terça-feira, junho 18, 2013

VIVA A LIBERDADE!...EM MEIO A PROTESTOS DIFUSOS.

O brasileiro anda tentando entender. Nesse balaio de gatos, onde a liberdade de expressão se confunde com manifestações legítimas misturadas a ações ilegítimas de vândalos que picham patrimônios particulares e públicos e quebram veículos de outros cidadãos, fica-se realmente sem entender se a questão é liberdade do cidadão expressar-se ou oportunismo político em ano pré-eleitoral.
Se for oportunismo político, o tiro saiu pela culatra! O governo federal está agindo com acerto e provando que o brasileiro está amadurecendo politicamente ao respeitar o direito das manifestações.. Mas sem dúvida, assim como todo cidadão brasileiro, está tentando entender onde começa a tarifa de ônibus e onde termina a intenção de uma minoria de má fé que se mistura aos crescentes manifestantes de boa fé,  portando coquetéis molotov, martelos e outros objetos que se transformam em armas destruidoras.
Há quem aposte que o ardente impulso da juventude foi estimulado e organizado nas sombras da oposição política de partidos que perderam o poder e se desesperam para retomar o voto popular através da destruição da imagem do país.

De fato quem lê as divulgações de alguns jornais de outros países recebe uma imagem bastante distorcida do Brasil. "Aqui tem gente dizendo que o Brasil está em guerra, o que é absurdo e irreal" escreveu um brasileiro que mora há duas décadas nos EUA.
Manifestação em São Paulo, primeiro contra aumento
de tarifa de ônibus, depois por motivos vários. Para a
maioria, uma maneira de expressar-se politicamente;
para outros sentir a emoção de uma manifestação. Mas
infelizmente o vandalismo causado por grupos políticos
e pilhagens de marginais que se aproveitaram do tumulto
interferiram na manifestação. 
Uma situação desagradável para o brasileiro, que vem recebendo na última década o respeito crescente do mundo, com economia estável e ambiente democrático, que restabelece com coragem inédita a força de um sistema judiciário que foi prejudicado nos tempos da ditadura e que voltou a ser fortalecido graças ao gradativo e árduo trabalho comum da sociedade e seus representantes nos poderes.
Liberdade é uma condição rara. O Brasil, entretanto, mantém a liberdade de expressão em dia, temendo o passado de repressão e censura.
O que não se pode é confundir liberdade de expressão com oportunismo e manipulação de quem se manifesta, objetivando com essa liberdade  privar o direito do semelhante, seja ele o companheiro ao lado, o cidadão que precisa atravessar uma via, o policial que deve manter a ordem em respeito ao meio, o patrimônio de outros, o patrimônio de todos ou público, a dignidade do país! Porque uma coisa é exigir direitos de cidadão e manifestar-se livremente, outra é xingar governo e opositores, queimar veículos e prédios e avançar sobre o direito alheio.
Quanto à livre manifestação pacífica e produtiva, ou à crítica construtiva, viva a liberdade!
Mas seria bom saber porque é que estamos nos manifestando publicamente. Porque até o momento, cada grupo na massa de manifestantes carrega um tipo de critica ou reivindicação. Assim tudo fica difuso, complicado e indefinível para soluções.

FACES DA MANIFESTAÇÃO


A grande maioria  promoveu uma manifestação pacífica e democrática, que
começou com protesto contra o aumento de tarifas no transporte. Depois
houve crescimento de participação  e de  reivindicações:  investimentos na
Saúde e Educação,  reformulação do salário de educadores, fim do
abuso nos ganhos de parlamentares,  entre inúmeras outras. (foto-Globo)



Pequenos grupos de vândalos tentaram manipular a manifestação, provocando
quebra-quebra e tentando provocar a violência. (foto Editora Abril) 

Aproveitando-se da multidão, marginais arrombaram lojas de
eletroeletrônicos, supermercados e outros estabelecimentos  para
roubar . Parte da pilhagem foi recuperada pela polícia.




4 comentários:

  1. A parcela irrisória da população que comete atos de vandalismo é pura e simplesmente reflexo da educação que é provida no Brasil por governantes inescrupulosos...

    ResponderExcluir
  2. Não tem nada a ver essa gente que entrou para bagunçar a manifestação....mas valeu demais!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. defensordaliberdademinhatambem6/20/2013 9:30 AM

    Muito bom ter liberdade para tomar as ruas mas cadê desconfiômetro?Pularam no meu carro pqp!!!Quem vai pagar o prejuizo?Brigam por 0,20 centavos e eu eh que tenho de pagar o preju de mais de 1.000 reAIS?

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que o maior exemplo dessa "difusão" seria comprovado agora, 3 anos depois,com esse golpe nojento dos deputados e senadores da oposição no nosso país?Eles aproveitaram para criar um clima de insatisfação falso,o golpe já estava em andamento com esses marginais financiados que faziam violência nas manifestações legítimas. Corruptos desgraçados que comandam nosso país de suas cadeiras no congresso.

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog