Todos sabemos que a ONU ou Organização das Nações Unidas, foi uma criação dos EUA e parceiros, como o Reino Unido, em 1945, logo após a investida do exército russo enfraquecer o nazismo na Alemanha e levar à vitória dos aliados.
Para que serve a ONU? Ou melhor, a quem serve a ONU...Obviamente sua criação foi baseada na necessidade de uma democrática participação mundial para manter a paz e a segurança internacional.
Mas a representatividade nas cadeiras com direito ao voto foi parcial! Os 51 países membros foram limitados por cinco membros do Conselho permanente, encabeçado pelos EUA, França, Reino Unido, Rússia e China. Apenas esses tem direito ao veto e os EUA utilizam seu poder de veto à vontade.
Em 1947 a ONU aprovou a partilha da Palestina. Os judeus e os sionistas, claro, aceitaram a oferta, mas os árabes não acharam certo ceder suas terras nessa decisão externa. A partir desse momento, o papel da ONU começou a ser observado pelo mundo e a pergunta surgiu: quem manda na ONU?
Neste momento de grande tensão mundial, quando os EUA (e seu porta-voz) presidente Trump ameaçam invadir soberanias sob argumentos abusivos, a limitação da Organização das Nações Unidas fica óbvia. Sua estrutura de poder de voto e de vetos não tem representatividade internacional. Os membros podem opinar, discursar e votar, mas os países não tem força para impedir os interesses norte-americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.