sábado, outubro 30, 2010

COMO É DIFÍCIL VOTAR...

"(...)Da maneira como está, se é que está, então não dá para confiar em nenhuma informação? Discordo dessa postura, é preciso confiar em fontes de informação"

Certo, é preciso confiar em fontes de informação...confiáveis! Eu pergunto: de que adianta você obter uma informação que é manipulada, ou completamente falsa, sem fundamento na realidade?

Todos nós sabemos como é dolorida a impressão de que não se chega à verdade. Dói muito também sentir que somos manipulados, sem chance de opinião ( já que a opinião será baseada em fatos e visões distorcidas da realidade), mas isso acontece em todos os setores da mídia.

Para vender um produto, é preciso convencer o consumidor, não é? Pois para conseguir votos, também! O maior problema não é essa arte do convencimento, mas a baixaria que invade a privacidade alheia e pisoteia a ética, desrespeitando o consumidor, no caso do marketing comercial, ou o eleitor, no caso do marketing político.

Não adianta "tapar o sol com a peneira", temos de enfrentar essa distorção e arrumá-la. Se para quem vende produtos de consumo existem limites e regras - como a exigência de qualidade e veracidade na informação do produto divulgado - por que é que não há esforços da sociedade em também exigir responsabilidade dos políticos e de seus partidos na campanha?

Ética é ética, não pode ser dispensada. Respeito é fundamental!



"Tenho 17 anos e vou votar pela primeira vez (...) é muito complicado, não entendo nada, cada um fala uma coisa!"

"Vou votar pela primeira vez este ano, mas não tenho paciência para assistir programas politicos, nem ouvir discursos, que é que eu faço, chuto?"

Que dureza, não é André? E Marcella, não "chute" opção de voto, por favor, você estará arriscando seu futuro. Errando ou acertando, o importante é tentar votar com o máximo de consciência.

Como fazer isso? Difícil, mas não impossível. Primeiro: não vá na conversa de ninguém. Não confie apenas em uma fonte de informação, ou no seu professor ( para começar, Marcella, o professor de seu cursinho errou feio, pois manipulou informações aos alunos ao discursar sua opinião e omitir dados históricos de todos os partidos. Não há um partido "bicho-papão", existe um sistema viciado que precisa ser mudado) ou em quem quer que seja.

Leia o máximo de informação possível, em fontes variadas, com crítica, ou seja, observe as contradições, as "forçadas de barra" etc e tal. Estude história, pelo amor de Deus, sem conhecer o passado é impossível planejar acertos futuros!

Tá com preguiça? Se vocês não vencerem essa resistência contra a pesquisa de várias fontes e opiniões, além do registro histórico de nosso sistema político e sacar os interesses que envolvem o país, que são diferentes de interesses individuais dos políticos, vão acabar frustrando o voto.

Lembre-se, voto deve ser consciente, pensando-se no equilíbrio coletivo e não em paixões individuais.

sexta-feira, outubro 29, 2010

E-MAILS ELEITOREIROS INVADEM CONTAS

"Estou impressionada com a quantidade de e-mails que eu recebi e também pessoas conhecidas, como conseguem o endereço?(...) (Lia-BA)


"(...)Não falam de programas de governo,mas agridem a candidata Dilma ou falam mal do governo atual dizendo que sustenta vagabundos com o bolsa-familia(...)Não entendo de política mas isso não é crime,espalhar difamações? (PY)

Parece estar havendo surpresa geral na quantidade de e-mails com finalidade eleitoreira, invadindo inclusive a privacidade das contas. Aparentemente esses e-mails são programados, ou seja, automáticos, multiplicando-se  como "spam"no mundo virtual, sempre trazendo mensagens que visam denegrir a imagem do oponente - neste caso as denúncias mostram que a vítima é a candidata com maior intenção de votos, Dilma Roussef.

Como conseguiram seu endereço de e-mail, Lia? Há várias formas de invadir a privacidade de alguém. O próprio governo de São Paulo possui dados cadastrados de diversas fontes e esses dados podem ser corrompidos. Mas nem é preciso ir tão longe: existem empresas que se dedicam a vender e-mails, inclusive na forma de "kits econômicos" de pessoas físicas e jurídicas, onde 480 milhões de e-mail  são comercializados.

Essa prática vem substituindo a  antiga "mala direta" enviada pelo correio e os folhetos jogados nas casas e ruas. Para saber como esse esquema foi montado é preciso seguir a sua origem e para isso há necessidade da ação de autoridades competentes.

Quanto a dúvida a respeito de ser ou não ser crime a difamação, sim, obviamente é crime! O Capítulo V do Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro trata dos "Crimes contra a Honra". Nem há necessidade de extrema grosseria ou gravidade para uma calúnia, boato ou fofoca ser enquadrada em crime, bastando que fique comprovado o fato de que houve danos à vítima. Há precedentes de punição até mesmo de fofoca em uma escola pública, que prejudicou uma professora.

O problema parece ser realmente a maneira como os boatos são planejados, de maneira a isentar aqueles que estariam envolvidos. No caso do PSDB, o argumento é que as difamações partem de filiados e não da cúpula do partido...

