segunda-feira, agosto 04, 2025

Fatos reais X ficção política

 Você vê duas opiniões totalmente opostas sobre determinado acontecimento. Como define a sua compreensão do que seria um fato ou uma verdade?

Mais complicado: você vê publicações na midia ou nas redes, sobre um mesmo acontecimento, completamente divergentes. Como você busca a realidade? Ou aceita aleatoriamente qualquer versão confiando em uma ou outra fonte?

Talvez o maior desafio nos dias de hoje seja buscar a verdade dos fatos, em um mundo onde a ficção se mistura à realidade. 

Vamos a um exemplo claro e cristalino: quando você  vê as imagens do sofrimento de pessoas em paises invadidos onde a violência é imensa, seu cérebro confunde imagens e lembra dos filmes de terror sanguinolento que assistia comendo pipoca?

Você acredita que a história é retratada exatamente como aconteceu, sem pelo menos pensar sobre a possiblidade de vilões carniceiros queimarem registros e depoimentos de quem viveu a verdade e corrompido os textos? Afinal, todo mundo sabe, sem dúvida alguma, de que a história é registrada pelos vencedores nas guerras que queimam os fatos reais para manipular o futuro. E nisso somos obrigados a reconhecer que textos apócrifos encontrados milênios após sua escrita diferem de textos reunidos em escrituras.

Há exemplos de sobra de experiências que criaram factoides para avaliar o grau de ingenuidade das pessoas diante de informações manipuladas. E hoje podemos constatar que fantasias criadas há décadas ou mais circulam hoje nas redes sociais criando uma legião de crédulos.

Uma boa imagem e um bom texto, mesmo que fale de baratas do tamanho de um elefante ou de um avião que sumiu em alguma dobra do tempo e retornou intacto com seus passageiros. Os crédulos não vão investigar onde está essa barata gigante ou querer saber do testemunho de uma centena de passageiros. Os que reconhecem a manipulação preferem acreditar que dezenas de passageiros não são conhecidos e foram escondidos porque "o sistema não quer". 

Aí está a confusão! De fato, o sistema de poder não quer que verdades sejam conhecidas, mas sim que ficção seja interpretada como "verdade escondida". Faz parte do jogo para manipular a capacidade humana de pensar criticamente.

Fazer o que? Sempre confiar desconfiando, o suficiente para ganhar tempo e observar as disparidades das ficções manipuladores. Porque os vilões são ardilosos em suas táticas de poder, mas não inteligentes o suficiente para enganar sempre aos mais atentos. Mesmo porque em milênios, as artimanhas políticas de vilões destruidores e a hipocrisia do poder utilizam sempre a mesma arquitetura de domínio da massa que é mantida na mais absoluta ignorância, não percebendo que é uma vitima sequestrada e mantida em gaiolas, que podem sufoca-la a qualquer momento. (Mirna Monteiro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog