terça-feira, maio 17, 2016

SERVE QUALQUER GOVERNO?

"Voces leram na internet a denúncia do impeachment? Os relatorios do TCU? O enunciado da LRF?(...) Será que basta alguém se DECLARAR de esquerda para acreditar q a pessoa é "do bem", protetora dos pobres e da justiça social e que se torna santa, impoluta, infalível, inquestionável? "  (anonimo, SP)

"Petralhas tem de sair, viva Temer" (Gerson Garcia - Campinas)

"(...)Não entendo direito tudo que esta acontecendo (...) Tanto faz quem governe (...)esse negocio de direita e esquerda é maus" (Douglas Máximo, universitário, São Paulo).

Respostas difíceis, em uma epoca onde existe a confusão na informação e onde os jornalistas se dividem em duas categorias: jornalistas que procuram relatar os fatos e opinar através dessa ótica, sem menosprezar a ética, e "jornalistas" da grande midia, que decoram os textos dos patrões, independente de sua veracidade e honestidade intelectual.

O que é "esse negocio de esquerda e direita"? Como nao somos uma população suficientemente politizada, esses termos parecem restritos à Ciência Política. 
Isso porque não é possivel encaixar ideologias e conceitos em duas caixas. Precisamos de muito mais. Em todo caso, convencionou-se que esquerda reflete o pensamento de quem defende maior justiça social, Seja na democracia ou em outras ideologias, com variações bem grandes de partidos e doutrinas.

Já direita ou extrema direita são  conservadoras, pretendem o capitalismo como base de uma pirâmide, onde a massa trabalhadora tem um papel definido. Aqui se misturam diversas direitas, inclusive o ditatorialismo e o fascismo também fazem parte.

Essa diferenciação em duas posturas politicas hoje parece inadequada, porque resume muito as ideologias. Nos tempos da Revolução francesa estavam adequadas, sendo criadas justamente para definir a burguesia e o clero e quem pretendia mudanças sendo também burguesia, com o povo. Direita e esquerda!

Concordamos todos que o fato de uma pessoa ser de esquerda, não é garantia de idoneidade moral ou sinceridade ideológica.  Podemos, em contrapartida, também arriscar a afirmação de que muitas pessoas que apoiam ações que nao são legais, da direita ou extrema direta, do ponto de vista constitucional,  não sejam monstros marginais. São pessoas comuns, com acesso reduzido aos fatos ou com tendência a omitir-se, evitando problemas, que acabam fortalecendo ações irregulares ou anti-democráticas. 

Esse tipo de situaçao confusa é explorada por grupos que foram perdendo o poder de decisão ao longo das ultimas décadas. Grupos que querem retomar o poder sem arriscar o momento nas urnas, já que perderam nas eleições.

O leitor Gerson, em sua desastrada opinião, resume em um termo a confusão de pequena parte da população: refere-se a "petralhas" um termo estimulado pela antiga oposição ao governo Dilma, durante a disputa eleitoral e fartamente utilizado por fakes e cabos eleitorais na campanha de Aécio Neves, do PSDB, em 2014. 
Um termo sem nexo, porque apesar das tentativas da oposição e da midia comprometida, não houve comprovação de que o Partido dos Trabalhadores ou o governo de Lula e Dilma, em denuncias fartamente publicadas, fosse corrupto ou mais corrupto que qualquer outro partido.
Mas "petralha" demonstra a raiva de quem considera avanços sociais como perda de poder economico da classe media e rica. Um engano que pode custar muito ao país.

Hoje, com o governo interino de Temer, que reune PSDB, PMDB, Dem e PP, todas as  denúncias de corrupçao graves que a grande imprensa não mostrou e que pertencem a esses partidos, estão sendo discretamente engavetadas. 

Qual o futuro do Brasil?  Douglas, o universitário confuso, que diz que "tanto faz o governo", representa a parcela da populaçao que "entrega" sua cidadania e direitos a um governo que não conhece e sobre o qual nao tem opinião crítica. 
O que significa que a tentativa de manipular a informação e deformar os fatos, funcionou! Pelo menos para uma parcela da população que não busca fontes variadas de informação, contentando-se com a ´programação da tv e rádios como base de sua opinião. Nesse caso, fica mesmo sem saber nada, repetindo apenas o material manipulado.

