terça-feira, maio 27, 2025

A incapacidade de filtrar fake news

Não é brincadeira! Quem supõe que a enxurrada de mentiras e distorções de fatos não causa estrago político, está boiando fora da realidade!

Fake news nos sites e redes sociais - e infelizmente até nas entrelinhas de alguns jornais respeitados que estão nas mãos de interesses pessoais - causam um estrago enorme na capacidade de interpretação dos fatos. Por que? Porque as pessoas em geral, principalmente as gerações que nasceram e cresceram sob influência da internet perderam a capacidade de pesquisar, ler várias fontes diferentes de informação, de conhecer a história e tudo mais que permitiria separar o joio do trigo e evitar a  manipulação poderosa do mundo virtual.

A situação é tão grave  que fatos reais, acontecimentos reais, são interpretados como ficção mentirosa!

Vamos a um exemplo: o sujeito está habituado a viver dentro de um circulo nas redes sociais, seja qual for, Facebook, Instagram, Telegram, Tiktok e inúmeras outras. Estará em uma bolha, sem dúvida. A má fé de perfis repete nessa bolha um tipo de informação e comportamento que vai moldando o pensamento e criando "realidades paralelas" que são absorvidas até inconscientemente, em um processo que pode ser subliminar ou agressivo. 

Isso não favorece apenas os golpes ou a criação de monstros influentes, mas o domínio político que vai gerar no futuro a inconsistência na qualidade de quem vai decidir o destino do país. 

A esta altura você pode ponderar: ora, a internet tem duas pontas, tem fake news mas também tem a informação correta e ética como contrapartida! Bem, se fosse dois pesos e duas medidas, com a realidade contrapondo a mentira, o mal seria menor. Mas não é bem assim...

O objetivo de dominar as redes sociais e a informação vai direto na ferida: o numero crescente de pessoas que não tem hábito ou tempo suficiente para pesquisar informação ou que sequer sabe o que é isso, sem o estímulo para leitura e debates produtivos na formação escolar. 

Para piorar, aqueles que exploram a fé popular "em nome de Deus" avançam na esfera política de forma indecorosa, criando distorção de fatos e confundindo a capacidade crítica das pessoas de faixas etárias diferentes.




Um comentário:

  1. Fake news funciona mais do que a verdade porque as pessoas perderam a capacidade de ler e pensar. Aceitam qualquer porcaria dita por indivíduos marginais ou pela IA

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog