segunda-feira, junho 06, 2011

BOMBEIROS EM APUROS

Bombeiros do Rio de Janeiro criaram um impasse na tentativa de reivindicar melhorias salariais, ao utilizar um recurso civil, o da paralisação de suas atividades, em meio militar, já que integram Polícia Militar. Além disso invadiram  neste domingo o quartel central da Coorporação e impediram viaturas de prestar socorro.
Perto de duas mil pessoas participaram do movimento (além dos bombeiros havia presença de familiares e simpatizantes das reivindicações) que aconteceu neste domingo e  439 bombeiros foram detidos e levados  à Corregedoria da Polícia Militar.
Com o aumento do custo de vida, todas as categorias profissionais que são regidas por variações do salário-mínimo sofrem com a defasagem salarial e a redução drástica do poder de compra, evidente após um período de maior estabilidade nos últimos anos. Bombeiros não são exceção. No entanto o maior problema nesta ocorrência não é o reconhecimento da óbvia realidade de baixa remuneração, mas a  ausência de senso crítico de trabalhadores de setores que são considerados essenciais à sociedade, neste caso específico a segurança e integridade da comunidade.
O bombeiro é um militar, exerce serviço público de grande importância e responsabilidade óbvia. Não pode se furtar a um atendimento, a um socorro, a uma ação de defesa em qualquer caso inerente à sua função. Por mais que seja uma instituição admirada e até reverenciada pela população, atuando em salvamentos e tantas vezes arriscando a própria pele para cumprir com sua finalidade, a partir do momento em que assume essa responsabilidade não desempenha apenas uma ação para interesses particulares, mas de ordem pública, onde qualquer omissão é considerada crime.
Não há como confundir essa interpretação. A instituição militar depende de disciplina, pois sem ela perde a sua finalidade. Não se inventou ainda uma maneira de manter a defesa da soberania de um país e a segurança do cidadão que funcione sem regras claras. 
A remuneração dos bombeiros, assim como outros militares e também da polícia civil, é realmente muito baixa diante da responsabilidade de sua atuação. Caberia ao nosso Congresso colaborar no sentido de estabelecer  regras mais realístas para remuneração desse tipo de trabalho. O Brasil peca pelos extremos -  dinheiro demais para uns, remuneração absurdamente baixa para outros. 
Lidar com essa realidade é uma grande complicação política. Por esse motivo nossos deputados e senadores não asssumem legislar sobre problemas cruciais ou definir uma posição clara em questões que atingem de frente a sociedade brasileira, preferindo conturbar o Congresso e o país com denúncias de inimigos políticos - que deveriam ser denunciadas à Polícia Federal e não servir de oba-oba de politica partidária - e projetos absurdos como as mudanças no Código Florestal, que agridem o próprio código!
O país acaba perdendo o senso critico das próprias instituições. Bombeiros, portanto, esquecem que não podem conturbar a ordem, mesmo em movimento pacífico, e muito menos impedir que sua função, fundamental para a vida, seja interrompida por reivindicações particulares ou pessoais.
O resultado disso é que mesmo sendo respeitados pela população e tendo reconhecida a realidade salarial absurda, os bombeiros detidos nesta madrugada devem responder pelo Código Penal Militar por motim, dano e impedimento ao socorro. Mesmo porque a sociedade não pode abrir mão da lisura de uma instituição extremamente importante para a vida da comunidade. (AC)

3 comentários:

  1. TEM VEREADOR E DEPUTADO CORRUPTO TEM GANG DE POLICIAL ESTOURANDO CAIXA ELETRONICO ESTA TUDO CONTAMINADO.DEUS AJUDE QUE ISSO NAO ACONTEÇA COM OS BOMBEIROS QUE SEMPRE CUMPRIRAM COM O TRABALHO NOBRE,MERECEM GANHAR MAIS DO QUE POLITICO

    ResponderExcluir
  2. Ai vai aquelas perguntas que não querem calar kd a democracia?A liberdade de expressão?E os direitos humanos?Sere que o nosso querido governador lembra qual e o regime que rege o nosso pais?Ou sera que ninguem falou para ele o que e democracia. eu acho que e muito facil cometer atos inconcequentes quando se tem 15 anos de idade mais quando se trata de um estado onde as responsabilidades são enormes e se lida com atos de extrema gravidade não da para agir de uma maneira infantil imprudente como essa principalmente quando se esta errado.se Sergio cabral queria Aparecer ele conseguiu porque e a primeira vez na historia que Heròs como os bombeiros são tratados e humilhados como se fossem bandidos,e pior por um governador que muitos deles ajudaram a eleger

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a opinião do amigo e n acho que bombeiros foram humilhados,eles tinham de ser detidos pq são militares,esquece disso?E se fosse alguém da sua familia que estivesse morrendo quando esses bombeiros impediram as viaturas de fazer atendimento????e se sua casa estivesse pegando fogo????aé, queria ver vc reclamar de falta de democracia e defendendo os bombeiros que n salvaram tua vida ou deixaram tua casa virar cinza!!!!!não pode amigo,bombeiro tem de salvar vida

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog