposição teatral, mas da certeza do poder crescente para desafiar o mundo.
O desprezo pelas leis e normas que regem sociedades democráticas e a violência como forma de estampar supremacia sobre os povos, como no caso do genocídio na Palestina, mostram a crença na impunidade, porque as reações de choque entre as potências hoje seriam catastróficas
O que não se pode prever ainda é até que ponto o descaramento do extremismo de direita ou do fascismo vai avançar sobre os países em sua sede de de beber recursos e comer soberanias e provocar um perigoso conflito entre potências.
quarta-feira, janeiro 22, 2025
A MANIPULAÇÃO NAS REDES
quinta-feira, janeiro 16, 2025
O DESAFIO DEEPFAKE
Imagine se alguém próximo a você mande uma gravação ou faça uma ligação com vídeo. A imagem, a voz, o jeito de falar e gesticular é o mesmo de sempre. Mas depois vem a surpresa: você descobre que esse encontro nunca existiu! A pessoa em questão não estava ali, apesar da imagem e da voz!
A grande ameaça do futuro é a inteligência artificial, ou IA. Pode ser que a experiência citada não vá acontecer de imediato em seu contato direto, mas nas redes as falsas imagens e palavras já são uma realidade perigosa.
Deepfakes são cada vez mais acessíveis e comuns e criam conteudos falsos manipulando todos os recursos , como fotos, áudios e vídeos. Tecnicamente utiliza o que chamamos de redes neurais generativas. Uma das mais recentes foi a manipulação dos incêndios na Califórnia, criando imagens que não correspondiam à realidade.
Nunca foi tão fácil enganar as pessoas e criar fakes.
Podemos distinguir as deepfakes da realidade cada vez com mais dificuldade. A única maneira de evitar ser vítima de fakes é a mesma de sempre, dos tempos mais primitivos da civilização: pesquisar as informações!
Mas isso não vai segurar a enxurrada de mentiras em textos, imagens ou áudios. Precisamos de uma legislação clara, que regule o uso da internet e puna os fakes com rigor. Porque a mesma mentira que antes provocava uma onda, hoje causa um tsunami: em poucas horas as mentiras se espalham pela web e "bombam" no espaço virtual, atingido milhares de pessoas e dificultando o conhecimento da verdade.
Preparem-se: a extrema direita, travestida de "arauto dos acontecimentos" vai infernizar as redes com mentira grossa. Antes de acreditar em um sujeitinho com cara de bebê que fala em nome da "familia" e da "democracia", ´busque várias fontes confiáveis sobre essas informações.
quinta-feira, novembro 30, 2023
SEUS DADOS SEM PRIVACIDADE
Você quer registrar uma reclamação qualquer em algum lugar, digamos um restaurante, e para que "seja levado em consideração", precisa aceitar um cadastro com seus documentos, endereço, telefone, e-mail, etc. Até ao pedir um orçamento, pode ser de um medicamento, exame médico ou de um sapato, não importa, você é obrigado a fazer um cadastro com todos os seus dados. Ou talvez você queira comprar uma pizza e lá vem de novo o pedido de dados pessoais.
Nos velhos tempos você comprava um produto na loja virtual ou em um site, pagava com boleto e esperava o produto chegar, confiando no vendedor. Agora o vendedor se acha no direito de saber tudo sobre a sua vida, para você pagar para ele. E se um produto de uma grande empresa que coordena vendas, como Mercado Livre por exemplo, "te der um cano", para você recuperar o dinheiro que pagou por um produto defeituoso e devolvido pode ter de fazer um cadastro que exige até sua foto.O que as empresas de aplicativos também estão dando um jeito de conseguir, dificultando contatos e reclamações até obterem finalmente tudo sobre a vida do cliente, incluindo reconhecimento facial! Não, não estamos falando dos motoristas de aplicativo, que de fato precisam ser reconhecidos. Estamos falando de passageiros!
E as redes sociais, como o Facebook? Avisam que sua conta tem prazo para ser encerrada, a não ser que você entregue todos os seus dados reais e foto, mesmo que você mantenha um perfil decente de mais de uma década.
Tem alguma coisa errada nisso tudo, certo?