Como se vê a alternativa é desconfiar de toda informação que chega sem ser publicamente assumida, ou seja, se for na calada, no anonimato da internet, convém buscar informações confiáveis antes de acreditar nelas e acabar sendo vítima de uma manipulação grosseira.

quarta-feira, outubro 27, 2010

PANCADARIA PROGRAMADA

Reuniões ou caminhadas do candidato José Serra, nesta sexta-feira, poderão culminar com uma grande confusão, onde pessoas ligadas ao PSDB e DEM vestirão a camisa dos  militantes do Partido dos Trabalhadores -PT, para depois partir para agressividade extrema. Este foi o teor da denúncia da filósofa Marilena Chaui, que afirmou saber de um teatro de pancadaria como parte da investida contra a candidata Dilma Roussef.
Em entrevista à Rede Brasil Atual,  Marilena Chauí declarou que a promessa dos participantes da suposta armação seria de "tirar sangue",  durante o encontro do Tucano  nas  ruas. Tudo deveria acontecer sem que a campanha petista tivesse tempo de responder. 
A maneira como seria iniciado o tumulto foi descrita por dois homens, que disseram estar tudo pronto para reunir um grupo vestido com camisetas e bandeiras do PT, que teria por função atuar com grande violência.

O intuito seria sugestionar a opinião pública às vésperas das eleições, de maneira a criar um clima de revolta contra o PT e tentar melhorar as chances do PSDB nas eleições.  O grupo esteve reunido em um bar de São Paulo no último final de semana. "É preciso alertar a sociedade brasileira, alertar São Paulo e alertar os petistas", pediu Marilena.
Se considerarmos situações vivenciadas recentemente - como o incentivo à violência verbal e difamação ocorrida durante reunião do PSDB e DEM em Brasília, logo no início da campanha do segundo turno, e a remessa em massa de e-mails acusando a candidata Dilma Roussef ( comprovados por jornalistas que receberam esse tipo de comunicado), vivemos  nesta campanha uma investida irresponsável e inaceitável do PSDB e DEM...ou de seus militantes. 
Torna-se extremamente ofensivo para a população um tipo de ação que ao invés de utilizar programas de governo e esforço no sentido de sanar os problemas brasileiros, utiliza violência e intrigas, justamente as ações que se pretende combater no país e no mundo, dentro da  perspectiva de se obter maior qualidade de vida, com um governo que atue com responsabilidade e um Congresso "purificado" dos atos de corrupção! (AC)


MÉDICOS RARAMENTE ESCLARECEM SOBRE RISCOS DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA

"Fiz tratamento para a depressão e o psiquiatra me indicou receitas manipuladas (...) ninguém me informou sobre os riscos de alguns medicamentos ingeridos ao mesmo tempo, passei muito mal e exijo reparação (...) ( Amanda Rocha)
Isso acontece com maior frequência do que se imagina: o paciente não sabe nada sobre interação medicamentosa, ou seja, o resultado no organismo depois da ingestão de medicamentos diferentes, e não é informado pelo médico...que muitas vezes desconhece boa parte dos resultados da influência recíproca das drogas.
Esse é um problema considerado gravíssimo por especialistas e é ocasionado pela crescente variedade de fármacos no mercado. Alguns profissionais alegam que basta ao paciente ler a bula, que traz informações a respeito.
No entanto a maioria das pessoas não lê a bula. No seu caso, Amanda, sequer há bula: os medicamentos manipulados, principalmente psiquiátricos, não trazem informações adicionais. E hoje grande parte dos profissionais receita substâncias para manipulação direta nos laboratórios.
O paciente precisa exigir de seu médico uma orientação clara e detalhada de outras substâncias que podem interagir com a fórmula receitada. Isso é tão importante quanto o tratamento em si! Anote as substâncias de risco (até mesmo a aparentemente inocente aspirina pode causar problemas se ingerida concomitantemente com outros medicamentos) e siga à risca, pois um erro na ingestão pode ter consequências graves!

sábado, outubro 23, 2010

IMPRENSA, LIBERDADE E ÉTICA



O Brasil conseguiu maior liberdade de imprensa nos últimos anos, revelou um estudo que pesquisa países do mundo, realizado pela  Organização Não Governamental Repórteres Sem Fronteira. O país subiu 12 posições, o 58ª lugar entre os países mais livres.


Isso quer dizer que nunca houve antes tanta liberdade de noticiar acontecimentos e expressar opiniões. Mas há uma amarra ainda difícil de ser eliminada: a censura da própria mídia! Isso quer dizer que o próprio orgão de informação determina a censura de sua publicação, submetendo o profissional de jornalismo a constante pressão para não publicação de fatos que não interessam ao grupo ou expondo o profissional a uma condição de "cúmplice" em publicações parciais ou ainda sugere a distorção dos acontecimentos, de maneira a favorecer os interesses políticos ou econômicos da empresa. 


Esta é uma realidade raramente exposta...ou pelo menos timidamente denunciada. Graças à internet é possível encontrar hoje uma variedade de opiniões desvinculadas da pressão do empregador. Mas também em termos: todos os orgãos de imprensa correram a reproduzir no espaço virtual o trabalho já realizado na imprensa escrita, falada e televisionada. O que quer dizer que se o ciberespaço permite a liberdade de expressão e a veiculação dos fatos sem as amarras dos interesses de grupos de poder políticos e econômicos, também abre igual oportunidade de espaço para a mídia comprometida. 


De qualquer forma a internet permite uma democratização da informação, com a manutenção da liberdade...pelo menos por enquanto! Na pesquisa do RSF, um dos fatores que pesaram na melhoria do Brasil como imprensa livre foi a internet. O brasileiro é um dos povos que mais utiliza o mundo virtual para a informação e expressão.


Em tudo isso resta lembrar um fator fundamental: tão importante quanto a liberdade da imprensa e da expressão é a responsabilidade no levantamento das informações e dos fatos. Imprensa livre não é bagunça, nem permissão para   "se falar o que quiser",  fazer denúncias falsas ou publicar informações deturpadas. 


A livre imprensa, em um país de livre expressão, não funciona sem a responsabilidade e a ética. A internet não é uma "terra sem lei" , como o velho oeste americano. Existem regras claras e ninguém consegue operar qualquer contato virtual de maneira totalmente anônima. Isso está fora de questão diante da necessidade da fiscalização para cumprimento da lei. A Justiça precisa fiscalizar os abusos e crimes da mesma forma que no mundo imediato! 