Voltando para a primeira opinião, onde o distraido leitor pergunta se "não vê o impeachment" e o relatorio do Tribunal de Contas e por fim o Crime de Responsabilidade que poderia dar consistência a um afastamento, comprovamos a ausência da informação.

O processo de impeachment foi iniciado por um parlamentar corrupto, Eduardo Cunha, do PMDB ( já foi politico do PSDB) que aceitou um pedido duvidoso, que foi fartamente contestado por juristas de todo o pais. Vamos ratificar um fato real, nao ficticio: o teor do pedido de impeachment foi contestado por inúmeros juristas, em todo o país.

É preciso lembrar que nossas instituições precisam de análise firme e constante. Nossos poderes também. Executivo, Legislativo e Judiciário não estão imunes a erros e a infiltrações do partidarismo ou desses grupos de grande poder econômico. A Justiça se faz com a eterna vigilância e a liberdade para a critica.

Dizem que o maior artifício da direita para evitar constragimentos em torno de uma açao contestada, ou de uma pergunta ¨non grata", é sorrir e virar as costas, saindo rapidamente de cena.
Paulo Maluf era especializado nessas saidas, quando governador de Estado e acusado de corrupção. Alias o ministro nomeado pelo governo interino ou provisorio, Meirelles, também usou dessa tática em uma coletiva, quando viu que nao havia respostas para as perguntas dos jornalistas. 

Aparentemente, fazer "ouvidos moucos" e fingir que não ouviu nada, foi a tática da Câmara de Deputados, com grande numero de parlamentares também acusados de corrupção. Como se a ausência de elementos legais fosse sem importância, eles votaram o impeachment. No Senado o mesmo quadro repetiu-se: todos os argumentos jurídicos foram desprezados e uma imensa miscelânia de motivos foi usada para tentar justificar o impeachment.

Portanto, o impeachment foi votado na Camara e no Senado sem a real comprovação do crime de responsabilidade. Foi uma votação meramente politica, do tipo, "nos podemos, então vamos fazer isso e fim de papo". Portanto, foi um tipo de golpe branco, que é o golpe de Estado feito artificialmente, sob a capa de legalidade relativa. Não houve crime que justificasse o afastamento. Mas havia maioria de oposição no Congresso.

Por isso o mundo surpreendeu-se com a facilidade do golpe. E com a conivência da grande midia, que na verdade já pertence a politicos desde velhos golpes, nos anos 30, 50 e 60, que gradativamente foram se apossando das empresas jornalisticas, TV e rádio.

Serve qualquer governo? Um universitário falar assim, demonstra o tamanho do engano em que a sociedade brasileira afundou-se, com a falta de informação e a mamnipulação dos fatos pela midia. 


sexta-feira, maio 13, 2016

CONGRESSO BRASILEIRO E DEMOCRACIA RELATIVA

Discussão acirrada em torno do que seria democracia e os limites entre a autonomia dos poderes. Afinal, até que ponto um Congresso pode derrubar um governo, ou tornar essa açao legítima, em um regime presidencialista, com votação popular? Onde atuaria a ação do Poder Judiciário, de maneira a não favorecer ações ditatoriais ou imposições politicas da Câmara Federal e do Senado?

Democracia supõe direitos e deveres para os cidadãos, respeito à Constituição e às leis, clareza nas ações políticas, em consonância com os interesses do país e em beneficio da população.
É isso?
Certo, então teoricamente seria assim.

Então vem a pergunta: por que é tão difícil praticar a democracia e torna-la valida?

A resposta é muito fácil e pode ser resumida em uma frase: porque dos três poderes que regem o país, o mais importante para preservar a democracia é o Poder Judiciário!

O Executivo tem delimitada suas ações e o Legislativo deve observar a correta aplicação das leis e acompanhar o trabalho que administrara o pais, representando os anseios populares.
Representando os anseios populares, vamos frisar. O fato de um sujeito ser vereador, deputado ou senador, não lhe da o direito de fazer trabalho em beneficio próprio.

E o Judiciário? Bem, cabe ao Judiciário zelar pela aplicação da lei. Não da lei forjada pelos poderes Executivo ou Legislativo, mas de acordo com as determinações da Constituição do pais.
Ou seja, um magistrado deve estar acima de paixões pessoais ou opinião que se contraponha à lei. Portanto tem a função de estabelecer quando os poderes Executivo e Legislativo estão contrários a lei e a democracia.