Tem! Sob alegação de segurança (muito relativa), toda a sua vida é controlada, porque existe uma prática chamada "cruzamento de dados", onde um documento é complementado por outro, até que se consiga todo um mapeamento seu: seu físico, suas preferências de gênero, seu posicionamento político, sua alimentação, o que você consome, quais os exames de saúde, quais as suas doenças, enfim, tudo que você é!
Por que isso acontece? Será mesmo que a entrega de todos os seus documentos é necessária?
Obviamente que não!
O que estamos vivendo caminha para o controle total da sociedade. Em uma democracia, isso não oferece tanto risco, apesar da enxurrada de anúncios que são feitos sob medida para você. Mas em governos neoliberais, onde tudo é privado e o cidadão perde a proteção do Estado que se tornou mínimo, o resultado pode ser o controle da liberdade do cidadão.
E como isso é processado? Vamos a um exemplo simples, que já é realidade crescente: você busca um emprego, mostra excelente capacitação técnica, mas por outros fatores, não revelados, como um problema de saúde ou uma opção política, facilmente encontrados no seu "mapa", você é excluído, sem entender porque! Ou digamos que resolva fazer um plano de saúde, mas a empresa cobra muito mais ou até resolva dispensar sua adesão, porque no acesso ao seu "mapeamento secreto" do cruzamento de dados, você teve problemas de saúde ou realizou exames demais...é, porque empresas de saúde não gostam de pessoas doentes.Redes sociais como "X" ou Facebook precisam dissecar o sujeito por que? Já possuem e-mail e telefone do usuário. Para evitar robôs ou perfis que usam mentiras e publicações criminosas, há outros recursos. Para saber se o perfil é real, não há necessidade de radiografar a vida das pessoas, basta excluir esses perfis e deixar para a Justiça a investigação.Como essas redes, Facebook, X e outras, vão usar os dados sensíveis de usuários, ninguém sabe. O mero comprometimento de "respeitar a privacidade do usuário" não é real, porque apesar da
questão legal existir, ela ainda é incompleta e não tem como impedir a venda dos dados de usuários ou o uso deles, porque isso não acontece publicamente.
segunda-feira, novembro 13, 2023
"SÓ QUERIA ENTENDER"
PARTE 1
"(...) Estávamos todos discutindo sobre essas guerras absurdas e de repente surgiu uma dúvida (...) Afinal, se o Hamas surgiu para defender interesses dos palestinos como é que fez um ataque sabendo que Israel iria aproveitar para vingar-se e destruir Gaza, essa é a pergunta que a ninguém explica! "(Jorgedario@....)
"Porque o Hamas não faz nada para defender o povo de Gaza. Joga uma bomba em um prédio de Israel e depois some, esquisito isso, parece que trabalha para Israel (...)"(Ramirez9)
"O embaixador de Israel chama os políticos da oposição, bolsonaristas, para uma reuniãozinha, num entendi nada! E o Biden, presidente dos EUA, dizendo que é sionista mesmo não sendo judeu, tudo bem, porque tem judeu que odeia o sionismo, mas essa dos EUA na ONU contra cessar fogo...me explica essa, cara! (...)(BG)
(...) É bastante claro e incontestável que Israel comete crimes de guerra, matando 9 mil civis e entre eles 4 mil crianças, ataca casas, corta energia, explode hospitais (...) Ninguém faz nada!(...) A ONU é controlada pelos EUA(...)
Tentando entender
Todas essas questões são complicadas porque há grande interferência de interesses políticos e econômicos que criam estratégias e jogos de poder. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, teoricamente deveria ser democrática e todos os países do mundo teriam de integrar a ONU e votar em igualdade as suas resoluções.
Mas na prática não é bem assim...A ONU foi criada no pós guerra e seu poder de voto é relativamente amplo, mas há outro poder maior, o do veto, resumido a alguns países. Criada em nome da paz mundial, a ONU, em 1947, acabou criando outra guerra: sua preocupação inicial foi fazer a partilha do território palestino para a criação do Estado de Israel.
Por isso quando o presidente Lula apresentou no Conselho de Segurança da ONU a resolução para cessar fogo na Faixa de Gaza, visando um acordo que beneficiasse os Estados da Palestina e Israel, com a concordância da maioria dos países membros, o mundo foi surpreendido pelo veto dos EUA!