A Imprensa deve  garantir a preservação da verdade e do interesse público e não a disseminação de boatos ou a verdade distorcida. Portanto o comportamento moral e ético está indelevelmente ligado à liberdade de imprensa!  (Mirna Monteiro)


leia também:  
http://leiamirna.blogspot.com/2010/09/afinal-o-que-e-liberdade-de-imprensa.html


http://leiamirna.blogspot.com/2009/08/imprensa-politica-e-confianca.html







segunda-feira, outubro 18, 2010

ALIANÇAS E CONTRADIÇÕES PARTIDÁRIAS

"Não entendo a Marina Silva e o PV (...) ela não era do PT? (...)eles conseguiram votos porque tinham ideologia parecida com o PT, eu mesmo votei nela pensando nisso. Como é que depois da gente confiar o Partido Verde diz que ia apoiar o PSDB que era inimigo politico? Me explique se puder"(Solemar -SP)


"A Marina não era defendora da ecologia?(...)É só interesse próprio,que acontece?(...)Valorizo muito meu voto e não gosto de ser manipulado,estou assistindo todos os debates" (W.L -BH)

Marina Silva era do PT, mas aceitou convite para integrar o PV. Ela era ministra do Meio Ambiente, mas ao sair em maio de 2008, argumentou que sentia dificuldades de setores do país para cumprir agenda ambiental federal e que só conseguia o cumprimento com a interferência pessoal do presidente Lula.

A "neutralidade" anunciada pelo Partido Verde nas eleições é no mínimo estranha e decepcionante para um eleitorado cansado de artimanhas eleitorais e que busca definições claras na política do país. Até o momento a idéia popularizada do PV  seria a de um partido desvinculado de interesses de grupo de poder, basicamente calcado em aspectos ideológicos e éticos. Por esse motivo a disposição em apoiar o PSDB - partido com proposta contrária aos interesses desta ideologia e que integrava os estados que não cumpriam com a agenda ambiental federal - causou polêmica e obrigou o PV a retroceder para evitar confronto com o eleitor.

No entanto a omissão de um apoio, após uma pretensa "avaliação programática" ( Marina Silva apresentou uma série de exigências a Dilma Roussef e a José Serra) soa como uma "omissão estratégica", como se houvesse intenção de agradar gregos e troianos, o que em matéria política não repercute positivamente.  O eleitor brasileiro, cansado do teatro de promessas vazias, quer clareza e realidade nos seus representantes políticos.

Mesmo considerando que Dilma  Roussef e o Partido dos Trabalhadores apresentaram um compromisso claro em relação ao programa proposto pelo PV e que o PSDB teria "negligenciado aspectos importantes em troca de seu apoio"( declaração textual de Marina Silva) , não houve a  definição de apoio anunciada. Na opinião geral de cientistas políticos a indefinição de Marina Silva não a favorece politicamente, principalmente se a intenção for a disputa da Presidência da República no futuro. (AC)

sexta-feira, outubro 15, 2010

PROFESSORES E SUA COMEMORAÇÃO

No Dia do Professor há mais críticas e discussões do que comemoração da profissão, neste 15 de outubro. Os motivos são vários, mas em São Paulo sobram reclamações de falta de investimento na educação, em prédios, na qualidade da merenda e principalmente na segurança das escolas estaduais.

Provavelmente, entre os muitos pesares, a situação que mais preocupa o ambiente escolar é a violência. Os estabelecimentos escolares não possuem estrutura de segurança e tanto os professores como os alunos ficam vulneráveis à ações marginais. 

Absurdos que se tornam rotina não estão recebendo das autoridades estaduais uma ação eficiente: professores chegam a ser agredidos dentro da escola ou à saída dela, por alunos insatisfeitos com as notas ou irritados com a postura do profissional em sala de aula!

A violência torna-se generalizada dentro da escola, mas também arrasta diferenças e problemas para fora dela, ou seja, situações criadas entre alunos e professores acabam em perseguições e agressões. Professores recebem ameaças de alunos até pela internet.

Embora vivenciado realidades diferentes conforme a área da escola, entre outras diferenças como horário das aulas, faixa etária e realidade sócio-cultural dos alunos, não seria exagero afirmar que os professores de hoje enfrentam uma realidade  inesperada, que exige além da formação acadêmica capacidade em lidar com circunstâncias sociais e problemas emocionais dos alunos e de seus pais.

Câmeras de um shopping registraram a agressão de um sujeito, pai de aluno, à mãe de um colega de seu filho. Mesmo sem conhecer o agressor, a mulher foi abordada a tapas e pontapés, na frente das crianças e sem ter como se defender da agressão. O motivo: ela havia exigido que o menino, filho do agressor, parasse de persegui-lo e humilha-lo, em clara ação de bullying. O garoto reclamou com o pai, que simplesmente se enfureceu contra a mãe do aluno que estava sendo vítima de agressões...