Sem leis justas e respeitadas, um pais anda para trás. E deforma o quarto poder, aquele que forma opinião e direciona o povo: a imprensa!

A receita para dominar um pais esta nessa simples lógica: quando as leis não funcionam, os abusos sobre a legislação se multiplicam, criando textos legais que confundem os juristas.  E nessa confusão, basta um Legislativo comprometido com grupos que desejam benefícios contrários aos determinados pela Constituição, para que seja fortalecida a deturpação do quarto poder, ou seja, a posse da informação! E é ai, nesse ponto, que o novelo de leis se torna emaranhado, formando um bolo grotesco e cheio de nós, que inviabiliza a democracia.

Ai temos a tal democracia relativa!

Na "democracia relativa" temos um Judiciario confuso e inoperante, porque tem entre seus integrantes a pressão externa, que interfere na rígida aplicação das leis.
Na "democracia relativa" temos um Legislativo que se impõe não em defesa da lei e da Constituição, mas que se especializa em discursos que tem o objetivo de distorcer os textos da lei...o que equivale a tornar o que seria ilegal, legal, e o que seria legal, ilegal.
Nesse tipo de ambiente temos a dominação da mídia, ou seja, grupos de interesses comuns investem na estrutura de jornais, revistas, rádios e televisão, que tem objetivo dúbio: funcionam com o jornalismo natural, reportando fatos, mas usam o seu poder de mídia para dar respaldo aos interesses desses grupos, mesmo que as custas da omissão de fatos ou de sua manipulação.

Usar a estrutura criada para combate ao crime e a corrupção para mirar em adversários políticos, é sintoma de uma democracia inoperante. No entanto a tentativa de revalidar a democracia nessa estrutura de dominio do Poder Judiciario não funciona. É como roubar o lanche do colega na escola, para depois entrega-lo cheio de mordidas!

O grande desafio hoje e saber onde esta a verdade. Estava em grande aglomerados jornalísticos? Ou em blogs na internet? Talvez no seu jornal de bairro?

Nada disso! Imaginar que um grande e tradicional jornal não serve a tal democracia relativa, pode custar caro para a sua necessidade de informação. Ou achar que um blog traz maior segurança de informação, também leva a erros. Seu jornal de bairro pode ser um artificio para campanhas municipais. Assim como o jornal de seu município.

O que fazer então? Não ha alternativa para fugir a manipulação da informação?

Claro que há. A primeira regra é: nunca confie em uma única fonte de informação. Quem quer a verdade, precisa pesquisar. Jornais da televisão não são sempre corretos, e alguns são mesmo muito maliciosos, torcendo dados, omitindo outros e tornando uma realidade muito diferente, sob a ótica de interesses políticos e financeiros. Blogs podem ser feitos por jornalistas competentes, para levar a verdade que a grande mídia deforma. Mas justamente por isso, existem os blogs que tentam neutralizar esse esforço, levando informação errada para confundir o leitor.

No entanto, lendo mais fontes variadas, o cidadão ira perceber onde esta a verdadeira fonte de informação.

Enquanto houver liberdade para informar, enquanto o jornalismo puder fugir das limitações das redações dos grandes jornais, expondo os fatos e comentários na internet, ou em imprensa alternativa e livre,  haverá como saber onde esta a verdade.
Pelo menos por enquanto, a internet é livre. Aproveite a verdadeira liberdade e separe o joio do trigo. Nem sempre a melhor roupa veste o melhor ser humano. "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento". Despreze as informações que manipulam a verdade, nas mídias que usam grandes roupagens que cobrem bolor.

Boa sorte nessa empreitada.