O controle da ONU por alguns países interessados nas guerras ficou evidente!
O Hamas foi criado nos anos 80, considerado por uns como grupo terroristas e por outros como um grupo político armado. Agora, que tipo de estratégia foi essa de atacar uma área residencial de Israel e capturar reféns em um festival de música para supostamente proteger a Faixa de Gaza, realmente fica difícil entender. Ninguém está entendendo, nem mesmo os analistas da guerra, porque afinal quem está sendo triturado é a povo de Gaza, gente inocente, como crianças e civis. Milhares de pessoas assassinadas em bombardeios e em terra pelo exército sionista de Israel, com apoio total dos EUA.
O que tem horrorizado o mundo é a tentativa de justificar toda essa atrocidade. Israel mostra um vídeo sangrento atribuído ao Hamas, mas não explica como isso foi feito, para tempos depois dizer que o registro das imagens foi feito pelo próprio Hamas. Como um ou outro lado registra as próprias atrocidades, se jornalistas e cinegrafistas são mortos por muito menos, eis a pergunta!
Da mesma forma que ninguém entende como é que o Hamas conseguiu atingir Israel, que possui um dos sistemas mais sofisticados para evitar mísseis, um exército treinado e material bélico de última geração.
O que tem horrorizado o mundo é a tentativa de justificar toda essa atrocidade. Israel mostra um vídeo sangrento atribuído ao Hamas, mas não explica como isso foi feito, da mesma forma que ninguém entende como é que o Hamas conseguiu atingir Israel, que possui um dos sistemas mais sofisticados para evitar mísseis, um exército treinado e material bélico de última geração.
Mas uma realidade é incontestável: ao atingir Israel, o Hamas abriu a cortina que encobria os crimes do governo sionista de Israel. Ao provocar uma reação aberta e pública ao mundo todo, o Hamas mostrou qual a realidade da população palestina desde que foi submetida ao novo Estado de Israel, que desrespeitou sistematicamente o acordo firmado em 1948 delimitando os limites de cada Estado.
Com essa agressão absurda, desproporcional, onde um exercito sionista poderoso agride civis totalmente vulneráveis, matando crianças e adolescentes, mulheres e homens desarmados, o mundo está horrorizado em descobrir as décadas de sofrimento de um povo que foi sendo cruelmente dizimado sem que as potências mundiais que são representadas na ONU e em organismos humanitários tenham agido em defesa dos direitos dessas populações.
E hoje, mesmo sob denúncias de que parte da mídia internacional e das redes sociais bloqueiam a publicação de imagens dos crimes de guerra cometidos na Palestina pelo governo sionista de Israel, o mundo pergunta perplexo o que significa a falta de ação diante das imagens genocidas na Faixa de Gaza e da Cisjordânia, onde invasores israelitas que criaram assentamentos irregulares recebem armas e treinamento para matar indiscriminadamente qualquer palestino que passe por perto, seja criança ou adulto, desarmados e frágeis.
Imagens que mostram crianças de Israel cantando nas escolas canções que discriminam o povo palestino e justificam a matança, exatamente como acontecia no nazismo alemão com os judeus e outras minorias.
Na trégua para troca de reféns, os reféns palestinos retidos por Israel são chamado de prisioneiros, ainda que não se explique como crianças podem ter cometido algum crime ou sejam justificadas todas as outras prisões de palestinos.
E as denúncias agora se multiplicam: os sionistas mataram e aprisionaram crianças e adolescentes por motivos banais ou até sem justificativa, durante décadas, sem que os familiares pudessem recorrer judicialmente para obter julgamentos éticos.
Segundo tudo indica, foi esse o resultado do ataque, considerado suicida, do Hamas a Israel em outubro: mostrar ao mundo que os palestinos não tinham opção. Enfrentar a fúria do governo sionista de Israel em uma guerra aberta ou nas sombras.
No mundo a principal dúvida é onde começa o direito de uma resposta ao ataque de um grupo, seja político, religioso ou terrorista, e o fim dessa resposta. Por que há tanta demora em limitar a matança de civis inocentes e absolutamente vulneráveis e quando haverá punição pelos crimes de guerra, que estão previstos em acordo internacional.