Entende-se que viver em contato com pessoas sem controle, que ensinam os próprios filhos a agir com violência, compromete a capacidade de ensino de um professor. Talvez seja este o maior desafio para a categoria enfrentar na sua rotina! (MM)


quinta-feira, outubro 14, 2010

HISTERIA E JUSTIÇA FRAGILIZADA

"Estou sinceramente impressionada com a frequência de casos de crianças que estão sendo agredidas e assassinadas pela própria família. Parece que chegamos a um ponto trágico da sociedade. Sou professora há 30 anos e vejo que estamos perdendo o controle do nosso meio por falta da coesão familiar(...)" (prof. Iria C.)
"(...)e quando vi essa noticia da mãe que jogou o bebê no rio tive certeza de que é mesmo o fim do mundo(...) e ainda tem quem desdenhe a Biblia (...) (Yolanda Russomani)
"(...)é repulsivo o desleixo da nossa justiça, que justiça,cadê justiça?(...)Por isso os crimes aumentam e pais e mães matam filhos(...)é revoltante" (Arlindo)
"A justiça não precisa de limpeza apenas na maquina do judiciário mas EM SUA RAIZ,a investigação deveria ser extensiva a formação do aluno em nossas faculdades enlatadas que ensinam a limitar a justiça,essas faculdades de meia-tigela que viciam o aluno no sistema,afirmando que as coisas são assim e não podem mudar(...) (Jorge B.)

Os casos de violência contra a criança aumentaram e realmente a constatação de que até a própria mãe está sendo agente dessa agressão assusta. Será que isso é demonstrativo de que está havendo uma perda gradativa da capacidade do instinto maternal, que é o de preservar a vida, principalmente de sua prole, a qualquer preço? Ou é uma questão de enfraquecimento dos valores que mantém a agressividade humana sob controle?
 Yolanda, há contradições na Bíblia da mesma forma que sempre houve contradições na sociedade humana. Não é possível responder ao seu questionamento de maneira suscinta, pois isso implicaria em discussões teológicas.
Parece não haver dúvida de que a sociedada humana enfrenta um momento de grande tensão e mudanças em que é evidente a existência de um processo de histeria coletiva. A perda dos limites, concordo com você, também está relacionada à inexistência de valores morais e comunitários.Arlindo e Jorge tocaram em um aspecto determinante: não é possível frear a violência sem controlar a corrupção e não há como chegar a algum resultado prático sem reavaliar o nosso sistema judiciário, que também está sendo vítima da corrupção sistêmica.
Situação impossivel de ser admitida. A sociedade exige uma relação clara de responsabilidade  em todo o seu conjunto. Mas o sistema judiciário é o principal recurso das sociedades para evitar o caos social e qualquer fragilização nesse sistema compromete o equilíbrio minimo necessário para a convivência comum produtiva.
O que a violência tem a ver com a corrupção ou a limitação da Justiça em nossa sociedade?
Não há como controlar o desequilibrio em todos os setores de uma comunidade, sem um organismo judiciário sadio e forte, absolutamente - e rigorosamente - dentro dos princípios da Justiça. Inclusive na dura questão do prazo para julgamentos de processos e punição.

Veja matéria abordando outro aspecto dessa violência:
  http://leiamirna.blogspot.com/2011/04/violencia-sem-limites.html

terça-feira, outubro 12, 2010

ENFRENTANDO A VIOLÊNCIA

O aumento da violência obriga a um novo aprendizado: como evitar tornar-se uma vítima! De acordo com as estatísticas, todas as modalidades de  violência cresceram, de assaltos e furtos, exageros no trânsito, crimes passionais, estupro,  agressões e assassinatos de mulheres e  crianças. 


Evitar tornar-se uma vítima da violência exige uma série de cuidados que a maioria das pessoas não observa. Essa realidade facilita a ação de marginais. Muitos crimes são cometidos de improviso, quando as vítimas estão distraídas e oferecem uma oportunidade para a ação.


É preciso lembrar que os mecanismos existentes para a proteção do cidadão - como o aparato policial e equipamentos de segurança - não dispensam o fator mais importante: os cuidados do cidadão para dificultar a ação marginal.


VÍTIMA DIFÍCIL


Vítima difícil é aquela que reconhece o ambiente e antecipa as possibilidades de risco. Grande parte das situações de violência, seja em furtos e assaltos, seja nos casos de mortes no trânsito ou nos crimes passionais, mostram sinais de risco antes de ocorrerem.


NO TRÂNSITO


- Evite deixar objetos dentro do veículo estacionado.
- Quando estiver em movimento mantenha a porta travada; em cidades, deixe o vidro levantado.
- Cuidado com parada em semáforo e em vias preferênciais: prefira sempre ficar no centro da rua ou avenida.
- Evite atrito com outros motoristas. Ultrapassagens irritadas e xingamentos podem terminar com perseguição e tiros (esse absurdo está se tornando comum). Afinal, você nunca sabe quem está na direção do outro veículo!
- Se estiver dirigindo em estrada e tiver algum problema - como um pneu furado ou algum dano provocado por objetos, não pare de imediato: continue rodando o máximo possível, de maneira a afastar-se alguns quilômetros do local do impacto.
- Fique atento. Caso observe algum afunilamento da pista com objetos talvez seja melhor parar no acostamento e observar. Pode ser alguém em apuros, mas também pode acontecer desse recurso ser utilizado por quadrilhas que interrompem o trânsito. 


NA RUA


- Quando for caminhar em praças ou vias públicas prefira sempre ir em grupo ou em horários de maior movimento. 
- Existe um consenso entre as autoridades de segurança a respeito de valores: como pedestre não devemos portar valores, mas também não se deve sair sem nada. Em caso de assalto, a frustração absoluta do marginal pode levar a violência.
- Observe sempre ao redor, veja se não há alguém com atitude de observação ou seguindo você.  Vire a esquina, atravesse a rua e mude o caminho se preciso, não custa nada prevenir.
- Quando for utilizar serviços bancários ou sacar dinheiro pessoalmente, lembre-se que alguém na agência pode estar observando os clientes para depois avisar cúmplices nas ruas. A abordagem desse tipo costuma acontecer com os assaltantes andando ao seu lado ou surpreendendo com uma moto, no caso seguindo seu carro.  Há casos em que a pessoa é seguida até a residência, quando então é assaltada.
- Ao sair e entrar em sua residência sempre dê uma olhada nas proximidades, principalmente no momento de abrir o portão para entrar com o veículo ( é a forma mais comum de assalto) . Caso perceba qualquer presença próxima, dê uma volta e se estiver em dúvida peça a policia para averiguar.