sábado, maio 07, 2016

ENTENDENDO A POLITICA TUPINIQUIM

- Manhê!
- Estou aqui, não precisa berrar.
- Mãe, o que é impitiman?
-Impeachment! É um processo aberto com base em denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder Executivo, filhote. Quer dizer que prefeitos, governadores e até um presidente da República podem vir a sofrer esse tipo de impedimento, caso cometam um crime de responsabilidade.
- Quer dizer que a presidente da Republica cometeu crime?
-Não, meu anjo. Não cometeu crime de responsabilidade.
- Mas esses caras ai estão querendo tirar a presidente da presidência?
- Sim, meu bem. Estão.
-Mas eles podem?
- Não, meu amor, os deputados federais não podem fazer o que querem, precisam estar de acordo com as leis.
-O que é jurista?
- Jurista é a pessoa que estuda as leis. Advogados são juristas.
-Ah, bom! Mas ai nao entendi. O cara que queria tirar a presidente não é jurista?
- Sim, mas...
- Ele não entende de leis?
- Devia entender, mas...
- Então não sei o que é lei!
- Filhote, sei que você está confuso e tem razão. Legisladores de partidos de oposição ao governo ignorando as leis e até um jurista argumentando contra a lógica das leis. Mas isso se chama política.
-Ah! Quer dizer que politica é ignorar as leis?
-Não, não! Deixa eu pensar um pouco para fazer você entender...Politica não pode ignorar as leis, nem juristas podem distorcer as leis e a ética. Mas são pessoas que estão ferindo a Constituição.
-Mas porque as pessoas deixam essa gente malvada, que não respeita as leis e ignora o que é certo, continuarem nessa politica aí?
- Porque é preciso reunir provas e ter motivos concretos para tirar um parlamentar de seu cargo, uma vez que vivemos em uma democracia e eles receberam votos.
- Mas se eles não prestam, como é que conseguem votos?
- Porque é difícil saber quem presta e quem não presta na hora de votar. Fala-se muita mentira nas campanhas eleitorais.
- Ninguém sabe que eles mentem?
- Sabem sim. Todo mundo sabe que alguns mentem e mentem há décadas e décadas...
- Ah...Mas não entendo direito. Se todo mundo sabe que esses mentem, por que votam neles?
-Você já tomou banho? Está  na hora do almoço.
- Tomei banho, mãe! Por que esses que malvadinhos que mentem o tempo todo recebem voto das pessoas e continuam fazendo coisa errada?
- Ah, meu amor. Deixe ver se consigo resumir...bem, é porque eles contam com a televisão, revistas  e os jornais que ajudam nas mentiras. O povo fica confuso.
- O que? Jornais e revistas e tv mentem também?
- Sim, são ´pessoas que comandam essas empresas, e elas tem lá seus interesses também
-Quer dizer que a gente nunca sabe se é verdade ou mentira o que passam nos jornais da televisão e nas revistas e nas rádios e...puxa vida, quanta mentirada! E eu já fiquei sem meus jogos porque você e o papai me botaram de castigo, só porque, oooooh mãe, só´porque eu disse que a Taminha é que tinha comido o saco de chocolate inteiro!
- Bem, você acusou injustamente a sua irmã...Você comeu os chocolates, não foi?
- Tá bom, mãe. Mas esses  ai...
- Os parlamentares, você quer dizer?
- Sim, esses parlamentores ..
-- Parlamentares!
- Certo, esses malvadinhos, mentirosos e sem vergonha na cara...
- Eu nunca disse isso!
- Tá, mas o pai do Felipe disse ontem, quando conversava com os amigos dele na porta da escola! Falou que tinha muito deputado e politico sem vergonha, com rabo preso...
- Que palavras são essas?
- É verdade isso?
- Valei-me, Nossa Senhora!...É, infelizmente é verdade. Os mais desesperados para impedir o atual governo são justamente os que foram denunciados por corrupção. Como o presidente da Câmara FederaL, por exemplo.
-Uau, olha isso...Mãe, o presidente dos deputados..
- Presidente da Câmara, querido.
-...ele é acusado de corrupção?
- Sim.
- E está fazendo bagunça para tirar a presidente da presidência?
- É...
- Não dá para entender nada. Esse negócio é complicado demais! E quem deixa isso acontecer? Você falou que tem leis, né?
- Existem leis sim. Mas a Justiça funciona de maneira muito complicada!
- Por que aqui em casa não é assim?
- Assim como?
- Ah, com lei complicada, que não funciona! Eu podia até morder a orelha da Taminha, ela é uma chata! E faltar à escola, ver televisão no meio da noite...
-Bem...
- Eles não vão ser castigados?
- Quem?
- Eles, esses deputados que roubaram e queriam o impitiman...
- Impeachment!
- Pois então! Vão para a cadeia?
- Filhote, tá na hora do almoço, vamos lá!
- Mas vão ou não vão?

 Criança pergunta cada coisa!  (MM)





Arquivo do blog