Isso está tirando o sono do mundo globalizado: se não há limites éticos e humanizados, todo país do planeta e seus povos vulneráveis imaginam se estarão a salvo no futuro, caso catástrofes ambientais ou qualquer outro fator como a exploração de recursos não sejam tratados com definição do respeito à soberania. Uma nova guerra mundial poderá ser o fim da civilização tal como a conhecemos e o perigo reside justamente na mentalidade prepotente de alguns países de grande poder bélico.
quinta-feira, novembro 09, 2023
O mundo não é a "casa da sogra"
Foi extremamente estranha e impositiva a afirmação do primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de que a agência de espionagem israelense Mossad "trabalhou no Brasil junto à PF para desarticular terrorismo do grupo libanês Hezbollah". Entre tantas articulações do governo sionista de Israel no mundo árabe, nos EUA e parte da Europa, essa certamente foi uma "gafe política", com tom oportunista, diante do fato do Brasil manter-se neutro no conflito e definir-se a favor de acordos de paz entre Israel e a Palestina.
As críticas à Israel tem base na antecipação dos resultados da ação deflagrada pela Polícia Federal brasileira contra supostos terroristas que poderiam ameaçar a comunidade judaica no país. Dois homens foram presos pela PF.
Na verdade tudo pareceu um "avanço midiático" de Netanyahu. Soou muito mal entre os brasileiros. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, resumiu acertadamente esse problema: " Nenhum representante de governo estrangeiro pode pretender antecipar resultado de investigação conduzida pela Policia Federal".
"Apreciamos a cooperação internacional cabível, mas repelimos qualquer autoridade estrangeira que cogite dirigir os orgãos policiais brasileiros, ou usar investigações que nos cabem para fins de propaganda de interesses políticos", escreveu o ministro Dino sobre a Operação Trapiche, da PF.
Embaixador de Israel reúne oposição
Por mais estranho que possa parecer, uma embaixada de outro país marcou uma reunião com políticos bolsonaristas e com Jair Bolsonaro: embaixador de Israel Daniel Zonshine alegou que o objetivo do encontro era o de mostrar "vídeos fortes da guerra provocada pelo Hamas" e não aceitou filmagens.
Enquanto isso os brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza aguardam, na fronteira com o Egito, a inclusão de seus nomes na autorização para passar e ser resgatados pelo avião da FAB, que há dias aguarda essa liberação. Netanyahu argumentou que a culpa é do Hamas, mas não deu uma explicação convincente.
quarta-feira, novembro 01, 2023
Cérebros corruptos e implacáveis
O assunto já foi muito discutido em simpósios neuropsiquiátricos e resume uma óbvia constatação: o cérebro corrupto demonstra um comportamento que viola o senso natural de justiça simplesmente porque não consegue avaliar e sentir sentimentos morais, como repulsa e nojo, necessários para a rejeição de atos que prejudicam o semelhante, como a corrupção e outros crimes.
Se assim for, teríamos uma explicação razoável para a corrupção e a violência que acontecem cada vez mais em várias partes do mundo desde as décadas de 60 e 70, justamente o período de grandes transformações nos costumes e na moral das sociedades, pressionadas por uma mídia poderosa que derrubou antigos conceitos e crenças, substituídos pelo culto ao supérfluo.
Quer dizer que o cérebro corrupto raciocina, sabe que comete um crime ou erro grave, dependendo do tipo de sua corrupção o suficiente para frear ou não as suas ações. Mas não acha que está errado, apenas tem medo de ser punido. É a expectativa de ter seu crime descoberto que impede a corrupção de acontecer.
Muito interessante. A boa notícia é que esse defeito que leva ao cérebro corrupto acontece com uma minoria, assim como a psicopatia que pode levar aos assassinatos seriais, ou "serial killers".
A má notícia é que o chamado "neuromarketing", que busca atingir as áreas do cérebro para tornar propagandas - políticas ou comerciais - mais poderosas, torna as pessoas que não tem o cérebro corrupto, mas apenas um cérebro influenciável, apáticas em relação aos crimes de corrupção, como se eles fossem uma espécie de ficção que não representaria ameaça a elas. O que, obviamente, é um engano perigoso.