EM CASA


- Muros altos são perigosos por um motivo simples: uma vez que o bandido consegue entrar, a casa se torna um abrigo para ele também! A maioria dos bandidos presos por invasão declararam que preferem assaltar casas com muros altos! Lixeiras, relógios de luz e qualquer outra coisa que sirva de "escada" para os bandidos devem ser eliminados.
- Câmeras ajudam, instaladas de maneira estratégica. 
- A aparência mau cuidada da casa pode ser também fator de risco, pois indica negligência e facilidade de ação na interpretação do marginal.
- A existência de terrenos vazios ao redor da residência é fator de risco óbvio, pois os marginais podem pular muros se ser vistos.




RISCO DE ESTUPRO


Este é um crime que na maior parte dos casos acontece porque a vítima se descuida em hábitos rotineiros. A rotina, o mesmo caminho ao sair e voltar de casa, os hábitos em geral são um indicativo para o criminoso. 
- Lembre-se que nem sempre o estuprador é desconhecido, muito pelo contrário.
- Nunca fique sozinho com alguém que você não conhece o suficiente. Saia sempre com grupos de amigos e fique no grupo.
 - Caso conheça alguém ou mesmo que esteja namorando alguém conhecido, seja clara em relação aos limites. Muitas vezes o estupro acontece quando a mulher pretende apenas um namoro. Seja clara com o parceiro quanto a querer ou não transar antes.
- Tenha sempre algum dinheiro para emergência, como uma condução para retornar para casa.
- Há homens que interpretam o pagamento das despesas como uma espécie de sinalização para relacionamento. Cuidado com isso. Pague a sua conta.
- Homens e mulheres podem ser vítimas de drogas misturadas à bebida. Não aceite bebida já em copos e preste atenção se não há risco de alguém colocar drogas em sua bebida. Existem drogas que tornam a pessoa um verdadeiro robô, cumprindo ordens. Quando retoma a consciência, não há lembranças. 


sexta-feira, outubro 08, 2010

Alunos sem controle



"Tenho oitavas séries que me sugam a alma!"...lamentou a professora Márcia Junqueira, durante uma discussão sobre a dificuldade crescente de manter a ordem nas salas de aulas, principalmente nos anos finais do ensino fundamental.
O que está acontecendo? É correto afirmar que o comportamento de crianças e adolescentes na escola resumem a condição enfrentada pelo meio. Pais mais ocupados e ausentes impõe às novas gerações um tipo de "livre escolha" comportamental , que afeta não apenas a maneira de se comunicar com o mundo e os limites éticos na relação comunitária, como provoca uma incapacidade em lidar com os próprios sentimentos e potencial de aprendizado.
Os pais por outro lado recusam-se a assumir sua responsabilidade nesse processo, exigindo das escolas uma atuação mais ampla do que seria conveniente. Ensino privado, hoje, oferece horários integrais e atividades variadas, para pais que possam pagar o preço.  Os pais, por sua vez, sentem-se aliviados: precisam trabalhar ainda mais para pagar um alto preço para, além da educação, poder usufruir de serviços de uma "escola babá"! Consolam-se com o fato de haver atividades diversas, impedindo que a criança fique diante da televisão ou do computador, ou em atividades de maior risco, quando estão ausentes! 
Mas será que a escola, mesmo quando programada para ocupar o aluno além do currículo de aprendizado, pode substituir os valores que deveriam ser assimilados no contato familiar? 
Em gerações passadas a escola era um espaço
extremamente controlado


A gravidade da situação varia conforme a área de localização da escola e dos alunos. Em contato com uma realidade diária cada vez mais difícil, os professores tentam cumprir com as aulas antecipando a limitação de sua ação. 
"Eu ali, com paciência, tentando ensinar a turma um conteúdo, e aqueles alunos terriveis, de costas, gargalhando no fundo da sala. Os alunos da frente estavam interessados, mas não conseguiam ouvir, por conta do barulho que faziam. Joguei o livro sobre a mesa, e dei um berro com eles, eles se calaram, ficaram olhando pra mim."...O relato mostra que o aprendizado torna-se difícil pela própria heterogeneidade das salas. E que "falta freio" na maioria dos jovens que encaram a sala de aula de maneira displicente.
"Já gritei muito! Hoje fico olhando para tudo aquilo meio que angustiado" confessou outro professor. 
'" É preciso pressionar os pais dos alunos com o próprio ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)  pois nele existe um artigo que deixa bem claro que é responsabilidade dos pais ou responsáveis a conduta da criança ou do jovem e do seu rendimento escolar enquanto estes não alcançam sua maioridade", diz outra professora.
Lidar com essa realidade hoje exige dos professores maior preparo emocional e boa dose de psicologia para tornar adolescentes mais interessados no aprendizado. Caso contrário, vem a desistência. "Percebi que não vou aguentar por muitos anos. Há dias em que saio da escola com os nervos à flor da pele"...
"Eu leciono há 15 anos e percebo claramente que as classes vão se tornando mais difíceis a medida em que os pais são mais ausentes. Essas crianças estão habituadas a enfrentar em casa ou a indiferença ou a extrema violência. É preciso preparar os professores para essa realidade e criar mais contato com os pais", opina Márcia

quinta-feira, outubro 07, 2010

DÚVIDAS SOBRE CORRUPÇÃO

Gostaria de saber algumas coisas de política,poderiam me responder?
1)Já existia mensalão antes do governo Lula?Alguma coisa comprova que já utilizavam esta prática de corrupção?
2)Existe alguma maneira de medir ou índice pra saber se a corrupção é maior menor ou igual a dos governos anteriores?
3)Acham que a ditadura seria uma saída pra acabar com a corrupção ou naquela época tambem existia? (E.P)



Sim, infelizmente a corrupção é uma praga, com raízes profundas. Mas não é incontrolável: nos últimos anos o país avançou, criando mecanismos e posturas que estão ajudando, finalmente, a reduzir essa prática e talvez, no futuro, exercer um controle de atos de corrupção política!

