quinta-feira, abril 07, 2016

JORNALISTAS E JORNALISMO

O que e um jornalista? A pergunta foi feita por uma garotinha, na sala do ensino fundamental, durante  uma aula de português.
O professor, que havia argumentado que todas as profissões dependiam do aprendizado da gramática e da rotina da leitura,  com responsabilidade dobrada de domínio da língua culta para aqueles que pretendiam escrever,  escritores ou jornalistas, foi econômico em sua resposta: "Jornalista e o profissional que escreve em jornais".
Ah, que nada! Resposta errada!
Imagine se um jornalista pode ser definido como um "escritor" contratado por empresas que seriam jornalísticas ou pretendem ser representantes da imprensa!
Nada a ver, em uma sociedade onde qualquer um pode criar uma empresa jornalística, sem realmente comprometer-se com a verdadeira razão do jornalismo.
O jornalista independe de uma redação tradicional. Claro que as redações sempre cumpriram um um importante papel, de aprendizado das tarefas ou do exercício do aprendizado pratico da teoria da universidade. Mas é também nas redações da grande mídia que se aprende a distorcer o jornalismo.
Contradições do meio, nada a ver com jornalistas ou jornalismo, que acabam sendo vitimas desse processo de manipulação dos fatos.
Portanto, hoje, jornalista nao exerce sua funçāo apenas em jornais. Ou revistas, radio e TV.  Mais do que nunca o jornalista torna-se um profissional que exerce a sua funçāo de informar e levar analises dos fatos de maneira isenta, em outro ambiente, como a internet.
Qual a diferença entre o verdadeiro profissional de jornalismo e outros que, em um mesmo ambiente,  podem desinformar?
A diferença é ética e qualidade! Seja em jornais, seja na TV, seja na informaçāo digital, o leitor ira perceber a diferença através de uma mecânica muito simples: lendo diferentes fontes e descobrindo o verdadeiro jornalismo.
Nāo é tarefa fácil, mas também nada impossível.
Vale a pena descubrir, nessa massa de pessoas que falam, berram, escrevem e opinam, em jornais velhos ou novos, na televisão e nas rádios e principalmente, na internet, quais são os verdadeiros jornalistas, que primam pela ética e responsabilidade na informaçāo.
Feliz Dia do Jornalista, aos profissionais que fazem o verdadeiro jornalismo!

Arquivo do blog