A prática do mensalão, portanto, é antiga, principalmente a partir dos anos 70, quando assumiu essa forma. Na verdade foi sempre tolerada e interpretada como uma compensação, o que não deixa de ser uma prática contrária aos princípios de uma ação política imparcial.
Ela apenas foi assumida recentemente e revelou aspectos contraditórios, pois os denunciantes do mensalão no Senado e Câmara Federal também eram conhecedores (e participantes dele, como no caso de Roberto Jefferson) há décadas.
Mas a série de denúncias  foi benéfica para a população!

Medir o índice de corrupção antes e depois? Havia corrupção, mas ninguém se preocupava em medir seu índice. O que podemos medir é o aumento das denúncias de corrupção que já aconteciam sistematicamente há décadas.

Por que a corrupção não era combatida?

Para entender melhor, leia este trecho de um estudo de um professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo:
"O Estado brasileiro manteve uma triste associação da corrupção como sinônimo de enriquecimento ilícito do agente público, e apenas a partir da Constituição Federal de 1988 ampliou-se o modo jurídico de compreender a prática do ilícito, sobretudo em razão da Lei nacional n. 8.429, de 1992, que concebeu outras duas modalidades de atos de improbidade. Pelo sistema atual, a improbidade pode ser resultante de enriquecimento ilícito, dano ao Erário ou violação de princípios da Administração".

A ditadura não impediu a corrupção.  Aliás esse foi um período onde pouco se sabia do que ocorria em qualquer espaço público, por causa do impedimento de publicação de qualquer notícia sobre o que ocorria no país, através da censura. Os censores liam tudo que seria publicado e tinham o poder de excluir informação.

Podemos concluir que se hoje sabemos dos casos de corrupção, é porque vivemos em uma democracia que respeita o cidadão. Isso é bom, já que reduzir a corrupção agora é uma questão de tempo, desde que as investigações do Ministério Público e a ação da Justiça contem com absoluto apoio da sociedade, do meio político e público.

FICHA LIMPA, SUJA E SUJÍSSIMA

Como ocorre na Justiça comum, onde as leis possuem artifícios para confundir interpretações e acabar favorecendo crimes mais graves em detrimento de outros menos graves, também a lei do Ficha Limpa mostra complicações para sua aplicação.

Os casos de políticos envolvidos no Ficha Limpa varia, de  gravíssima e óbvia corrupção, a casos de irregularidades diversas. O problema é que nivelar os casos, enquadrando todos em um mesmo patamar criminal, aumenta a inviabilidade da aplicação da lei.

Esse fato tem confundido a opinião pública e está sendo usado de maneira maliciosa por opositores políticos e mesmo pela mídia. E reforça a questão das falhas da nossa legislação: leis são criadas e transformadas pelo Congresso Nacional há décadas, mas as falhas são presença constante.

Terrorismo eleitoral

Existem limites éticos para candidatos se auto-promoverem ou tentar destruir a imagem daqueles que disputam o pleito eleitoral? 

 A resposta será fornecida na briga pelos votos do segundo turno, que começa esta semana, com a denúncia de que o Brasil será vítima de uma tentativa de "terrorismo eleitoral", com base no uso de artifícios para amedrontar o eleitor, criando a idéia de que  programas de governo seriam "obra de Satanás".

A afirmação dessa estranha estratégia eleitoral, que seria orquestrada pelo PSDB com o auxílio do site do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, um dos fundadores da TFP - Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (um grupo radical) foi denunciada pelo jornalista Fernando Rodrigues, entre várias outras fontes.

Segundo teria sido apurado, a cúpula da campanha de José Serra, reunida em Brasília nesta quarta, dia 6 de outubro, recebeu panfletagem com instruções de como propagar uma campanha anti-Dilma na Internet de maneira abusiva. 
 O panfleto orientaria sobre uma distorção do Programa Nacional de Direitos Humanos, lançado pelo governo Lula no final de 2009. 






terça-feira, outubro 05, 2010

TIRIRICA E A QUALIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS ELEITOS


Quando o palhaço Tiririca (PR-SP) contabilizou 1350 milhão de votos válidos ( 6,35%) como candidato a deputado federal, levantou uma discussão acalorada a respeito da qualificação do político. Afinal, Tiririca, o palhaço, fala errado e é ingênuo! Mas até o momento nada prova que Francisco Everardo Oliveira Silva seja igual ao personagem que criou!

A principal questão é a seguinte: Tiririca é alfabetizado o suficiente para escrever e ler conforme convém a um legislador? Quantos, entre nossos eleitos, assim são?

Veja bem que aqui não estamos falando se Tiririca saberá desempenhar o papel de deputado, pois se assim for, muita gente terá de provar o mesmo e perderá seu mandato! Como somos uma sociedade democrática e nossa Constituição garante direitos iguais a todos os brasileiros, apenas poderá ser impedido de exercer algum cargo político aquele que comprovadamente não tem condições de exercer esse cargo.

Tem lógica, mas ainda assim algo está errado. Veja bem, se Tiririca não fosse Tiririca e tivesse sido eleito pelo sistema de eleições proporcionais (quando uma grande quantidade de votos alavanca o partido e permite que candidatos com votação inexpressiva sejam eleitos) ninguém iria contestar o fato!

Mesmo porque todos sabemos que sempre existiram candidatos totalmente fora do padrão que seria tecnicamente exigido para um legislador. Há décadas esses candidatos se misturam a outros e no frigir do ovos acabam nas Câmaras Municipais, Assembléias e Câmara Federal.


São pessoas que não sabem nada - ou muito pouco- sobre o exercício do cargo. Um deputado precisa  legislar e isso quer dizer propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais e federais. Não precisa necessáriamente ser um conhecedor de leis, mas vai precisar ter duas qualidades práticas: ler muito e ter capacidade de entendimento dos textos, para evitar piorar a legislação.

A questão é: quantos deputados estaduais e federais passariam por um teste de qualificação mínima para o cargo antes de suas candidaturas? Ou depois da eleição? Certamente a peneira iria reduzir - e muito - os nossos parlamentares!

Isso quer dizer que não basta impedir alguém analfabeto de ocupar uma cadeira na Câmara, pois temos os chamados analfabetos funcionais - aqueles que podem ter escolaridade maior ou menor - que não vão conseguir o desempenho a altura da responsabilidade de um legislador.

Francisco Everardo Oliveira Silva, nosso Tiririca, é apenas um exemplo de que nosso Parlamento necessita de um crivo crítico da sociedade. Que por sua vez vota em figuras alternativas por não encontrar referência no monte de candidatos, que se tornam uma  massa impessoal. São dois, três mil candidatos para deixar qualquer eleitorado maluco e sem saber quem é quem!



Propaganda política? Ora, é mera formalidade! Ninguém conhece ninguém em segundos de aparição e de fala apressada! É impossível definir a qualificação até mesmo de candidatos que falam por minutos!

Ao invés de imolar o Tiririca, é bom lembrar que há muitos outros eleitos que não usam peruca de palhaço, mas são igualmente despreparados para legislar. Pois ao entrar na câmara legislativa vão encontrar uma burocracia confusa, que pode sofrer maniqueísmos poderosos, a ponto de anular qualquer alma de boas intenções!

O que temos de fazer? Acabar com essa benevolência democrática que fere os direitos da maioria e reduzir o numero de candidatos pela qualificação, não pela escolaridade. Pela capacidade de ler e entender o que as leis representam e não pelo terno e gravata. Pelo domínio do crivo crítico e bom senso, para que não haja nas nossas casas legislativas o predomínio da manipulação política contrária aos interesses da população brasileira!(Mirna Monteiro)

Tiririca de terno e gravata não será diferente de muitos parlamentes  das nossas Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e mesmo Câmara Federal




segunda-feira, outubro 04, 2010

O BRASILEIRO ESTÁ MAIS POLITIZADO

Ainda estamos engatinhando em matéria de consciência política, mas estamos indo bem. Hoje em dia encontramos com freqüência pessoas em alguma discussão acalorada sobre partidos políticos, ações de um ou outro cidadão em evidência,  reclamações indignadas sobre corrupção ou abuso do tráfico de influência, seja no Congresso, nas repartições pública e até no nosso sistema judiciário!
Isso é bom. A politização não é um processo fácil, em um país onde há apenas algumas décadas houve uma ditadura militar. Politizar-se é tornar-se um seguidor dos acontecimentos, das ações no meio político e administrativo do país e do mundo! É sobretudo observar o que se passa no Senado, Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.
Mesmo porque quanto mais prestamos atenção à política e mais aprendemos sobre o intrincado mecanismo de poder e ação, mais nos damos conta de que não basta votar para presidente da República para arrumar o país. Os sistemas devem trabalhar senão em harmonia, em favor do interesse comum. O uso de cargos públicos para objetivos individuais ou de grupos é uma praga que precisa ser combatida.

O derrotismo diante da força da corrupção está a cada dia mais frágil. Graças a informação mais ampla - a maior já vivenciada pelo país em toda a sua história - o cidadão comum começa a ter elementos para pensar e avaliar o seu meio. Com isso observamos na última década uma mudança gradativa do cenário político e a reconstrução da auto-estima do brasileiro!

A cada dia o cidadão entende que partidos políticos não são "times de futebol". Não precisam de torcida festiva, mas de análise de suas propostas e ações. O que não é fácil, mas perfeitamente possível. Aliás o brasileiro está gradativamente mais realista e crítico.

O problema é que ainda temos um longo caminho pela frente, até que haja maioria da capacidade crítica, a ponto de podermos considerar a politização efetivada . Os jovens ainda tem poucas oportunidades de entender política e seu processo, mas demonstram grande interesse em acompanhar e participar dos fatos. Ainda defendem ações ineficientes, como anulação do voto ( abrindo mão do principal poder de atuação no destino do país) ou acham que o voto em candidatos fora do padrão funciona como forma de protesto, de um sistema que ainda não conseguiram assimilar.

Mas sem dúvida estão mais participativos e interessados do que as gerações anteriores, o que permite prever um futuro de eleitores mais conscientes e exigentes não apenas em propostas políticas mais realistas, mas principalmente na avaliação de seus resultados. A cada dia está se tornando menos eficiente o "teatro das campanhas", onde candidatos usam de artifícios para desacreditar os opositores ou usam "protocolos de promessas".

sábado, outubro 02, 2010

INTELIGÊNCIA E SUAS VARIAÇÕES




"(...) Um dos testes para a obtenção do emprego que eu queria era de QI (...) Mas achei absurdo(...) Testes de QI deveriam ser proibidos, você não acha?" 

Nesse caso é preciso saber os critérios da empresa na avaliação de seus candidatos. Mas medir a inteligência realmente é complicado. Será mesmo que podemos fazer isso através de algum sistema padrão? 
Que a inteligência pode ser "alimentada" e aumentada e que existe um conjunto de fatores que auxiliam seu desenvolvimento desde o berço, não há dúvida.
Mas quando se fala em testes e medição de QI (Quociente de Inteligência), há amplas discussões. Esses testes, fundamentados ou não, deixam para fora do mercado de trabalho muitos candidatos, além de colocar em dúvida a eficiência de crianças e jovens nas escolas que oferecem alguma oportunidade especial.

Quem não concorda com testes de QI argumenta que avaliações assim não podem ser uniformizadas ou feitas em grupo. Os pontos deveriam ser avaliados individualmente e de maneira rigorosa por um profissional especializado, atento à diferenças na manifestação de cada um de suas capacidades.
Quer outra constatação de falha? Muitas vezes uma pessoa que realiza o teste pode ter variações que vão além de 40 pontos em fases distintas de sua vida, para mais ou para menos!
Há muitos outros problemas citados, como a influência do meio cultural. Até mesmo uma educação comportamental pode ser confundida com inteligência.

De certa maneira testes de QI ajudam a ter uma idéia geral da capacidade da pessoa em lidar com desafios básicos profissionais.  Mas não pode ser considerado definitivo quanto à capacidade mental do indivíduo em inúmeros outros campos de ação e tipos de inteligência, como a emocional, considerada nos dias de hoje tão ou mais importante do que a inteligência prática.
O que se procura entender é o desenvolvimento do equilibrio entre os "tipos de inteligência". O que contradiz o conceito de genialidade, que na verdade limita a pessoa a uma poderosa característica de talento, em detrimento de outras capacitações ou do uso do cérebro de maneira mais ampla e diversificada. O gênio pode ser um talento inigualável na música ou na física, não possuindo entretanto ou necessariamente a inteligência emocional e a capacidade de interagir com a vida.
Cada vez mais o conceito da genialidade  se transforma e poderia ser interpretado como "a inteligência eclética", que não se resume ao armazenamento de informações, ou ao desempenho de um único talento em detrimento de outros igualmente importantes, mas a capacidades múltiplas, como aquela que permite desenvolver a informação além de seu mero armazenamento, por exemplo aliando memória, interpretação dos fatos e criatividade.
Fala-se muito em "ginástica cerebral!", que poderia auxiliar o processo de desenvolvimento de áreas potenciais do cérebro. No caso, não bastaria ler, mas aprender a concluir e a argumentar toda a informação processada. Não bastaria empenhar-se apenas nisso, mas praticar um esporte, lavar uma louça ou desenvolver algum artesanato ou arte, além de aprender a lidar com emoções e a solucionar conflitos, porque o fundamento do "exercício cerebral"exige funções variadas e, adivinhe, as mais prosaicas!
Se assim é, um bom começo para exercitar a inteligência - e isso pode acontecer desde o berço -  é deixar o pensamento livre,, cantar e inventar, ler e imaginar. permitindo que haja estímulo diferenciados e variados ao cérebro.



sexta-feira, outubro 01, 2010

ANOTE OS SEUS CANDIDATOS

São muitas opções de nomes e números de candidatos para a os quase 135 milhões de brasileiros que devem comparecer às urnas neste domingo. Não é incomum o "branco" no momento em que se usa a urna eletrônica para o voto. Por esse motivo a própria  Justiça Eleitoral estimula a famosa "cola": nome e números dos candidatos escolhidos por você, com antecedência.

A anotação dos candidatos escolhidos pode ser feita em qualquer tipo de anotação. É diferente do uso de "santinhos", propaganda eleitoral  proibida por lei no dia das eleições.

CONSULTE O SITE DO TSE

Este ano o eleitor vai escolher seis candidatos: um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores, um governador de seu estado e o presidente da República. Para votar o documento deve ser oficial, com foto, mas não há mais necessidade de apresentar dois documentos. Você pode votar com o titulo de eleitor com foto (no caso do titulo de eleitor sem foto, será preciso a apresentação de documento oficial com foto) ou apenas com a identidade, habilitação, carreira de trabalho ou passaporte.

Qualquer dúvida, consulte o site da Justiça eleitoral:
http://www.tse.jus.br/
Aqui o eleitor pode consultar sua situação eleitoral, saber onde vai votar e esclarecer dúvidas pessoais a respeito do seu voto ou como proceder em outros casos, como a justificativa em caso de impossibilidade de comparecer ao local de votação.

Se você precisar consultar a lista de candidatos para anotar as suas escolhas, acesse informações oficiais da Justiça eleitoral : http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/

Todas as informações podem ser encontradas. Por exemplo, ao clicar o estado de São Paulo você fica sabendo do numero de candidatos a governador e quantos foram deferidos - ou estão aptos -para a votação, neste caso, seis dos nove candidatos! Essa busca de informação pode ser feita com candidatos em todos os cargos e estados.

As escolhas mais difíceis, conforme depoimentos dos eleitores, são as de deputado estadual e federal. Além de menor destaque nas divulgações, entrevistas e debates, os candidatos a esses cargos são muitos. Apenas em São Paulo são 1976 nomes em disputa para deputado estadual e 1276 para a esfera federal, considerando todas as candidaturas, deferidas ou indeferidas.

Em caso de dúvida, escolha as suas opções e procure informações dos candidatos a deputado na própria internet. Ajuda. Depois verifique se os seus escolhidos estão corretamente anotados em sua cola ( no site da Justiça Eleitoral pode ser obtida uma "cola" impressa, nos moldes da votação. Mas você pode anotar como quiser). Candidatos a deputado tem quatro dígitos no número, candidatos a senador tem três dígitos, candidatos a governador dois dígitos e o candidato à presidencia da Republica dois digitos.

Arquivo do blog